Andy Reid e as mentes ofensivas da NFL: quais as melhores?

O trabalho de Andy Reid desde sua chegada ao Kansas City Chiefs beira a perfeição, mas não é somente nosso amigo bigodudo que merece destaque na liga. A NFL está cheia de playcallers ofensivos talentosos e hoje destacaremos alguns deles.

As vozes da experiência na NFL

Andy Reid

O trabalho de Andy Reid em Kansas beira a perfeição, mas não é somente ele que merece destaque. A NFL está cheia ótimos treinadores:
Foto: Matthew Emmons-USA TODAY Sports

Nada melhor que começar com ele, o mais experiente e bem sucedido no passado recente dentre os nomes que aqui estarão. Uma palavra que, inegavelmente, remete a Andy Reid é agressividade. Isso porque, o técnico dos Chiefs não tem medo de ser ousado e tentar jogadas mais arriscadas sempre que possível.

Dispondo de um ataque que, sem d√ļvidas, √© um dos mais talentosos da NFL, com ningu√©m menos que o QB Patrick Mahomes, al√©m dos TE Travis Kelce e o WR Tyreek Hill, Reid adora usar matchups favor√°veis, buscando sempre buracos nas defesas advers√°rias, criando grandes avan√ßos no campo. O mesmo √© muito criativo, sempre est√° √† procura de jogadas antigas e tentado usa-las na NFL moderna.

Sean Payton

Foto: Brian Blanco/AP

Longevidade, essa é a palavra que define o trabalho de Sean Payton em New Orleans, pois desde 2006 ocupa o cargo de treinador dos Saints. Payton roda a West Coast Offense em seu esquema, tirando sempre o que Drew Brees tem de melhor a oferecer: antecipação e precisão. Os Saints gostam de usar muitas rotas curtas e intermediárias baseadas na sintonia entre Brees e seus recebedores.

Payton √© conhecido por ser extremamente inventivo, tentando sempre maximizar seu ataque colocando o “canivete su√≠√ßo” Taysom Hill, a fim de sempre tentar confundir a defesa advers√°ria.

A próspera juventude

Kyle Shanahan

O trabalho de Andy Reid em Kansas beira a perfeição, mas não é somente ele que merece destaque. A NFL está cheia ótimos treinadores:
Foto: Paul Takigaki Jr.

Kyle Shanahan √© um verdadeiro g√™nio quando o assunto √© jogo terrestre, afinal n√£o √© qualquer um que na maioria das vezes consegue colocar seus bloqueadores em vantagem para abrir caminho para corridas no lado fraco da defesa. Assim como Andy Reid, Shanahan tamb√©m disp√Ķe de um dos ataques mais talentosos da liga, al√©m do grande TE George Kittle, conta com os WR Deebo Samuel e Brandon Aiyuk.

Esses nomes citados não foram escolhidos atoa pelo HC dos 49ers. Além de contarem com uma enorme fisicalidade para o jogo terrestre, os três detém grande poder de conseguir muitas jardas após a recepção, buscando grandes avanços. Em suma, no jogo aéreo, Shanahan visa passes mais curtos e intermediários que gerem muitas jardas após a recepção.

Sean McVay

Foto: Divulgação/NFL

Igualmente a Shanahan, McVay adora o uso de motions e playactions, a fim de confundir as defesas, mas o que o diferencia do anterior √© o maior uso de bootlegs e rollouts de seu QB¬†Jared Goff, no qual ele usa para sair de m√ļltiplas press√Ķes.

O treinador dos Rams usa muitas rotas cruzadas no meio do campo para fazer seus recebedores ganharem muitas jardas após a recepção. Também é um grande adepto dos screens, já que jogadores como Robert Woods e Cam Akers são mais que capacitados para isso.

Matt LaFleur

O trabalho de Andy Reid em Kansas beira a perfeição, mas não é somente ele que merece destaque. A NFL está cheia ótimos treinadores:
Foto: Associated Press

Ex-companheiro de Shanahan e McVay nos tempos de Washington, Matt LaFleur também roda um esquema similar a ambos no Green Bay Packers. Ou seja, muitas corridas em zona e playactions para todos os lados.

Contando com a presença do grande QB Aaron Rodgers e o (para mim) hoje, melhor WR da NFL, Devante Adams, LaFleur usa a presença deste em rotas curtas e intermediárias puxando a marcação para si, para que Rodgers possa usar seu ainda potente braço para encontrar recebedores livres no fundo do campo. O treinador ainda dá muita liberdade para o seu QB mudar as jogadas na linha de scrimmage da forma que bem entender.

Mas afinal, qual é o melhor?

No futebol americano não existe uma formula secreta para bater qualquer defesa. Todos os treinadores acima tem seus métodos e todos eles são extremamente eficientes à sua própria maneira.

Para ter sucesso na NFL moderna, além do talento propriamente dito, é preciso que os treinadores rodem esquemas que sejam criativos e eficiente, e que se reinventem em todo jogo, pois as defesas estão cada dia mais inteligentes. Ficar dependente de esquemas que sejam totalmente terrestres ou totalmente aéreos é algo totalmente ultrapassado, que só irá facilitar o trabalho da defesa adversária.

Para a realização desse texto contei com a ajuda do Guilherme, do perfil @Wilsontatico no Twitter. Siga o perfil dele em: twitter.com/WilsonTatico

Todos os conte√ļdos publicados neste site s√£o de responsabilidade de seus autores e n√£o necessariamente refletem as opini√Ķes e posicionamentos da FN Network.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOT√ćCIAS RELACIONADAS

vpn-para-esportes
Por que faz sentido usar VPN para assistir esportes?
recap-nfl-semana-8-2023
Zona Neutra Overtime: Recap Semana 8 NFL 2023
quarterback-1888142_1280
Guia do Jogo #3: Futebol Americano – Posi√ß√Ķes de Ataque
recap-nfl-semana-7
Zona Neutra Overtime: Recap Semana 7 NFL 2023
curiosidades-do-futebol-americano
Curiosidades do futebol americano: Tradi√ß√Ķes, recordes e muita hist√≥ria em uma das maiores ligas do mundo
previa-semana-5-nfl
Zona Neutra Overtime: Prévia da Semana 5 2023 da NFL
prévia semana 3 nfl 2023
Zona Neutra Overtime: Prévia da Semana 4 2023 da NFL
previa-semana-3-nfl-vikings-cbs
Zona Neutra Overtime: Prévia da Semana 3 2023 da NFL
guia-do-jogo-2 regras futebol americano
Guia do Jogo #2: Futebol Americano РRegras Básicas e Pontuação