Gale Sayers marca 6 TDs
Faltam 99 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: o dia em que um calouro atingiu o recorde de touchdowns numa única partida. Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

Em 12 de Dezembro de 1965, o running back calouro Gale Sayers, do Chicago bears, marcou seis touchdowns numa mesma partida contra o San Francisco 49ers no Wrigley Field (à epoca, o Bears dividia o estádio com o Chicago Cubs, da MLB), empatando o recorde da NFL pra mais TDs numa mesma partida.

Imagens do Fitchburg Sentinel de 13/12/1965, com foto de Sayers

Sayers superou a lama que tomava conta do gramado para obter a marca histórica: 4 touchdowns corridos, um recebendo passe (pra um avanço de 80 jardas!) e um em retorno de punt, igualando a marca de Ernie Nevers do Chicago Cardinals (1929) e Dub Jones para o Cleveland Browns (1951). Existiu a chance para marcar um sétimo TD, mas a bola foi entregue para o HB Jon Arnett em uma corrida de 2 jardas. Sayers encerrou a partida com 9 carregadas pra 113 jardas e 4 touchdowns, 2 recepções pra 89 jardas e um touchdown e 134 jardas em 5 retornos de punts com mais um touchdown. O Chicago Bears do “Papa Bear” George Halas venceu a partida por 61-20.

Assista ao depoimento do atleta para o Chicago Tribune:

Nascido em 1943, Sayers foi eleito duas vezes para a seleção All-American (o time do ano do futebol americano universitário) pela Unicersidade do Kansas em Lawrence. Em 1965, tanto o Chicago Bears, na NFL, quanto o Kansas City Chiefs, na AFL (ainda não havia acontecido a fusão entre as ligas). Apesar da melhor oferta financeira do Chiefs, Sayers optou pelo Bears. Seu primeiro touchdown foi marcado na derrota de Chicago para o Los Angeles Rams, o segundo jogo da temporada, mas foi uma temporada incrível para o jogador: 2272 jardas totais (somando jardas corridas, recebidas e em retornos), além de 22 touchdowns, um recorde para calouros que se mantém até hoje! Sayers foi eleito o Calouro do Ano de 1965.

A sua carreira foi encurtada por sérias lesões de joelho e durou apenas seis temporadas, onde duas vezes liderou a liga em jardas corridas e obteve a melhor média de jardas por retorno da história (30,65 YPR). Aos 34 anos, se tornou o jogador mais jovem da história a ser indicado para o Hall da Fama da NFL.

DEIXE UMA RESPOSTA