Adeus, Sebastian Vettel

O alemão Sebastian Vettel sempre se destacou cedo em um esporte conhecido pela voracidade com seus jovens. Ainda no Kart, mostrava que teria talento para alçar voos ainda mais altos. Construiu uma carreira vitoriosa por onde passou. O caminho trilhado o levou ao topo do automobilismo mundial, a Formula 1.

Talvez uma das maiores conquistas para um esportista seja marcar o seu nome na história, independente de títulos e conquistas individuais. Claro, caso seu nome esteja eternizado nos livros por um talento irrepreensível e uma coletânea invejável de vitórias, isso deixa um gostinho ainda mais especial. A carreira de Sebastian Vettel é uma daquelas que o futuro irá lembrar com carinho. Desde sua primeira vitória com uma Toro Rosso em Monza, ao seu primeiro campeonato conquistado de uma maneira histórica – se tornando o piloto mais jovem a ser campeão mundial, até corridas históricas, como o GP de Interlagos em 2012. É claro, mesmo as mais belas histórias precisam chegar ao fim, talvez essa seja a beleza de acompanha-las. Sua efemeridade torna cada momento ainda mais especial.

Foto: Divulgação/Aston Martin

 

A inesquecível vitória em Monza

Vettel em sua primeira vitória na F1. Foto:https://www.planetf1.com/news/sebastian-vettel-doubters-toro-rosso/

Vez ou outra presenciamos um daqueles acontecimentos que sabemos que estará marcado para todo o sempre na história do esporte. Vettel nos deu alguns desses momentos. Lembro de quando criança acordar cedo pra assistir F1 com meu pai. Sempre o ouvia falando como os grandes pilotos se destacavam quando começava a chover. Talvez, minha paixão para falar de esportes venha da paixão pela qual o meu pai falava de Senna e do show que nosso herói dava na chuva. Até então, nunca havia entendido a relação entre chover e o espetáculo que um grande piloto poderia fazer com a pista molhada. Isso até aquele final de semana.

O dia 14 de setembro de 2008 estará marcado para sempre nos anais de história do automobilismo, quando Sebastian Vettel quebrou o recorde de Fernando Alonso e se tornou o piloto mais jovem a vencer um grande prêmio – recorde quebrado por Max Verstappen em 2016. Um dia antes, na classificação, o alemão já havia demonstrado um talento enorme ao garantir a sua primeira Pole Position – e única na história da equipe. Quiçá os Deuses do automobilismo estivessem sorrindo para o piloto de 19 anos naquele dia. A chuva que caiu antes mesmo do início da prova permitiu que a história pudesse ser feita.

Correndo com a pista molhada, enquanto vivia um sonho, parecíamos também assistir um devaneio. Quando no final da prova a chance da vitória se tornava cada vez mais real, Vettel mostrava ao mundo que estava preparado para ser campeão de um grande prêmio. Kovalainen, que chegou em segundo – a mais de 12 segundos de diferença, pilotando uma McLaren, comentou sobre o feito do alemão. “Não era possível vencer. Vettel esteve muito forte e foi impossível alcançá-lo”.

 

Os anos de Red Bull e o tetracampeonato

Sebastian Vettel se tornou o tetracampeão mais jovem da história. Foto: F1TrackTalk

Após demonstrar seu brilhantismo, o caminho natural seria chegar a uma equipe que poderia competir por coisas maiores. Assim aconteceu. Vettel chegou a Red Bull em 2009, assumindo o posto do recém aposentado, David Coulthard. Ao final daquele ano, o alemão se tornaria o vice-campeão mais jovem da história da categoria. Então nos anos seguintes a Formula 1 teria um novo dono, Sebastian Vettel. Ano após ano o alemão continuou a empilhar vitórias e títulos, dominando a categoria. Se tornou o campeão, bicampeão, tricampeão, e por fim, tetracampeão mais jovem da história da F1.

Pessoalmente, foram os anos que me fizeram deixar de ser apenas um simpatizante do automobilismo e me tornar um apaixonado pelo esporte. Acompanhar Vettel nos finais de semana, vibrando por seus triunfos, talvez tenha sido o que meu pai sentia ao ver o Ayrton Senna. A história de Vettel na Red Bull, certamente é uma das mais vitoriosas da história do esporte. Foram 4 títulos em 6 anos de equipe. Uma dinastia que de certo modo, se comparou ao seu herói, Michael Schumacher.

O final da carreira de um gênio 

Vettel anunciou que irá se aposentar ao final da temporada de 2022.

No último mês, Sebastian Vettel apareceu em sua recém criada rede social com um vídeo curto, porém sincero. Na gravação com pouco mais de quatro minutos, o alemão anunciou que iria se despedir das pistas. No anúncio, Vettel diz que seu objetivo não é mais lutar por vitórias ou pela liderança da campeonato, agora se foca em ser um bom pai e marido. O piloto ainda ressaltou que não foi um vídeo de adeus, mas de muito obrigado a todos que fizeram parte de sua jornada.

Para aqueles que tiveram a sorte de acompanhar o auge de Sebastian Vettel, irão restar as lembranças de um piloto brilhante que nos alegrou nas manhãs de domingo. Aos que viram apenas o final de sua carreira, irão se lembrar da pessoa espetacular que ele foi fora das pistas. E por fim, aqueles que irão conhecer apenas a história da Sebastian Vettel, poderão comentar sobre um dos maiores pilotos da história do esporte.

De um garoto que herdou a paixão pelo automobilismo de seu pai. De um garoto que conheceu Aryton Senna apenas pelas histórias de seus grandes feitos. De um garoto que encontrou em um alemão de cabelo bagunçado o sentimento que fez seu pai se apaixonar pelo esporte. Um muito obrigado por tudo, Seb.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No data was found