A temporada 2020 da Major League Baseball chegou à metade do calendário previsto, e tem bastante time interessado em reforçar o elenco. Principalmente pelo fato de a Liga ter expandido os playoffs para este ano, uma das mudanças previstas por conta da pandemia. Alás, falando em calendário e reforços, estamos há poucos dias da trade deadline, o fechamento da janela de trocas entre equipes. A data é dia 31 de agosto, e até lá, muita coisa pode mudar em praticamente todos os times.
Neste contexto, o site MLB.com, portal da própria liga, elaborou uma lista de 30 previsões – uma para cada equipe – que podem fazer sentido nestes próximos dias. A lista foi construída em conjunto com os repórteres que cobrem os times. Diante disso, hoje apresentamos os 15 times da Liga Americana! Sendo assim, confira o que a imprensa acredita que seu time deve fazer nestes dias antes do fechamento da janela de trocas!
LIGA AMERICANA – LESTE
Baltimore Orioles: Sem movimentos
A equipe de Baltimore está num momento de reconstrução, então é possível que o time não se posicione como ‘comprado’ em 2020. O que pode ser triste, uma vez que o Orioles teve um começo de temporada bastante quente. Mas, o que contribui para um futuro sustentável e promissor é que o time conta com talentos prontos para atuar. Inclusive alguns já estão tendo oportunidade nesta temporada.
Boston Red Sox: J.D. Martinez será tocado
Não é novidade para ninguém a má fase em que o time de Boston se encontra. Primeiramente porque os dois principais arremessadores, Chris Sale e Eduardo Rodriguez, estão fora da equipe em 2020 se recuperando de contusões. Mas também porque o grupo de arremessadores deste ano é um grande ajuntado de nomes que não foram bem em outras equipes. Sendo assim, o tom de ‘reconstrução’ também está presente na fala dos executivos do time, e devem tentar trocar o rebatedor J.D. Martinez. Ele não somente é muito bom, mas também tem a possibilidade de optar pelo fim do contrato com Boston ao final da temporada – o que faz dele uma moeda de troca sensata. Sendo assim, a principal pedida do Red Sox deve mesmo ser arremessadores, e jovens.
New York Yankees: Clint Frazier será trocado
Os Yankees também estão procurando por arremessadores – provavelmente a maior necessidade das equipes em 2020. E Clint Frazier, que está registrando bons números com a equipe, possivelmente será uma das moedas de troca do Bronx para reforçar o time na reta final. Frazier tem apenas 25 anos, e também por conta das outras opções do Yankees para o campo externo, ele acaba tendo menos oportunidades num futuro próximo.
Tampa Bay Rays: Trocarão algum dos principais prospectos por um arremessador
O Rays tem uma boa formação de jogadores. E principalmente pela necessidade de reforçar o corpo de arremessadores, algum destes prospectos pode ser envolvido em trocas que favoreçam o time de Tampa no curto prazo. Até porque, Tampa Bay tem a classificação para a pós-temporada quase que certa, inclusive com chances de avançar bem nos playoffs se tiver um bom elenco.
Toronto Blue Jays: Teoscar Hernández ou Lourdes Gurriel Jr. serão trocados
A necessidade por prevenção de corridas e também de manter o núcleo de jovens talentos do campo interno faz dos dois defensores boas opções para troca. É difícil imaginar que a equipe envolva nomes como Bo Bichette, Vlad. Guerrero Jr. ou Cavan Biggio em trocas, uma vez que estes são as caras da franquia hoje. Mas Teoscar Hernández e Lourdes Gurriel Jr. estão entre as boas opções que o Blue Jays pode utilizar para reforçar o elenco.
LIGA AMERICANA – CENTRO
Chicago White Sox: Sem movimentos
O lado sul da cidade de Chicago provavelmente não vai ver alguma movimentação da equipe no fechamento da janela de trocas. Porém, isso não deve ser visto como algo ruim, afinal o time vem construindo um bom elenco há algum tempo. Ano passado já foi competitivo com nomes como Tim Anderson e Lucas Giolito; em 2020, a adição do calouro Luis Robert, o time só melhorou. Sendo assim, a equipe deve manter intacto o sistema de ligas menores e tentar buscar o título com a equipe que tem.
Cleveland Indians: Mike Clevinger será trocado
O Indians está em uma situação confortável em relação à arremessadores. A equipe de Cleveland, inclusive, costuma surgir com nomes fortes para a rotação anualmente. Clevinger já esteve nessa posição, mas a recente irresponsabilidade de sair do isolamento do time para lazer após uma partida não pegou bem. Até porque é dito que outros atletas da equipe já declararam que não querem que Clevinger volte ao time – até porque há jogadores no elenco que trataram (e venceram) câncer.
Detroit Tigers: Trocarão um prospecto por outro para aprimorar a parte ofensiva
O Detroit Tigers é outra equipe que se encontra em processo de reconstrução, e dificilmente será um grande comprador este ano. Mesmo porque o time não deve figurar entre os concorrentes à uma vaga para a pós-temporada. Sendo assim, o Tigers pode aproveitar a quantidade de prospectos arremessadores para tentar investir em um prospecto de ataque.
Kansas City Royals: Tentarão segurar Trevor Rosenthal
O Kansas City Royals têm em Rosenthal um dos arremessadores reservas mais sólidos da Liga. Este fato com certeza chama a atenção dos ‘contenders’ no fechamento da janela de trocas, uma vez que arremessador é uma demanda de toda a liga. Ainda assim, É possível que o Royals tentem ao máximo segurar o fechador Rosenthal, para seguir construindo um corpo de arremessadores reservas sólidos em torno dele. Inclusive este movimento foi a marca registrada das equipes que alcançaram a final da Liga recentemente por Kansas City.
Minnesota Twins: Devem trocar algo por Mychal Givens
A aposta no caso do Minnesota Twins é lógica, uma vez que o time é bastante completo. Assim como o rival White Sox, a equipe de Minneapolis vem construindo o elenco há algum tempo, e quase não tem buracos. A não ser pelos arremessadores reservas, em que poderia adicionar um nome forte como Givens, que joga no Baltimore Orioles. Mesmo porque o Twins reúne um bom grupo de prospectos – algo interessante para a equipe de Baltimore.
LIGA AMERICANA – OESTE
Houston Astros: Forrest Whitley será trocado
O Astros têm uma equipe relativamente bem montada, embora em 2020 tenham perdido os arremessadores Gerrit Cole para o Yankees e Justin Verlander para lesões. Ainda assim, foram nove prospectos arremessadores a fazer estreia na Major League Baseball esse ano. Neste sentido, o fato de Forrest Whitley não ter estreado pode ser um indício de que ele está na reta para ser trocado – possivelmente por um arremessador reserva para reforçar o bullpen.
Los Angeles Angels: Um pacote com Brian Goodwin e um prospecto pode ser trocado
O Angels tem um elenco forte em termos de ataque: além de Mike Trout, maior nome do esporte hoje, conta com o retorno de Shohei Ohtani e com a adição de Anthony Rendon. No fechamento da janela de trocas, é possível que o Angels troque um defensor externo e mais um prospecto por um arremessador titular, mesmo porque é a grande necessidade do time neste ano.
Oakland Athletics: Devem manter a equipe
O A’s é um dos melhores times em 2020. A equipe jovem e promissora já vem surpreendendo há algum tempo, fato que faz com que o time não tenha grandes necessidades no fechamento da janela de trocas. Os prospectos que subiram neste ano estão fazendo a diferença, e, portanto, a equipe provavelmente vai manter o elenco como está.
Seattle Mariners: Taijuan Walker será trocado
No caso do Mariners temos mais uma equipe em processo de reconstrução, principalmente por ser recheada de jovens talentos. Walker está num bom momento e com um contrato de um ano – o que faz com que o arremessador provavelmente vire agente livre após a temporada. Portanto, é possível que ele seja o grande alvo dentro do elenco do Seattle Mariners.
Texas Rangers: Shin-Soo Choo será trocado
A previsão envolvendo Choo e o Texas Rangers é um verdadeiro chute, ainda mais porque o clube é um dos que tem chances de classificar para a pós-temporada. Portanto, com as vagas ampliadas e sendo parte de uma divisão considerada fraca, o Rangers pode querer manter Choo para a corrida final. Ao invés disso, o fato de que Choo será agente livre no final do ano pode fazer Rangers buscarem algo em troca do coreano.