A temporada 2024-25 da NBA começa hoje e o burburinho sobre a corrida pelo prêmio de MVP está aumentando cada vez mais. Com uma quantidade imensa de talentos de elite, há uma disputa cada vez mais acirrada entre estrelas já consagradas e jovens promessas que vêm ganhando destaque recentemente. Nikola Jokic e Joel Embiid dominaram as últimas quatro premiações, mas muitas pessoas começaram a especular novos nomes para levar o Michael Jordan Trophy.
Por isso, listamos os 10 principais nomes que estão sendo citados entre fãs, especialistas e as casas de apostas que devem disputar o título de MVP nesta temporada. Vale lembrar que desde a temporada passada, é obrigatório participar de pelo menos 65 dos 82 jogos da temporada regular para concorrer ao prêmio. Sem mais delongas, vamos à lista:
1. Luka Dončić, Dallas Mavericks
Depois de uma temporada mágica, que culminou em uma performance incrível nas finais da NBA, Luka Dončić se tornou o líder nas previsões de grande parte dos especialistas. Vale destacar que o esloveno terminou a última temporada regular com a maior média de pontos por jogo, com 33.9. Com Kyrie Irving ao seu lado e a chegada de Klay Thompson, Luka tem muito potencial para seguir sendo um jogador extremamente dominante na liga e ir empilhando pontos, rebotes e assistências.
O único ponto que pode jogar contra o camisa 77 é o contexto defensivo, que fica abaixo dos outros candidatos dessa lista. Entretanto, a depender do nível de impacto dele nessa nova temporada, o primeiro MVP de sua carreira pode estar a caminho.
2. Nikola Jokic, Denver Nuggets
Esse aqui, dispensa apresentações. Três vezes MVP – e atual vencedor do prêmio – Nikola Jokic não mostra nenhum sinal de que vai deixar de ser um dos jogadores mais eficientes da liga, com médias próximas de triplo-duplo em suas últimas temporadas. O pivô do Denver Nuggets continua mostrando sua capacidade de liderar o time em pontos, assistências e rebotes, seja em temporada regular ou em playoffs.
Seu ponto negativo é apenas não estar consistentemente pontuando na casa dos 30 todos os jogos, como outros dessa lista. Entretanto, seu impacto em todas as áreas do jogo o coloca em boa posição para se tornar o quarto jogador na história a ganhar quatro MVPs em cinco anos.
3. Shai Gilgeous-Alexander, Oklahoma City Thunder
Uma das mais gratas surpresas dos últimos anos. Shai Gilgeous-Alexander conseguiu evoluir para um altíssimo nível, terminando em segundo na votação de MVP na última temporada e, ao lado de companheiros como Chet Holmgren e Jalen Williams, levou o Thunder novamente aos playoffs. Extremamente regular em suas pontuações, eficiente nos arremessos e com boa defesa, a expectativa é que SGA possa dar mais um salto, se tornando uma forte ameaça ao prêmio de MVP.
4. Anthony Edwards, Minnesota Timberwolves
Uma das maiores promessas dos últimos anos, que cada vez mais vai se tornando realidade. Anthony Edwards já havia levado Minnesota para os playoffs em 2022, mas conseguiu elevar seu jogo a outro nível em 2023, caindo apenas na final do Oeste para o Mavs, de Luka Doncic. Em constante evolução tanto no ataque quanto defesa, Ant precisa apenas melhorar sua eficiência nas tomadas de decisão em arremessos e turnovers. Apesar disso, sua grande presença midiática, o trash talk e, claro, sua habilidade são pontos que deixam cada vez mais claro que ele está cada vez mais perto de se firmar como o rosto da liga.
5. Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks
A partir daqui, começamos a entrar nos jogadores que correm mais por fora nessa disputa.
Giannis já conquistou dois prêmios de MVP (em 2019 e 2020), e ainda é um dos jogadores mais dominantes da liga no quesito ofensivo, mas principalmente no quesito defensivo. A parceria com Lillard não encaixou da forma imaginada em 2023-24, mas os números de Antetokounmpo se mantiveram bem próximos à suas médias das temporadas anteriores. A esperança é que tudo flua mais naturalmente em 2024-25.
O grande ponto de alerta são suas lesões. Nas últimas 5 temporadas, em somente 2 ele fez um número de jogos suficiente para concorrer ao prêmio: 2021-22 e 2023-24. A grande pergunta é: será que ele conseguirá se manter saudável?
6. Joel Embiid, Philadelphia 76ers
Embiid, MVP de 2023, é um forte candidato a vencer o prêmio novamente, caso se mantenha saudável. Ao lado do jogador que mais evoluiu na temporada passada, Tyrese Maxey e com a chegada de Paul George, sua média de pontos pode cair um pouco, mas há uma alta chance de ter um bom aumento na sua média de assistências.
Porém, assim como Giannis, as lesões são um problema. Só que no caso do camaronês, isso é elevado a uma potência muito maior, já que em suas 8 temporadas na liga, em somente DUAS ele jogou o número exigido para participar do prêmio: 2021-22 (por 3 jogos) e 2022-23 (por 1 jogo). Nunca o pivô jogou 69 jogos ou mais em uma mesma temporada, além de vir de seu ano com menos jogos de regular season, com 39. Caso consiga superar esse ponto, será fortíssimo candidato para vencer.
7. Jayson Tatum, Boston Celtics
Depois de finalmente conquistar o título da NBA, Jayson Tatum tirou um peso enorme de suas costas, podendo agora focar um pouco mais em seu próprio jogo. Por mais que tenha Jaylen Brown como seu companheiro, o que pode limitar seus números individuais, é inegável que ele é a grande estrela do Boston Celtics.
Repetindo seu bom desempenho das últimas temporadas e buscando evoluir em pontos como tomadas de decisão e uma regularidade maior nos arremessos, Tatum tem todo o material para concretizá-lo como o MVP da NBA.
8. Anthony Davis, Los Angeles Lakers
Um dos pilares do título do Los Angeles Lakers na bolha, Anthony Davis é um excelente jogador nos dois lados da bola, se tornando mais versátil a cada ano que passa. Para 2024, J.J. Reddick, novo treinador dos Lakers, está querendo que Davis arremesse ainda mais de 3, podendo aumentar bastante sua média de pontos.
Entretanto, sua durabilidade é um ponto muito sensível para vencer o prêmio de MVP. Desde que chegou ao Lakers, na temporada 2019-20, somente na temporada passada conseguiu fazer o número mínimo de jogos para concorrer ao Michael Jordan Trophy. Caso consiga se manter saudável por mais uma temporada, será forte candidato ao prêmio.
9. Ja Morant, Memphis Grizzlies
Ja Morant é um dos jogadores mais impactantes da NBA. Extremamente atlético, habilidoso e explosivo, conseguiu mudar totalmente o rumo dos Grizzlies no cenário da liga, sendo capaz de ser dominante em ambos os lados da quadra. Entretanto, seus problemas fora de quadra são uma questãorecorrente em sua carreira, sendo suspenso de vários jogos nos últimos anos. Para ser o MVP, precisará permanecer com a cabeça no lugar.
10. Kevin Durant, Phoenix Suns
Por fim, temos um dos maiores jogadores da história da liga: Kevin Durant. Aos 36 anos, KD continua sendo uma das maiores forças ofensivas da liga, mostrando pouquíssimos sinais de declínio. Indo para a sua segunda temporada completa com o Phoenix Suns, o Slim Reaper precisará ser o grande destaque do seu trio que conta com Devin Booker e Bradley Beal, caso queira vencer seu segundo MVP, 11 temporadas depois da sua temporada mágica em OKC.