Landover, FedEx Field. Recebemos o bom time do Minnesota Vikings, que apesar de inconstante, vem mostrando uma defesa sólida e tem peças muito boas no ataque. A previsão era de um jogo de defesas, mas o que se viu foi um jogo de ataques. Foram 68 pontos. Apenas três punts o jogo inteiro, sendo dois dos Vikings e um dos Redskins. Alguns Turnovers, cinco no total, três de Washington, sendo dois “on downs”, e dois para os Vikings. Poucas faltas também chamaram atenção neste jogo, apenas cinco no total, dois dos Redskins e três dos Vikings. Resumindo, apesar da derrota muito amarga, para quem gosta do jogo Futebol Americano, foi um prato cheio!

O jogo

Primeiro Quarto

Começamos recebendo a bola. Touchback. Primeira jogada e corrida com o RB Rob Kelley para 3 jardas. Play Action, scramble do QB Kirk Cousins para direita e passe com o Ryan Grant. Boa jogada. Nova corrida com o RB Rob Kelley, conseguiu quebrar tackles e avançar 7 jardas. Boa corrida do Fat Rob. O QB Kirk Cousins segurou a bola por mais tempo, a Linha Ofensiva fez seu trabalho, Cousins soltou passe curto com o RB Robert Kelley e conseguiu o first down. Bom trabalho geral do ataque. Nova jogada de corrida com o RB Chris Thompson, excelentes bloqueios da Linha Ofensiva e avanço de 6 jardas. Jogadinha oficial de 2017 de passe lateral na esquerda com o RB Chris Thompson que correu para o first down. Passe longo, na direção do WR Maurice Harris, que fez a recepção apenas com uma mão… linda recepção … LINDA RECEPÇÃO!!! Touchdown espetacular do WR Maurice Harris!!! Depois do ponto extra, convertido pelo Kicker Nick Rose, Redskins 7 a 0.

Depois do Touchback, defesa em campo. Passe rápido na esquerda recepção e 7 jardas.
Corrida pelo meio, nossa Linha Defensiva não tocou no RB adversário e o Safety DeAngelo Hall salvou o time de coisa pior. Passe muito longo nas costas do CB Josh Norman que ainda conseguiu evitar o TD dos Vikings.  Foi um vacilo do nosso principal CB. Bola na linha de 2 jardas. Tentativa de corrida pelo meio mas avanço e 1 jarda. Mas na corrida seguinte não conseguimos evitar o TD de Minnesota. Nossa Linha Defensiva foi devorada pela Linha Ofensiva dos Vikings. Depois do ponto extra, tudo igual.: 7 a 7.

Bom retorno de “kick”do Perine. Bola na linha de 30 jardas. Começamos o drive com corrida do RB Robert Kelley, com leve corte para a esquerda conseguindo 2 jardas. Passe rápido na esquerda com WR Josh Doctson para mais 5 jardas. False start do mesmo WR Josh Doctson e as 5 jardas ganhas na jogada anterior foram devolvidas nesta falta. Passe na direita com o WR Ryan Grant que recebeu a uma jarda do first down. Punt. Seria nosso único Punt no jogo inteiro!!!

Tentativa de retorno do Punt, mas para poucas jardas. Bola na linha de 18 jardas. Volta a campo nossa defesa e nossas esperanças junto. Corrida pelo meio bem tackleado pelo DL Stacy  McGee. Nova corrida pelo meio e a Linha Defensiva segurou novamente. Terceira descida longa. Mandamos Blitz e conseguimos bater no braço do QB com o LB Preston Smith. Bom drive da defesa. Forçamos um Three and Out. Punt.

Fair Catch na linha de 38 jardas. Começamos com um Play Action, scramble do QB Kirk Cousins e passe pelo meio com o WR Ryan Grant para 5 jardas. Corrida com o RB Chris Thompson pela esquerda para perda de 1 jarda. Tentativa de passe com o TE Vernon Davis, incompleto, porém uma falta da defesa nos deu 15 jardas e novo First Down. Novo Play Action, passe na esquerda com o RB Robert Kelley mas para nova perda de 1 jarda. Corrida pela direita com o RB Chris Thompson e ganho de apenas 1 jardas. Passe pelo meio com o WR Josh Doctson para 8 jardas. Quarta descida para 2 jardas, arriscamos, passe pela direita com o RB Chris Thompson para novo first down e muito mais. Foram 27 jardas conquistadas nesta jogada. Nova corrida com o RB Robert Kelley pelo meio para perda de 2 jardas. Chegou a ser marcado um Fumble do nosso RB na jogada, mas foi revisto e revertido voltando a posse da bola para os Redskins. Passe rápido na esquerda com Thompson, incompleto. O QB Kirk Cousins aceitou a pressão, não achou ninguém e se livrou da bola. Ficamos com o Field Goal convertido pelo Kicker Nick Rose. Redskins 10 a 7.

Touchback dos Vikings e defesa dos Peles Vermelhas em campo. Play Action, nosso LB Junior Galette ficou perdido no lance, passe nas costas dele e avanço até o first down.

Segundo Quarto

Novo Play Action, muito tempo para lançar, quando faz é pelo meio, longo e o CB Josh Norman quase interceptou. Tinha que ter pego essa bola, passou entre as mãos do nosso CB. Tentativa de corrida pelo meio, bom tackle do Safety DeAngelo Hall, mas permitimos 6 boas jardas ao ataque dos Vikings. Passe rápido na linha de first down, nosso LB Zach Brown vacilou e permitiu a finta cedendo 38 jardas antes dele mesmo conseguir o tackle. Nova jogada de passe, para direita, e mais 4 jardas para o ataque de Minnesota. Corrida pelo meio e first down Vikings. Nossa Defesa, diferente da maior parte da temporada, cedeu muitas jardas corridas. Vikings na primeira para o TD. Nova corrida para 2 jardas desta vez.Passe no canto da End Zone mas não tinha ninguém lá. Desta vez boa marcação do CB Josh Norman. Novo passe, desta vez no canto esquerdo da End Zone, o WR dos Vikings sozinho, livre!!!! O CB Bashaud Breeland deu muito espaço. TD Vikings. Depois do Ponto Extra: Vikings 14 a 10.

O WR Maurice Harris retornou o kick e foi bem. Bola na linha de 40 jardas. O ataque começaria em excelente posição de campo. Começamos novamente um drive com corrida, desta vez do RB Samaje Perine e, com excelente bloqueio do G Brandon Scherff, conseguimos bom avanço de 9 jardas. Nova corrida com o RB Samaje Perine, e novo first down. Mais uma boa jogada da Linha Ofensiva. E mais uma corrida do RB Samaje Perine, pelo meio, de novo bons bloqueios da Linha Ofensiva e mais 8 jardas. Seguimos correndo com a bola, agora pela direita, mas desta vez com avanço de apenas 1 jarda para o RB Samaje Perine. Corrida novamente, bom corte do RB Chris Thompson pela esquerda e conseguiu o first down. Bloqueio perfeito do T Trent Williams. Insistimos em corrida com o RB Chris Thompson desta vez, pela direita, corte para o meio para mais 3 jardas, mas uma falta do TE Vernon Davis nos fez andar 10 jardas para trás. Nova boa jogada da Linha Ofensiva, o QB Kirk Cousins com muito tempo conseguiu achar o WR Jamison Crowder pelo meio para novo first down e muito mais. Estávamos na Red Zone. Linha de 14 jardas. Mais uma corrida com o RB Chris Thompson pelo meio para 2 jardas. Tentativa de passe pelo meio alto, longo sem chances para o TE Vernon Davis. Chuveirinho com o TE Vernon Davis que pulou a marcação para tentar o first down. Parecia não ter conseguido, mas Zebras posicionaram a bola no first down. Vikings desafiou a marcação e acabou sendo uma quarta para polegadas. Corrida com o RB Samaje Perine, pelo meio corte para direita e fisrt down e quase TD. Play Action, somente o TE Vernon Davis estava posicionado para receber o passe e bem marcado não conseguiu concretizar a recepção. Nova corrida pelo meio com o RB Samaje Perine, mas ele ficou a polegadas do TD. O QB Kirk Cousins fez o snick com a bola, se espremeu, mas conseguiu cruzar o plano de goal. Touchdown!!! Empurrão providencial do RB Samaje Perine para chegar ao TD. Após o ponto extra, Redskins 17 a 14.

Retorno do kick até a linha de 28 jardas. Corrida pelo meio, bom tackle do LB Will Compton.
Nova corrida pelo meio e novo first down Vikings. Sofremos demais com o jogo corrido. Passe longo na esquerda, o CB Bashaud Breeland permitiu o espaço do WR e fomos castigados. First Down. Novamente passe na esquerda contra o CB Bashaud Breeland e novamente não conseguiu impedir a recepção. Desta vez até estava bem próximo, mas o passe foi muito bem feito. Primeira para o TD na linha de 5 jardas. Tentativa de corrida, mas lindo tackle do LB Zach Brown atrás da linha de scrimmage. Passe forte pelo meio, CB Josh Norman chegou um segundo atrasado. TD Vikings. Depois do ponto extra, Vikings 21 a 17.

Recebemos o kick. Touchback. Tentativa de passe pelo meio do QB Kirk Cousins, a Linha Ofensiva funcionou de deu muito tempo para ele procurar o jogo, soltou a bola muito alta buscando o WR Jamison Crowder e … interceptado. Dolorido. Até este lance, o jogo era parelho, disputado. Este lance mudou a história da partida.

Defesa de volta a campo para tentar impedir novo TD de Minnesota. Passe curto, aceitamos os bloqueios da Linha Ofensiva dos Vikings e, 9 jardas de avanço até o Safety Deshazor Everett fazer o tackle. Corrida pela direita e mais uma vez aceitamos os bloqueios e novo first down na linha de 1 jarda. Play Action, passe de chuveirinho fácil fácil TD dos Vikings. Depois do ponto extra: Vikings 28 a 17.

Recebemos o kick. Touchback. Ajoelhamos na bola.

Fim do Primeiro Tempo.

Jogo equilibrado com os ataques superando as defesas. Nosso ataque conduz bem a bola, mas para converter em touchdown é um parto. Conseguimos duas vezes, e chutamos 1 field goal, mas o segundo TD foi sofrido demais. Todo jogo nós sofremos para entrar na End Zone. Destaque para o primeiro TD do Harris em recepção espetacular com uma só mão. Jogo corrido tem ajudado com os 3 RB.
Na defesa uma partida muito abaixo da média. Cedemos jardas de todas as formas. Quando correm fazem estragos e quando vem passe ainda mais estrago. Estamos aceitando os bloqueios e nossa secundária não consegue marcar de perto os recebedores deles.
A interceptação no final do primeiro tempo foi um balde de água fria. Permitimos o quarto TD para os Vikings. O QB Kirk Cousins tem sofrido quando a necessidade aperta e mais uma vez, mesmo com bom tempo no pocket, um passe alto, pelo meio, quase despretensioso.

Segundo Tempo

Primeira campanha séria com nossa defesa em campo. Retorno de kick para a Linha de 28 jardas. Começaram correndo com a bola, pelo meio, bom tackle do DL Stacy McGee. Passe na direita e first down. Novo passe, agora longo pelo meio, nas costas do Safety Deshazor Everett, numa marcação por zona. Avanço de 49 jardas. Não fosse a recuperação do CB Josh Norman seria um TD fácil. Corrida pelo meio e mais 5 jardas de avanço. Tentamos fazer o pass rush, corremos atrás do QB que depois de muito tempo com a bola soltou alta pelo meio mas sem recepção. Passe curto para direita, recepção e corrida para o TD. Depois do ponto extra: Vikings 35 a 17. Sem comentários. Defesa muito mal.

Retorno com o RB Chris Thompson para a linha de 29 jardas. Começamos o drive com corrida, para variar, pelo meio, com o RB Samaje Perine para 3 jardas. QB Kirk Cousins recebeu péssimo snap, correu pelo meio e conseguiu ainda 2 jardas. Linha Ofensiva foi mal nessa jogada. Mais um snap ruim, passe na direita com o TE Vernon Davis e conseguiu o first down.
Corrida com o RB Chris Thompson pela esquerda, quebrou tackles e chegou ao first down. Nova corrida, agora como RB Samaje Perine pela esquerda, cortou para o meio e conseguiu boas 6 jardas. Passe forte pelo meio, baixo, WR Jamison Crowder não conseguiu segurar a  bola. Drop maldito!!! Novo passe com o WR Jamison Crowder, longo na direita, livre. Bela jogada. Bola na linha de 5 jardas. Tentativa de passe como WR Josh Doctson que sofreu tackle do “Gasparzinho” e não recebeu a bola na Endzone. Bizarro. Passe na direita com o WR Jamison Crowder, fora da end zone, não conseguiu segurar a bola muito menos se esticar para o TD. Passe era para ser um back shoulder dentro da Endzone e acabou muito para fora. QB Kirk Cousins ameaça vários passes fica com a bola, quando solta no WR Jamison Crowder, ele até conseguiu segurar a bola mas a defesa conseguiu forçar a bola para fora das mãos dele. Ficamos mais uma vez com um Field Goal convertido pelo Kicker Nick Rose. Vikings 35 a 20.

Depois do kick, Touchback de Minnesota. Play Action, passe curto na direita para 6 jardas.
Excelente tackle do LB Martell Spaight atrás da linha de scrimmage. Finalmente ganhamos uma batalha nas trincheiras. Passe em rota cruzada, recepção e first down. Nosso CB Josh Norman está muito mal. Sempre um passo atrás. Corrida pelo meio e 9 jardas de avanço. Nova corrida pelo meio mas uma falta ofensiva jogou o ataque 10 jardas para trás. Passe lateral na esquerda, o LB  Zach Brown não efetivou o tackle e permitiu 5 jardas de avanço. Passe curto pelo meio, cedemos aos bloqueios e first down novamente. Nossa Linha Defensiva realmente numa tarde muito ruim. Passe alto pelo meio com pressão do Safety D.J.Swearinger, sem recepção. Corrida pela esquerda e tackle do LB Martell Spaight. Apenas 3 jardas de avanço.
Pressão no QB, passe longo, alto, Interceptação do Safety D.J.Swearinger. Grande visão da jogada do nosso safety.

Volta Kirk COusins e nosso ataque. Passe forte pelo meio com o WR Maurice Harris, excelente, first down. Corrida cruzada da esquerda para direita como WR Jamison Crowder e 5 jardas de avanço. Passe curto, chuveirinho com o RB Samaje Perine e excelente avanço com as pernas. Bela queimada na blitz do QB Kirk Cousins. Corrida com o RB Samaje Perine pelo meio para 1 jarda. Passe longo pelo meio com o WR Josh Doctson, mas longo demais. Sem recepção. Passe curto com o WR Jamison Crowder, os bloqueios não funcionaram, principalmente do G Shawn Lauvao. Quarta descida para 6 … vamos??? Fomos!!! O QB Kirk Cousins teve o passe bloqueado e tivemos o turnover on downs. Respirei bem fundo nesse momento… é de doer!!!

Bola com os Vikings. Corrida pelo meio, mas com tackle sem permitir avanço. A defesa chegou no FedEx Field agora … será???

Quarto Quarto

Passe para direita, nosso Safety D.J.Swearinger conseguiu linda interceptação e retornada para linha de 2 jardas!!! Bom começo de último quarto ainda era possível. Defesa dos Vikings mandou Blitz e o QB Kirk Cousins teve o passe bloqueado. Play Action do QB Kirk Cousins que correu com a bola e entrou na End Zone. Touchdown Redskins. As zebras enrolaram para confirmar pois anotaram fumble como marcação de campo e retorno para TD dos Vikings, mas só um cego não veria que a bola ultrapassou a linha de goal. Depois do ponto extra, esperanças renovadas: Vikings 35 a 28. Uma posse de bola.

Kick e Touchback Minnesota. Nossa defesa tinha obrigação de aparecer. Corrida pela direita da linha, tackle nas trincheiras e apenas 3 jardas. Play action, passe nas costas do nosso LB, mas apenas 3 jardas de avanço com tackle do LB Martell Spaight. Fechamos no QB adversário, que sobreviveu e conseguiu o passe pelo meio e o first down. Parece que todos os jogos deixamos o QB adversário sobreviver a um lance impossível. Corrida pela direita da linha e 9 jardas de avanço. Tackle atrás da linha de scrimmage, impediu o first down. Mais uma excelente jogada do safety D.J.Swearinger. Nova corrida pelo meio, perdemos novamente a batalha das trincheiras e novo first down Vikings. Seguiram correndo com a bola, até para gastar relógio e seguiram ganhando 5 jardas por corrida. Nova corrida, mais 3 jardas de avanço. Play action, passe nas costas do LB, o CB Josh Norman foi driblado e o WR adversário chegou ao first down. As esperanças estavam se esvaindo a essa altura do jogo. Corrida com tackle na linha de scrimmage pelo DL Ziggy Hood. Tackle atrás da linha de scrimmage com o Safety D.J. Swearinger numa corrida pela esquerda. Passe pelo meio, forte e baixo, mas incompleto. Tentaram o Field Goal, longo, 53 jardas … no meio do “Y”: Vikings 38 a 27.

Retorno do kick com o RB Chris Thompson para linha de 24 jardas. O ataque precisava fluir rápido pelo campo para ainda termos chance. Passe curto pelo meio com o TE Vernon Davis, que ainda conseguiu chegar no first down. Novo passe com o TE Vernon Davis, agora na direita e novo first down com as pernas para o TE. Passe alto na direita e o WR Josh Doctson subiu e desceu com a bola. 6 jardas de avanço. Corrida com o RB Chris Thompson pela direita, corte para o meio e novo first down. Pocket até durou, mas começou a fechar e o QB Kirk Cousins se livrou bem da bola. Passe nas costas da linha com o RB Chris Thompson para 9 jardas. Corrida com o RB Chris Thompson que só voltou para a linha de scrimmage. Quarta descida para 1 jarda. Tinha que arriscar. Chamou a mesma jogada, corrida com o RB Chris Thompson que desta vez foi derrubado muito atrás da linha de scrimmage. Ai não dá … olha o Sr. Previsível ai de novo. Turnover on downs novamente … era praticamente fim de jogo.

Nossa defesa precisava se impor e até conseguiu desta vez. Primeiro uma corrida pelo meio, tackle atrás da linha de scrimmage para o DL Stacy McGee. Nova corrida de apenas 1 jarda. Outra corrida, agora com o QB, tackle do LB Martell Spaight, para mim atrás da linha de scrimmage (poderia ter sido considerado Sack e assim nossa sequência de jogos seguidos com ao menos um sack seguiria, mas não aconteceu hehehe). Punt.

O ataque precisava de velocidade. Passe na direita com o TE Vernon Davis que correu 8 jardas. Novo passe na direita tentado o WR Maurice Harris, mas sem chance de recepção. Passe na esquerda com o WR Jamison Crowder na linha do first down. Passe horrível para o TE Vernon Davis, incompleto. Passe ruim novamente, um pouco a frente, mas o TE Vernon Davis tinha que receber mesmo assim, bola passou nas mãos dele. Passe ruim novamente, muito alto para o RB Chris Thompson na esquerda. Sem chance de recepção. Agora sim, passe forte, pelo meio com o TE Vernon Davis para o first down. Passe pelo meio com o WR Josh Doctson, first down. Passe lateral, na esquerda com o TE Vernon Davis que ainda correu para novo first down.
passe pelo meio na End Zone com o WR Josh Doctson mas defendido pelo Safety adversário. Passe na esquerda com o WR Jamison Crowder que não conseguiu segurar a bola. O QB Kirk Cousins recuou, foi um pouco passivo e acabou sendo sacado. Único Sack do jogo. Perdeu 15 jardas de tanto que recuou. Ficamos com o Field Goal de 56 jardas para nos manter vivos e tentar o onside kick. Nick Rose, excelente, no meio do “Y”: Vikings 38 a 30.

Onside kick eeeeee …  ridículo!!! A bola não correu nem 5 jardas!!!
Aí foi só os Vikings ajoelhar na bola e ficar com a vitória.

Foi uma jornada lamentável da nossa defesa. Parece que o entrosamento ainda não é dos melhores para as jogadas de marcação em zona na secundária e a Linha Defensiva foi engolida nas jogadas de corrida ou mesmo na tentativa de pressão sobre o QB adversário. Os CB foram presas fáceis para os WR adversários. Talvez o pior jogo do CB Josh Norman com nosso manto. CB Bashaud Breeland conseguiu ser ainda pior. Mesmo nossa máquina de tackles, LB Zach Brown, perdeu alguns desta vez. Mas ainda assim, tivemos destaques defensivos. D.J.Swearinger jogou quase sozinho. Movimentação constante, excelente percepção do QB adversário, 2 interceptações e alguns tackles na linha de scrimmage. Apesar do resto da defesa, o Safety D.J se destacou.
Do outro lado da bola, é difícil criticar um time que faz 30 pontos sobre uma das mais sólidas defesas da NFL. Ainda mais com uma Linha Ofensiva esfarelada. Mas ainda assim, nossa OL fez um trabalho bem impressionante na proteção do nosso QB que só foi sackado no final do jogo. Abriu bons GAPs que permitiram boas corridas. Destaque para o velhinho TE Vernon Davis. Quando o jogo aperta, ele vira o alvo principal e leva o time a frente sempre. Nosso QB, Kirk Cousins ficou no limbo novamente em ter números excelentes sem uma atuação de verdadeiro destaque. Ele acerta passes em janelas incrivelmente minúsculas, mas erra muitos passes fáceis. Mesmo os passes que viram recepção, em muitos casos são recepção por mérito do recebedor, vide touchdown do WR Maurice Harris (que recepção!!!), ou a tentativa de back shoulder na Endzone com o WR Jamison Crowder, que acabou sendo um passe fora da End Zone. Ele foi bem no geral, mas precisa melhorar sua pontaria, além de ficar mais atento aos possíveis desvios, foram alguns neste jogo, e por sorte, desta vez não viraram interceptações. O lance da Interceptação, aliás, foi muito similar a interceptação contra os Eagles no primeiro jogo, com a diferença que desta vez ele tinha boa proteção da OL. Vale dizer também que algumas chamadas são inexplicáveis por parte do nosso HC Jay Gruden, que acabam colocando o nosso QB em situações bem ruins. Não só nosso QB, mas o time de forma geral. Quarta para 3 jardas na linha de 3 jardas, chuta o Field Goal. Quarta para 6 jardas na linha de 32 do ataque ele tenta a descida … quer dizer… vai entender, isso em drives seguidos … Bom, quem entendeu, manda ai nas comentários.

È isso ai, agora vamos a Nova Orleans … ainda acredito no time, voltaremos de lá com colares de MadriGrass e vitória sobre os Saints…

Abrass …

#HTTR

Tata Fernandes

  • Cássio M. dos Santos

    Parabéns pelo ótimo texto Tata. Só discordo de vc quando diz que o passe para o TD do Mo Harris foi um mal passe. Acho que o passe tinha que ser ali mesmo, caso contrário poderia virar uma interceptação.

    • Aloisio Fernandes

      Pode ser… revi o lance algumas vezes e nesse tipo de passe muito longo o importante é a bola estar no cep do recebedor e com mais chance de recepção do q de interceptação … acho q fui cruel com Cousins nessa mesmo… valeu Cássio… Abrass!!!