A temporada da NBA já tem data marcada para voltar: 30 de julho. Com a tabela já divulgada, uma das principais atrações nos jogos restantes da temporada regular ficam a cargo dos times que ainda brigam pelos playoffs.

No Leste, com os oito jogos restantes, brigam por duas vagas os Nets, Magic e Wizards.
No Oeste, também visando duas vagas, brigam Mavericks, Grizzlies, Blazers, Pelicans, Kings, Spurs e Suns. Porém, a sétima vaga já é praticamente garantida; o Dallas de Luka Doncic tem 7 jogos de vantagem para o oitavo.

Vale salientar que não existe nenhum caminho fácil até os playoffs da NBA ou uma tabela muito desbalanceada. Os times sem chances de avançar não vão para Orlando, ou seja, apenas os melhores times da temporada estarão disputando essas oito últimas rodadas da liga.

Leste

O sétimo colocado atualmente é o Brooklyn Nets, meio jogo a frente do Orlando e 6 do Wizards. O Nets só dependem de si para garantir a sétima posição, até por jogar duas vezes contra Orlando e outra contra Washington. Vencendo essas partidas, sendo duas delas as primeiras no retorno, tem tudo para ficar com uma vaga. O Magic tem boa vantagem sobre o Wizards, são de 5,5 jogos de frente e a tabela de ambos é semelhante. Dos 8 jogos restantes, apenas três são de adversários que não coincidem e ambos têm dois jogos contra o top-3 da conferência leste.

A luta seria previsível se a vaga fosse definida apenas por quem acabasse em oitavo. Entretanto, é importante lembrar que, caso o oitavo colocado esteja apenas quatro jogos ou menos a frente do nono, haverá um confronto direto entre os times para definir quem passa. Sendo que, quem terminou em oitavo precisa vencer apenas uma vez e quem ficou em nono precisaria de dois triunfos. Ou seja, bastaria a equipe da capital vencer dois jogos a mais que o Magic para ter a chance de se classificar aos playoffs.

Não que isso seja fácil, considerando a irregularidade do time, mas é possível, especialmente se vencer seus jogos contra Milwaukee, Boston e 76ers.

Oeste

Não é só porque Dallas tem a sétima posição praticamente garantida que a briga no lado Oeste deve ser menos emocionante, muito pelo contrário.

A diferença entre o atual 8° colocado, Grizzilies, e o 13° Suns, é de apenas 6 jogos. Falando nele, por mais que exista chance matemática, o time de Phoenix não deve conseguir a vaga, afinal, precisaria vencer praticamente todos seus jogos (incluindo 2 contra Dallas e um contra o Clippers) e ainda torcer por muitos tropeços de seus concorrentes na NBA.

Entre os outros 5 concorrentes, as tabelas de jogos são bem parelhas; talvez a mais complicada ficou com o Memphis, que tem 3 confrontos diretos (Portland, SA e NO), enfrenta os 3 primeiros do leste, além de Jazz e OKC, 4° e 5° colocados do oeste, e brigando para ver quem fica a frente.

Considerando o equilíbrio nas tabelas dos quatro times restantes é difícil afirmar quem se classifica, mas com certeza teremos um jogo de desempate para conhecer o oitavo na conferência oeste.

Outras brigas

Na conferência leste, a principal briga fica do 4° ao 6° colocado. Heat tem dois jogos de vantagem para Pacers e 76ers. Entre eles talvez, o time da Filadélfia tenha os jogos menos complicados, enquanto Heat pega o próprio Pacers 2 vezes e ainda pega os 3 primeiros da conferência; fora o duelo contra OKC. Por sua vez, o Pacers joga contra Philly e também o líder do oeste: Lakers.

Coincidentemente, o Oeste está quente na briga pelas mesmas posições. O 4°, Utah, tem apenas um jogo de vantagem para o 5° e 6° (Thunder e Rockets). Houston tem uma tabela mais acessível para tentar subir de posição, apesar de enfrentar Lakers e Bucks. Enquanto isso, a tabela mais ingrata entre eles fica para Oklahoma, que, além de um confronto direto com o Jazz, vai medir forças com os 3 primeiros do Oeste, e de quebra enfrenta Miami, brigando pelo quarto lugar do leste.

Para finalizar, uma briga que também pode acontecer é pelo segundo lugar no Oeste, onde os Clippers estão a apenas 1,5 jogos diante de Denver. Nenhum dos dois terá vida fácil, já que enfrentam o líder Lakers e vão jogar a maioria de suas partidas dentro da conferencia. Na penúltima rodada eles vão se enfrentar, então um tropeço do time de LA pode significar um jogo direto pelo segundo lugar da NBA.

DEIXE UMA RESPOSTA