1958 NFL Championship Game

O dia 28 de Dezembro de 1958 marcou o início da história do futebol americano profissional como um dos esportes mais populares nos Estados Unidos. Em sua 26ª edição, o NFL Championship Game mostrou ao povo americano o que é, para muitos, considerado a “Maior partida já jogada” entre o Baltimore Colts e New York Giants.

O principal fator que tornou o jogo como um divisor de águas no esporte foi a transmissão pela rede de TV americana NBC, tendo cerca de 45 milhões de expectadores. Número expressivo para a época, só não sendo ainda maior pois não houve transmissão para a cidade de Nova York, uma vez que o jogo foi realizado no Yankee Stadium, no Bronx. Enquanto isso, no estádio, um público de mais de 60 mil pessoas assistiu uma histórica decisão em “morte súbita”, o primeiro campeonato decidido no overtime.

1958 NFL Championship Game – Yankee Stadium

 

A temporada dos Colts

Ambas equipes haviam finalizado a temporada com 9 vitórias e 3 derrotas, sendo a segunda temporada que a equipe de Baltimore conseguiu um recorde positivo desde sua criação em 1953. Na Semana 7 da temporada regular as equipes já haviam se enfrentado, com uma vitória de New York por 24-21, na oportunidade os Colts estavam sem o quarterback titular, Johnny Unitas.

O lendário quarterback da franquia sofreu uma lesão durante a temporada e retornou aos campos no Western Conference Championship, virando um jogo em que o San Francisco 49ers, liderados por de Y. A. Tittle, ganhavam por 27-7 no intervalo. A equipe de Baltimore conseguiu uma virada incrível no segundo tempo de jogo com 4 touchdowns.

 

O jogo

Já no primeiro drive de jogo o linebacker Sam Huff forçou um fumble ao derrubar Unitas, e a bola foi recuperada pela defesa. Na jogada seguinte os Colts tomaram a bola para si novamente, com um fumble forçado e recuperado por Gino Marchetti, mostrando que o jogo prometia emoção do início ao fim. Para lamento dos Colts, Unitas teve seu passe interceptado pelo cornerback Lindon Crow.

Ao forçar um punt na campanha adversária, Unitas se recuperou com um passe de 60 jardas para o half back Lenny Moore. Mas a campanha de Baltimore parou na linha de 19 jardas com uma tentativa de field goal bloqueado por Sam Huff. No primeiro quarto de jogo apenas três pontos foram anotados no placar com um field goal de 36 jardas convertido por Pat Summerall, o mesmo que viria a ser narrador da CBS, FOX e ESPN anos depois.

No segundo quarto o defensive end Ray Krouse dos Colts recuperou um fumble na linha de 2 jardas do ataque. Na jogada seguinte o fullback Alan “The Iron Horse” Ameche correu para um touchdown, colocando sua equipe na liderança do placar. Mais tarde, com mais um turnover forçado, Johnny Unitas lançou a bola para Raymond Berry marcar um touchdown de 15 jardas, ampliando a vantagem e levando o jogo em 14-3 para o intervalo. Os dois fumbles aconteceram permitindo a virada no placar, sendo ambos forçados pelo defensive back Milt Davis, que jogou com duas fraturas no pé direito.

Alan Ameche #35 no NFL Championship Game – 65 jardas e 2 touchdowns

No terceiro quarto os Giants tiveram um drive espetacular, avançando 95 jardas em apenas quatro jogadas. O resultado foi um touchdown do running back Mel Triplett, diminuindo a diferença no placar para apenas 4 pontos. O drive foi marcado por um passe de 86 jardas do quarterback Charlie Conerly para Kyle Rote. O recebedor acabou sofrendo um fumble, mas a bola foi recuperada pelo running back dos Giants, Alex Webster.

No último quarto de jogo os Giants tomaram a frente com um touchdown do tight end Bob Schnelker. Para tornar a partida ainda mais complicada para o time de Baltimore, Gino Marchetti saiu do campo de jogo com um tornozelo quebrado. O defensive end parecia saber o que viria a acontecer assim que a bola voltasse para Johnny Unitas. Partindo da linha de 14 jardas de seu campo de defesa, o quarterback liderou a equipe ao empate em um dos drives mais famosos da história do football, um two-minute drill. Com sete segundos no relógio o kicker Steve Myhra converteu um field goal empatando a partida e deixando sem reação jogadores, técnicos e torcida, que veriam o primeiro jogo com prorrogação e morte súbita.

Gino Marchetti assistindo o jogo de fora do campo após lesão

Segundo a regra, qualquer pontuação feita por um time resultaria na vitória, sendo ela um field goal, touchdown ou safety. Os Giants ganharam o sorteio na moeda (coin toss) e iniciaram o primeiro drive da prorrogação, mas não tiveram sucesso ao tentar pontuar. A defesa forçou um three-and-out mesmo sem seu principal jogador. Com a bola e com jogadas impactantes de Berry e Ameche, os Colts marcaram o touchdown que deu o primeiro título da NFL ao time de Baltimore.

Na edição de 5 de janeiro de 1959 da Sports Illustrated, Tex Maule, ex-jogador de futebol americano e na época escritor da revista, definia os Colts como “famintos”, especialmente no segundo tempo de jogo e prorrogação. Destacou também o ataque confortável em atacar pelo ar e por terra. O Baltimore Colts usou as mais “variadas jogadas baseados num talento impressionante”. Unitas comandava o ataque, com armas letais e um protetor intransponível, Jim Parker. Nem Andy Robustelli e Dick Modzelewski foram capazes de impedir o show do quarterback de Baltimore. Os Colts tiveram 460 jardas totais, sendo 322 aéreas e 27 first downs.

 

Recordes e Hall of Famers

O jogo foi marcado por lesões e fumbles (8 ao total, 6 dos Giants e 2 dos Colts), mas também por um recorde que perdurou por 55 anos. O wide receiver Raymond Berry anotou 12 recepções (178 jardas e 1 touchdown). O recorde foi quebrado pelo WR Demaryius Thomas, que recebeu a bola 13 vezes no Super Bowl XLVIII.

Dos jogadores e técnicos envolvidos na partida 17 são membros do Pro Football Hall of Fame. Dez dos Giants e sete dos Colts: Raymond Berry, Art Donovan, Gino Marchetti, Lenny Moore, Jim Parker, Johnny Unitas e Weeb Ewbank. Dentre os HoF do Giants podemos destacar o então coordenador ofensivo, Vince Lombardi, que viria a conquistar dois títulos de campeão do Super Bowl com o Green Bay Packers (Super Bowl I e II).

Baltimore Colts campeão do 1958 NFL Championship Game

No dia 5 de Janeiro de 1959 uma reportagem na Sports Illustrated foi publicada sobre o jogo. Hoje, temos uma versão digitalizada no site da Sports Illustrated Vault.

 

Assine o Feed do Colts Brasil para não perder nenhum episódio! http://fumblenanet.com.br/feed/coltsbrasil

Siga-nos no Instagram! https://www.instagram.com/podcastcoltsbr/

E no Twitter: as notícias e cornetadas no @potrosbr, @horseshoeBR, @CarolVago12 e @pj1992.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA