Análise: o maior da história da NBA também é o melhor?

Que Michael Jordan ainda é (pelo menos por enquanto), o maior jogador da história da NBA não muito se discute. Com atuações magistrais; quebra de recordes e mais recordes; seis títulos da NBA no currículo e sendo MVP das finais em todas as decisões; cinco vezes MVP da temporada regular e mais uma infinidade de prêmios pessoais, fica difícil questionar a soberania do astro de Chicago.

No entanto, nem sempre ser o maior significa ser o melhor. Por isso, podemos dizer que Jordan também é o melhor de todos os tempos? Nesse caso, a resposta é sim!

Um jogador completo

Quando há uma discussão entre dois jogadores para se ter uma conclusão da qualidade de ambos, a primeira questão que surge é o quão completo é cada um deles. Dessa maneira, não podemos dizer que Michael Jordan era “só” um exímio pontuador. Pelo contrário, o camisa 23 do Bulls jogava nos dois lados da quadra, tanto que foi MPV (melhor jogador) e DPOY (melhor defensor) no mesmo ano, em 1988.

Precisamos ressaltar também, que ele não se escondia do jogo nos momentos mais difíceis, muito pelo contrário. Logo em seu segundo ano na Liga, em 1986, contra um Boston Celtics repleto de estrelas e totalmente favorito ao título, Jordan “se desfaçou de Deus”, como diria Larry Bird, para anotar 63 pontos naquele segundo jogo de pós-temporada. Inclusive, pontuação essa que é até os dias atuais, a maior marca de um jogador em Playoffs da NBA.

Outro ponto que também comprova isso é a quantidade de vezes em que ele chegou aos Offs. Foram 13 vezes em 15 temporadas, sendo finalista em seis delas, conquistando o título em todas e vencendo o prêmio de melhor jogador das finais, como já citado acima, em todas. Vale lembrar também, a média de pontos dele na pós-temporada: 33.9 pontos. Um absurdo para qualquer jogador até mesmo durante a temporada regular.

Além disso, outra prova de que Michael era completo nos dois lados da quadra são suas aparições tanto no All-NBA Team (11x), quanto no NBA All-Defensive Team (9x). Portanto, nessa discussão, dizer que ele não era um jogador completo não faria sentido algum.

Obviamente, existiram e existem jogadores que levam vantagem sobre ele em alguns quesitos. Kobe Bryant, por exemplo, tinha um arremesso de três melhor; Lebron James, atualmente, tem um atleticismo maior; Wilt Chamberlain talvez fosse melhor pontuando; enfim.. mas nenhum nunca foi tão completo quanto MJ. Jordan, que além de exímio pontuador, defensor e decisivo, tinha uma visão de jogo surreal; um arremesso de três quase impecável; uma velocidade e explosão fora do comum, e uma versatilidade invejável. Ou seja, é muito difícil colocar tantos números por terra para dizer que outro jogador o superou.

Títulos e troféus individuais na NBA

  • 6x Campeão
  • 6x NBA Finals Most Valuable Player (MVP das Finais)
  • 5x NBA Most Valuable Player (MVP)
  • Rookie of the Year
  • All-Rookie Team
  • 10x NBA Scoring Champion
  • Defensive Player of the Year
  • 3x NBA All-Star Game MVP
  • 14x NBA All-Star Game
  • 11x All-NBA Team
  • 9x All-Defensive Team
  • 2x Slam Dunk Contest Champion

 

 

 

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?