Dizem que uma andorinha só não faz verão, mas a verdade é que duas também não. Os Padres vinham empilhando vitórias nas costas de Eric Hosmer e Manny Machado, com a escolta principalmente dos arremessadores abridores e fechadores. Mas era nítido que no momento em que alguma equipe conseguisse anular essas forças, os Padres teriam problemas. E assim foi a série contra o Miami Marlins, com três jogos – dos quatro jogos – decididos nos detalhes ao nosso favor. E na terceira partida, quando fomos derrotados, os visitantes encontraram a criptonita que tirou os superpoderes de Hosmer e Machado, conquistando uma vitória maiúscula.

Game 1 – Miami Marlins 1, San Diego Padres 2

Apoiado no tripé Hosmer/Machado/Arremessadores, os Padres foram econômicos na primeira partida da série contra os Marlins. Apenas dois home runs, três arremessadores utilizados e só. No geral, o ataque obteve dois homers (graças a Machado), três rebatidas simples e seis walks. Muito pouco para quem sonha com voos mais altos na temporada. Na defesa, Martinez atuou por 7.0 entradas, cedendo quatro rebatidas e uma corrida contra 25 oponentes. Levou a vitória. Garcia atuou por 1.0 entrada, cedendo apenas um hit contra quatro oponentes. Rogers também atuou por 1.0 entrada, precisando de apenas 15 arremessos para eliminar três rebatedores e chegar ao seu 11º save na temporada.

Bob Melvin levou o Café e Ouro para campo com Hosmer (3 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) na primeira base, Cronenworth (4 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) na segunda, Kim (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) de interbases e Machado (3 AB, 2 R, 2 H, 2 RBI) na terceira, Thompson (2 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) e depois Azocar (0 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) no campo externo direito, Grisham (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) no campo central e Profar (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) na esquerda. Alfaro (2 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) foi o apanhador. Nola foi o rebatedor designado (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) e Beaty (1 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) entrou como pinch hitter.

Game 2 – Miami Marlins 2, San Diego Padres 3

No segundo jogo da série, o improvável aconteceu. Grisham não rebate, mas quando faz, o faz bem feito. Com uma rebatida tripla na quinta entrada, ficou em posição de anotar corrida. Depois, foi impulsionado por ninguém menos que Beaty, com uma rebatida dupla, numa jogada inimaginável pelas estatísticas de ambos até aqui. Por fim, Beaty anotou a terceira corrida após ser impulsionado por Machado. Antes, ainda na primeira entrada, Hosmer obteve uma rebatida dupla que impulsionou Machado para anotar a primeira corrida. Manny ainda alcançou mais um roubo de base, chegando a seis na temporada. No total, o ataque produziu pouco novamente. Foram cinco rebatidas em 29 oportunidades: duas simples, duas duplas e uma tripla. A atuação foi salva pelos walks, que beneficiaram os Padres em seis ocasiões.

Na defesa, Yu Darvish comandou o montinho. Atuou por 7.0 entradas, cedendo apenas cinco hits e duas corridas. Ambas na sexta entrada, em um home run anotado por Aguilar. Contou com muita ajuda de Kim, que segue seguro na defesa. Ao contrário de Abrams, que segue nervoso e talvez seja preciso um estágio nas ligas menores. Wilson fechou a partida em 25 arremessos e muita emoção, alcançando o primeiro save da sua carreira.

Os Padres foram à campo nesta partida com o primeira base Hosmer (4 AB, 0 R, 1 H, 1 RBI), o segunda Abrams (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI), o interbases Kim (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI), o terceira Machado (3 AB, 1 R, 2 H, 1 RBI), o jardineiro direito Beaty (2 AB, 1 R, 1 H, 1 RBI) – e depois Thompson (2 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI), o central Grisham (2 AB, 1 R, 1 H, 0 RBI) e o esquerdo Profar (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI). Cronenworth (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) foi o rebatedor designado, com Nola (4 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) de apanhador.

Game 3 – Miami Marlins 8, San Diego Padres 0

Se as vitórias escondem as falhas de uma equipe, as derrotas escancaram. E se ainda havia alguma dúvida sobre a queda de rendimento dos Padres, foi só domar Manny Machado e Eric Hosmer no homeplate que ela ficou latente. No dia anterior ao jogo o perfil Padres Daily Stats (@StatsPadres) já avisava: “Hosmer e Machado estão rebatendo um combinado de 0,375/0,452/0,609 e o resto dos Padres estão rebatendo um combinado de 0,186/0,289/0,301”. E com apenas cinco rebatidas em 32 oportunidades, os Padres não poderiam sonhar com melhor sorte do que uma derrota. Só não precisava ser tão acachapante, depois que Sean Manaea fez o possível para segurar o ataque dos Marlins nas 6.0 entradas que esteve em campo, cedendo apenas três corridas. Ou da acrobática defesa de Kim na sexta entrada, após a bola se chocar com a terceira base. Mas havia um Lamet no meio do caminho que, em apenas 0.2 entrada, cedeu uma corrida, jogando no lixo uma partida que ainda tinha salvação (apesar dos pesares). Para piorar, Kerr entrou no fundo do poço e ainda cedeu um grand slam aos Marlins antes de conseguir sair de lá.

Neste jogo o Café e Ouro teve Hosmer (4 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) na primeira base, Cronenworth (4 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) na segunda, Abrams (3 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) como interbases e Kim (4 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) na terceira. No campo externo, Beaty (0 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) – que lesionou o braço após errar um mergulho – e depois Azocar (3 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) atuaram na direita, Grisham (4 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) foi o jardineiro central, com Profar (3 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) pela esquerda. Alfaro (4 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) foi o apanhador, com Machado (3 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) de rebatedor designado.

Game 4 – Miami Marlins 2, San Diego Padres 3

Apático, sonolento, omisso, com a parte baixa das entradas sendo mais rápido do que fazer miojo. Fica por sua conta leitor escolher o melhor adjetivo que descreva a participação do ataque do San Diego Padres no quarto – e último – jogo da série contra o Miami Marlins. Porém, a sorte acompanha a quem trabalha. E quando tudo parecia perdido, no frigir dos ovos da última entrada, o ataque apareceu. Oi sumido, que bom te ver novamente! Mas nada é tão simples quanto parece para o Café e Ouro. Primeiro Profar quase jogou tudo fora ao tentar roubar a terceira base após um erro defensivo. Se ficasse quietinho na segunda, a rebatida de Abrams encheria as bases, já que Grisham estava na primeira e todos andariam.

Foi então que entrou em jogo a experiência de Bob Melvin. Colocou em campo um rebatedor de potência para encarar um arremessador titubeante. Tirou o zerado garoto Azocar e colocou o colombiano Jorge Alfaro como pinch hitter. E Alfaro engoliu Sulser. Logo na primeira bola soltou o braço e alçou a bolinha para além dos muros do Petco Park, no primeiro home run de walk-off da sua carreira. No ataque foi isso. Na defesa, Musgrove deu um novo show. Atuou por 7.0 entradas, eliminando 28 rebatedores, sendo oito por strikeouts. Suarez atuou por 2.0 entradas e, na estatística, saiu com a vitória no colo. Vai entender… Mas foi bem, não cedendo rebatidas contra os seis oponentes que encarou.

https://twitter.com/Padres/status/1523443171329331201

Os Padres venceram com Hosmer (4 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) na primeira base, Cronenworth (3 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) na segunda, Kim (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) de interbases e Machado (4 AB, 0 R, 2 H, 0 RBI) na terceira, Azocar (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) atuou no campo externo esquerdo, Thompson (2 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) e Abrams (2 AB, 1 R, 1 H, 0 RBI) no direito, com Grisham (4 AB, 1 R, 0 H, 0 RBI) no central. Nola (4 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) foi o apanhador e Profar (4 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) o rebatedor designado.

A dramática vitória não pode esconder um novo desempenho fraco do ataque, que rebateu simples em sete ocasiões, das 34 em que esteve no home plate. Mas que seja uma nova dose de energia para a sequência da temporada, que promete um maio de fortes emoções para nós, fiéis.

Próximos jogos

Os Padres seguem atuando em San Diego na próxima série, quando recebem o Chicago Cubs para uma melhor de três jogos entre segunda (9) e quarta (11). Na quinta-feira ocorre o day off, quando a equipe se desloca até Atlanta para encarar os Braves em nova série de três jogos, entre sexta (13) e domingo (15).

Autor: Henrique Porto

DEIXE UMA RESPOSTA