Faltam 37 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: o tiro certeiro de Vinatieri! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

O jogador

Contratado em 1996, Adam Vinatieri chegou a um Patriots com status completamente diferente do atual. Se a ida aos playoffs é dada como certa por agora, ela era motivo de efusiva comemoração na década de 90. Das últimas 9 pós-temporadas, em somente uma o time de New England conseguira a classificação.

Curiosamente, Adam chegou em uma temporada especial. O time, após bater o Jaguars de Tom Coughlin, avançou até o segundo Super Bowl da história da franquia. A história não se alterou ali. Assim como diante do Bears, perderam para o Packers. Favre festejou, Vinatieri se segurou.

O time

Dezesseis idas aos Playoffs – de dezoito possíveis -, treze finais de Conferência com nove títulos. Seis anéis de Super Bowl. O New England Patriots é, com toda a certeza, a franquia mais bem sucedida do século XXI. Chega a ser estranho não ver a franquia como favorita em um domingo qualquer. Mas foi exatamente o que aconteceu no dia 3 de Fevereiro de 2002.

O rival

Se hoje soa absurdo, na temporada de 2001 era completamente normal apontar o St. Louis Rams como favorito. Liderados por Kurt Warner, The Greatest Show on Turf vinham com 3 aparições seguidas nos playoffs. Além de um anel de Super Bowl, conquistado em cima do Titans, com aquele tackle icônico a uma linha da EndZone.

O duelo

Com o melhor ataque tanto em jardas quanto em pontos, o Rams era favorito por 14 pontos no Super Bowl XXXVI. Apesar disso, quem iniciou melhor foram os azarões. Após sofrerem um Field Goal ainda no primeiro quarto, aproveitaram dois turnovers para fechar o segundo quarto com onze pontos de frente.

No último quarto, enfim, o Rams mostrou a que veio. Warner anota um TD corrido e ainda lança para Ricky Proehl empatar a partida com 1m37 para o término. Foi nesse período em que aconteceu o que muitos consideram a passada de bastão. O fim da “mini-”dinastia do Rams para o início da longeva de New England.

Com um único passe para mais de 15 jardas, e vários outros mais curtos, Brady ajeitou o cenário para um dos lances mais memoráveis para a torcida do Patriots. Faltando sete segundos, Adam Vinatieri, o então desconhecido, chuta o Field Goal de 48 jardas virtualmente no centro do poste. Coloca seu nome na história da franquia – e da NFL – e coloca a pedra fundamental para a dinastia do século XXI.

A partida pode ser vista na íntegra pelo canal oficial da NFL.

DEIXE UMA RESPOSTA