Os ballparks (estádios) são por essência o universo do Beisebol. Em suas arquibancadas e nos campos guardados pelos famosos muros, acontece a magia e se cria todo universo de paixão e historias do esporte do Montinho e da Home Plate.

Porém poucos ballparks guardam tantas histórias e um legado tão vitorioso quanto o antigo Yankee Stadium.

Fundado em 1923 o ballpark foi casa e palco das jogadas de Ruth e Gerigh, passando para a gerações de ouro de Dimaggio, e da dupla Mantle e Mays. O último ato do estádio foi o de servir de casa para o time capitaniado por Derek Jeter, e de abrir espaço para a construção do novo e moderno Yankee Stadium.

A história do antigo Yankee Stadium começa de maneira arrebatadora e já vitoriosa em 18 de Abril de 1923 quando o ballpark recebeu nada menos do que 74.200 torcedores que inundaram as arquibancadas daquele colossal estádio. O jogo não poderia ser mais emblemático: Yankees x Red Sox, que desde 1912 tinha o Lendário Fenway park como casa.

Acomodados nas cadeiras nos três andares do estádio, os torcedores viram Babe Ruth marcar o primeiro Home Run e os Yankees obterem a primeira vitória na nova casa.

Totalmente envolvido com a atmosfera do jogo e da atuação de Babe Ruth (simplesmente o maior de todos). O jornalista Fred Lieb escreveu em sua coluna: “a casa que Babe Ruth construiu.” Numa referência a dimensão do estádio e tambem do jogador que atraia multidões.

O antigo Yankees Stadiun foi demolido em 2009, quando ao seu lado se ergueu seu suceesor, porém poucos estádios guardam em sua história, tantas páginas de vitórias de um time e também um legado tão gigante quanto o de seu construtor.

Texto: Rafael Gehlen

Arte: Kevin Marley

 

DEIXE UMA RESPOSTA