Enfim, saiu ontem a lista completa dos 100 melhores jogadores da NFL, de acordo com os próprios jogadores. Entre os cinco melhores, as escolhas estão dando o que falar até agora. De qualquer forma, entre essa centena, sete são (ou serão) Ravens. O texto daqui em diante será para lembrar quem são e como foi a temporada de cada um deles.

Antes de começar: não vamos aqui questionar mérito de posição no ranking, ou seja, se esse ou aquele jogador merecia estar mais acima ou abaixo. Mesmo porque, esse tipo de lista é subjetiva e varia de acordo com a visão de quem escolhe e a forma como a votação foi feita. Essa parte, deixaremos para vocês dissertarem nos comentários.

 

#86 – Marlonn Humphrey, CB

Marlon Humphrey, 86 entre o top 100 jogadores da NFL

Entre bons e maus momentos na temporada 2019, quase todos concordam que a primeira escolha geral do draft de 2017 tem mostrado que pode figurar entre os melhores cornerbacks da NFL. Desde que estreou na liga como profissional, Humphrey provou por A+B que é capaz de fazer frente aos maiores WR’s, tirando o sossego de gente como Odell Beckham Jr.

Jogando como Starter em 15 dos 16 jogos da temporada 2019, Humphrey teve 14 passes defendidos, 3 interceptações e 3 fumbles forçados, sendo talvez um dos mais lembrados da última temporada, o fumble contra o Pittsburgh Steelers na semana 5 que ajudou a garantir a vitória de Baltimore na prorrogação.

 

#79 – Calais Campbell, DL

Calais Campbell, 79 entre o top 100 jogadores da NFL

O veterano Calais Campbell mostrou que ainda está em boa forma, apesar da idade. Depois de nove anos em Arizona, Campbell foi para Jacksonville se tornar ídolo, conquistando seus melhores números na temporada 2017, com impressionantes 14,5 sacks além de 3 fumbles forçados. Uma temporada que lhe concedeu sua terceira seleção pro Pro Bowl, além de figurar o First-Team All-Pro

Ele chega em 2020 no Baltimore Ravens junto com Derek Wolfe como uma promessa de subir o nível do Front Seven que foi muito prejudicado com a saída de importantes peças da defesa, como C.J Mosley (New York Jets) e Terrell Suggs (Kansas City Chiefs).

 

#75 – Earl Thomas, S

Earl Thomas, 75 entre o top 100 jogadores da NFL

Há quem critique a chegada do ex-Seattle Seahawks no time, principalmente depois daquela cena patética do jogador dando as costas para o ataque do Tennessee Titans nis playoffs.

De fato, Earl Thomas não foi um dos nomes mais falados pelos comentaristas durante a temporada 2019, o que pode ser encarado como bom sinal. Se o safety é obrigado a trabalhar muito, talvez seja indício de que a coisa não anda muito bem no resto da defesa como um todo.

Em sua décima temporada, a primeira vestindo roxo, Earl Thomas conseguiu duas interceptações, um fumble forçado e um fumble recuperado.

 

#74 – Ronnie Stanley, OL

Ronnie Stanley, 74 entre o top 100 jogadores da NFL

Um dos grandes nomes da OL de 2019, junto com Marshall yanda e Orlando Brown Jr, Ronnie Stanley é praticamente absoluto no lado esquerdo da linha, um dos grandes responsáveis pelo jogo corrido dos Ravens ter funcionado tão bem.

Em 2019, Ronnie Stanley foi um dos selecionados para o Pro-Bowl, além de fazer parte do First-Team All-Pro. Com o fim do seu contrato batendo à porta, tudo leva a crer que a renovação com o jogador será inevitável, e provavelmente um dos cinco maiores salários de um OL.

 

#53 – Marcus Peters, CB

Marcus Peters, 53 entre o top 100 jogadores da NFL

Kenny Young e uma escolha de quinta rodada. Ou, talvez, uma pipoca doce e uma paçoquita. Essa foi a barganha feita por Eric DeCosta para trazer Marcus Peters do Los Angeles Rams para Baltimore. Transação que pegou o jogador de surpresa inclusive, e que, aparentemente, deixou mágoas. De qualquer forma, o Baltimore Ravens, que nada tem a ver com isso, conseguiu uma adição importantíssima à sua secundária desfalcada pela lesão de Jimmy Smith.

Estreando pelos Ravens em um jogo duríssimo contra os Seahawks, Peters de cara já mostrou a que veio em pleno Century Link Field, com uma pick six. Peters ainda faria mais uma contra o Cincinnati Bengals

Pelos serviços prestados em Baltimore, Peters conseguiu também ser First-Team All-Pro, além de ser selecionado para o Pro Bowl, além de um novo contrato de 3 anos com a franquia.

 

#44 – Mark Ingram, RB

Mark Ingram, 44 entre o top 100 jogadores da NFL

Um dos grandes nomes do ataque do New Orleans Saints por muito tempo, Ingram foi um dos responsáveis pela máquina quase imparável que foi o jogo terrestre do Baltimore Ravens durante a temporada 2019.

A última temporada ficará marcada como uma das melhores da carreira do jogador. Em Baltimore, Ingram teve 202 corridas para 1018 jardas, sua terceira maior média (5,0), 10 TD’s, além de 26 recepções para 247 jardas (9,5 jardas por recepção) e 10 TDs aéreos. Mesmo com gente mais nova e grande capacidade de produção, Ingram mostrou para a liga que ainda está em excelente forma e com potencial para levar os Ravens muito longe no que depender do jogo terrestre. Big Truss!!!

 

#1 – Lamar Jackson, QB

Lamar Jackson, 1 entre o top 100 jogadores da NFL

  • MVP da temporada 2019, sendo o jogador mais jovem a receber esse prêmio;
  • Pro Bowler;
  • First-Team All Pro;
  • Primeiro QB da história a ter mais de 2500 jardas aéreas e mais de 1000 jardas terrestres;
  • Terceiro jogador a conseguir mais de 35 passes para TD e 6 interceptações ou menos, atrás só de Tom Brady e Aaron Rodgers;
  • Jogador com mais passes para TD na temporada 2019;
  • Recorde de jardas terrestres para um QB;

Eu poderia citar uma lista de recordes e conquistas de Lamar Jackson em sua primeira temporada como titular, e tudo isso com apenas 22 anos!

Ainda é cedo para dizer qualquer coisa sobre quem será Lamar Jackson no futuro, mas a evolução de quando ele caiu de paraquedas na temporada 2018 para seu primeiro ano como starter é nítida. E ainda há muito espaço para melhorar, mesmo com as impressionantes marcas conquistadas pelo QB de Louisville.

Óbvio, nem tudo é perfeito. A temporada 2020 chega com uma cobrança pesada em suas costas: em playoffs, Lamar Jackson ainda está 0-2. Sabemos como o QB é focado e obstinado. Desde o draft, seu objetivo é um só, quase como um mantra: “eu quero ganhar o Super Bowl”.

Nós também queremos, Lamar. Assim esperamos. Mas até lá, meus parabéns por tudo que você conquistou até aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA