Foto reproduzida do twitter @NFLbrasil

O Super Bowl, em tese, reúne os dois melhores times da NFL naquele ano para disputa do cobiçado troféu Vince Lombardi. Entretanto, vez por outra temos um duelo de um grande favorito contra um “intruso”, um azarão que poucos acreditam ter chance de vencer a disputa. Na esmagadora maioria das vezes os favoritos saem triunfantes, mas algumas dessas “zebras” já conseguiram superar as expectativas e terminarem campeãs da liga. Entre essas podemos destacar 3, as maiores zebras da história do Super Bowl:

Foto reproduzida do site patriots.com
SB XXXVI – New England Patriots 20 x 17 Saint Louis Rams

Na temporada 2001/2002, o então segundanista Tom Brady teve a responsabilidade de assumir a titularidade do Patriots após a contusão de Bledsoe. As expectativas não eram altas mas, mesmo assim, com uma campanha convincente o time chegou ao Super Bowl. Contudo, as esperanças de vencer eram quase nulas: apesar de contar com uma defesa sólida o Patriots tinha um QB inexperiente e enfrentariam o super favorito Rams.

O time, na época em Saint Louis, já havia conquistado o título dois anos antes e contavam com um ataque fulminante liderado pelo QB, duas vezes MVP, Kurt Warner, muito bem acompanhado do RB Marshall Faulk, MVP da temporada em 2000. A boa defesa de New England conteve Faulk e Warner até o ultimo quarto, inclusive com uma pick six de Ty Law, mas com dois TD’s consecutivos o Rams empatou o jogo em 17×17, restando apenas 1 minuto e meio de jogo.

Depois disso, Brady deixou de ser um desconhecido. Liderou uma campanha de 53 jardas e conseguiu posicionar o kicker Adam Vinatieri para um inesquecível chute de 49 jardas, com o cronometro zerado, para dar uma inesperada primeira conquista ao time da Nova Inglaterra.

Foto reproduzida do site nfl.com
Super Bowl XLII – New England Patriots 14 x 17 New York Giants

Poucos anos após a conquista de seu primeiro troféu o Patriots se viu do outro lado da história e sofreu com um time considerado completo azarão.

Já 3 vezes campeão e MVP de duas finais, Brady liderava um time com média de 38 pontos por jogo, com uma defesa extremamente eficiente. A equipe ostentava a incrível marca de estar invicto, pareciam imbatíveis. O Giants era o time de pior campanha a chegar na disputa do SB (9-7) e apesar de ter um Manning como quarterback, Eli não tinha a bagagem nem o tamanho de seu irmão e de seu pai.

Porém, mesmo com tudo contra, Eli Manning e os Giants conquistaram uma vitória histórica. Esta que ficou marcada pelo “helmet catch” do WR David Tyree exatamente na campanha da virada, em um dos lances mais icônicos da história dos Super Bowl.

Foto reproduzida do site newyorkjets.com
Super Bowl III – Baltimore Colts 7 x 16 New York Jets

Apesar de já estar na terceira edição do evento, esta foi a primeira decisão com o nome Super Bowl, antes chamado “AFL-NFL Championship Game”. Foi nela também que o primeiro azarão levou a melhor sobre um grande favorito.

Até então a AFL era tido como um elo mais fraco, nascida mais tarde e ainda em evolução, mas isso estava prestes a mudar. O grande favorito Colts tinham o lendário técnico Don Shula no comando e uma temporada quase perfeita, perdendo apenas uma partida, e aplicado um 34×0 sob os Browns para chegarem ao SB. Por outro lado, o Jets sofreram mais para conquistar sua chance, vencendo o Raiders por 27×23, com o TD da virada no último quarto. Era Davi contra Golias.

E esse “Davi” também tinha uma pedra mortal, chamada Joe Namath. O QB era conhecido por não ter papas na língua e ter um comportamento até questionável fora de campo, mas dentro dele fez o prometido; “Os Jets vencerão, eu garanto”, disse ele antes da partida. Dito e feito, a equipe de Nova Iorque dominou a partida, anulando o ataque do Baltimore Colts, abrindo 16×0 no placar. Apenas no último período o time conseguiu descontar, mas já era tarde demais.

Vitória inesperada da AFC, que foi muito além das 4 linhas, já que depois dela e de muita discussão a NFL e AFL finalmente se tornariam apenas uma liga, a NFL que conhecemos e amamos.

DEIXE UMA RESPOSTA