Os canadenses têm uma paixão fervorosa pelo hóquei. Ele é o esporte mais popular do país e é comum relacionarmos ambos. Esse fato, entretanto, não tem sido comprovado na NHL, já, que desde 1993, uma equipe canadense não consegue levantar o troféu da Stanley Cup. Mas a que se deve esse seca?

Vale ressaltar que era comum o Canadá entrar em festa no século XX, foram 41 títulos para o país, sendo 23 para o Montreal Canadiens.

Teorias mais citadas

Mas por qual motivo as equipes desse popular país simplesmente não ganham mais títulos? Vários fatores podem explicar essa situação, como por exemplo a fato de outros países terem evoluído no Hockey. Nesse sentido, é importante pontuar que a seleção canadense não vence a Copa do Mundo desde 2016 e sua última medalha de ouro nas olimpíadas de inverno foi em 2014.

Algumas pessoas também acreditam que a crise do dólar canadense, entre os anos 90 e o início dos anos 2000, afetaram as equipes do país, já que não tinham tanto dinheiro para contratar jogadores novos.

Apesar de essas serem otinas opções, o fato de o esporte ter se expandido bastante nos Estados Unidos é um dos principais fatores dessa seca. Além da expansão entre os americanos, muitos jogadores canadenses também resolveram cruzar a fronteira e se arriscar suas carreiras nas equipes americanas, como fez Wayne Gretzky em 1988.

Éric Desjardins, ídolo dos Canadiens e campeão pela equipe na última conquista, apontou dois motivos que ele acredita ser determinante nessa seca: o esporte ter se expandido para os Estados Unidos e o salary cap ter sido introduzido, em 2005. Em entrevista è NBC sports, em 2019, reconheceu ser muito tempo sem uma equipe vencer a Stanley Cup, segundo ele “esse deveria ser o nosso principal esporte e nós tínhamos que ser os melhores nele. Mas do jeito que a liga está estruturada hoje, qualquer time conseguiria ser campeão”.

Qual o principal motivo da seca de títulos?

Todos esses motivos podem explicar a seca de 27 anos de títulos e, com certeza, pode ser que não tenha nenhum motivo específico. Cinco equipes canadenses foram vice-campeãs desde 1993, então o fato dessa seca pode ser explicado simplesmente por “má sorte”.

Nesse ano de 2020, os canadenses já não possuem mais representantes nos playoffs, e terão de esperar, no minimo, mais um ano. É triste ver os canadenses sem vencer a tanto tempo, mas espero que a disputa entre os países seja equilibrada no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA