NFL100 – Al Davis processa NFL para sair de Oakland

Faltam 97 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: momento em que um dono de franquia entrou em guerra com a liga a qual ele pertencia. Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

Al Davis nunca foi de fugir de uma luta. Nem mesmo quando seu adversário era a toda poderosa NFL (onde ele, curiosamente, estava inserido mesmo depois de uma batalha como comissário da AFL – mas isso é assunto pra outro momento).

No início dos anos 80, Davis estava tentando realocar o Raiders de Oakland para Los Angeles, mas uma ação judicial estava impedindo a mudança. Decidido a não ceder, o contra-ataque veio na forma de um processo contra a NFL com alegações anti-truste (como monopólio, quando um conglomerado de empresas se unem para dominar o mercado, impedindo o sucesso de outras). O processo foi vitorioso e o Raiders recebeu a permissão que tanto queria para retornar para o sul da Califórnia, onde marcou seu lugar na cultura pop com suas cores e logos (sabe quando você se pergunta por que tem tantos casacos e bonés do Raiders nas ruas mesmo que não tenha uma das maiores torcidas do país? Então., é por isso). Já contamos em podcast a relação do mundo do hip-hop californiano daquela época com a franquia, aliás.

Mesmo esse amor da torcida de LA não foi capaz de impedir que Davis processasse novamente a NFL para uma nova mudança, dessa vez voltando para Oakland: em 1995 as alegações eram que a liga estaria impedindo o trabalho do time para obter um novo e mais moderno estádio em LA (também contamos como se deu essa mudança nesse outro episódio do nosso podcast).

Embora para alguns Davis seja lembrado pelas batalhas controversas contra a liga, grandes avanços da NFL vieram de suas mãos: foi um grande ativista de direitos civis, usando o poder que tinha como dono de franquia na luta por igualdade, como a primeira contratação de um treinador afro-americano (o duas vezes campeão do SB Tom Flores).

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?