NFL100 – Whitney Houston emociona com hino no Super Bowl XXV

Faltam 45 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: a épica performance do Hino Nacional americano por Whitney Houston no Super Bowl XXV! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

Sendo parte da cultura de uma nação, o esporte e os eventos esportivos acabam sofrendo influência do momento histórico vivido pelo país. No Super Bowl XXV, em 1991, os Estados Unidos haviam acabado de entrar na Guerra do Golfo e o clima era de muita tensão.

Relembrando um pouco as aulas de história: a Guerra do Golfo começou quando o então presidente do Iraque Saddam Hussein invadiu o Kuwait, após acusar o país de super extração de petróleo, o que estaria prejudicando a economia iraquiana. Com o conflito que se iniciava, o Golfo Pérsico foi fechado e os EUA perderam o fornecimento de petróleo da região. Então, os americanos, liderando outras nações, se envolveram na Guerra assumindo uma posição contrária ao Iraque.

De volta ao Super Bowl, o medo era de alguma tentativa de atentado terrorista durante o evento. Foi cogitado mudar a data, mas a programação seguiu como planejado. Então, no dia 27 de Janeiro, (apenas 10 dias após o envolvimento dos EUA na Guerra do Golfo) New York Giants e Buffalo Bills se enfrentaram no Tampa Stadium em Tampa, na Flórida, sob um grande esquema de segurança com direito a patrulhas aéreas e equipes da SWAT. 

Porém, o que realmente entrou para a história naquele dia foi o momento do Hino Nacional dos EUA, interpretado pela cantora Whitney Houston. Na época com 27 anos e já com sete músicas consecutivas no topo da lista da Billboard, Houston expressou os sentimentos de todos os americanos com a sua emocionante e poderosa performance do hino The Star-Spangled Banner. Foi um momento épico para uma nação tão patriota como a americana.

Em 2000, Houston relembrou o momento declarando: “Muitos de nossos filhos e filhas estavam além do mar lutando. Eu podia ver, no estádio, o medo, a esperança, a intensidade, as orações. E eu senti ‘Este é o momento’.”

E o impacto não parou no público do Super Bowl. Muito antes do quarterback Colin Kaepernick expressar seus protestos se ajoelhando durante o hino nacional, a comunidade negra americana, que sempre sofreu com a violência por parte do Estado, já não se sentia representada pelo teor militarista de The Star-Spangled Banner. Mas naquele dia, interpretado de forma tão genial por uma artista negra, o hino atingiu todos os americanos.

A versão do hino americano de Whitney Houston ficou tão popular que acabou virando single e chegou na 20ª posição na lista de mais vendidos. Os lucros foram usados para ajudar famílias de soldados que lutaram na Guerra. A música voltou à lista dos singles mais vendidos nos EUA em 2001, após os ataques de 11 de setembro e os lucros foram revertidos para famílias de policiais e bombeiros que morreram no atentado.

Ah, e caso vocês estejam curiosos: os Giants venceram aquele Super Bowl por 20-19 e o MVP foi o running back Ottis Anderson.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?