Faltam 31 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: recepção acrobática impossível pra salvar a virada lendária no Super Bowl! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

O Super Bowl LI entrou para a história da NFL. Você até já deve saber como foi. Depois de um primeiro período sem pontuação, Atlanta marcou 21 pontos, New England converteu um field goal e mais um touchdown para o Falcons no meio do 3º quarto, deixando o placar em 28-3, com 8:31 restantes no relógio. E então Brady comanda a maior virada da história da final, que foi concluída na prorrogação com um touchdown de James White.

Mas a nossa história de hoje é de uma recepção específica no meio da virada, no meio do campo. Havia apenas 2:28 para acabar a partida, o Falcons ainda tinha a liderança por oito pontos (28-20). Linha de 36 do campo de defesa. Brady lança na direção de Julian Edelman, mas o cornerback Robert Alford foi o primeiro a tocar na bola, desviando-a para cima. Três defensores de Atlanta voaram na direção da bola (Alford e os dois safeties, Keanu Neal e Ricardo Allen), na altura da linha de 40 jardas do campo de Atlanta, contra apenas um recebedor do Patriots, o próprio Edelman.

Os quatro mergulham para buscar a bola. Foto: Ezra Shaw/Getty Images

A bola caiu em cima do tornozelo de Alford, dando a Edelman a oportunidade de segurá-la antes que tocasse o solo. Entretanto, espremido entre três defensores, não conseguiu o controle completo da recepção, e acabou jogando a bola pra cima levemente, antes de usar todos os seus reflexos para agarrá-la novamente antes que um passe incompleto fosse marcado.

https://twitter.com/insidetheNFL/status/829079018376982528

Assim que pode levantar, em meio aos gritos de “eu peguei, eu peguei”, Edelman já entregou a bola para o center David Andrews e convocou seus companheiros para fazer o próximo snap o mais rápido possível, antes que Atlanta pudesse desafiar a jogada, mas o desafio veio mesmo assim. Para a felicidade de New England, os juízes confirmaram a recepção. Dias depois, em entrevista para o programa de Jimmy Fallon, Edelman confessou: “eu sabia que tinha pegado a bola, mas não dá pra afirmar o que é uma recepção na liga hoje. Por isso eu pedi para que o próximo snap fosse feito imediatamente. […] Foi 70% de sorte”.

DEIXE UMA RESPOSTA