Holy Roller

Faltam 63 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: a malandragem vitoriosa do Raiders! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

Em 10 de Setembro de 1978, o Oakland Raiders viajou pra San Diego e derrotou o Chargers com uma das mais incríveis e controversas jogadas na história: a Holy Roller.

Com 10 segundos no relógio, perdendo por 20-14, o Raiders tinha posse na linha de 14 de ataque. Ken Stabler, o quarterback do Raiders, recebeu o snap e se posicionou para o passe. Com a pressão sofrida e na iminência de ser sacado pelo LB Woodrow Lowe na linha de 24, Stabler soltou a bola pra frente (muitos anos depois do jogo, numa entrevista em 2008, admitiu que o fumble foi intencional). O RB Pete Banaszak tentou recuperar a bola (ou ao menos fingiu que tentou) na linha de 12 jardas e a empurrou ainda mais para a frente. O TE Dave Casper foi trombando com a bola até que, uma vez dentro da endzone, saltou sobre ela, garantindo o empate e logo em seguida, a vitória com o chute para o ponto extra, 21-20. Banaszak e Casper também admitiram depois que empurraram de propósito a bola na direção da endzone.

Curiosamente, os torcedores do San Diego Chargers batizaram a jogada com outro nome: Immaculate Deception, uma paródia com a Immaculate Reception, outra jogada famosa na vida do Raiders.

A NFL reagiu na temporada seguinte colocando regras específicas para fumbles de ataque: se um jogador cometer um fumble durante o two-minute warning ou em prorrogação ou em uma 4ª descida, apenas ele mesmo pode recuperar e avançar com a bola. Se outro jogador do ataque o fizer, a bola é recolocada no ponto do fumble (ou de recuperação, em caso de perda de jardas).

Em 2014 as regras viriam a fazer efeito: Aaron Rodgers sofreu um fumble causado por Mario Williams, do Buffalo Bills. A bola rolou até a endzone de defesa do Packers, onde foi recuperada por Eddie Lacy. Os juízes imediatamente marcaram a jogada como encerrada, dando um safety para o Bills.

DEIXE UMA RESPOSTA