Imagem de philadelphiaeagles.com
Eagles Roster
Texto por Guilherme Paglia para GreenCast Brasil.

Após a contratação de Jordan Howard, resolvi fazer uma varredura pelo elenco do Philadelphia Eagles e verificar qual é o nível de carência que ainda existe em cada posição para a temporada de 2019, antes do draft.

Não vejo no elenco do Eagles, que já é muito bom, nenhuma necessidade urgente/gritante de contratação de jogadores. Mesmo nas posições onde o nível de carência está maior, não seria de se fazer loucuras para resolvê-las.

Muita coisa pode ser resolvida adicionando talentos durante ou mesmo após o Draft. Assim como podem ser feitas apostas nas opções menos midiáticas que já existem no elenco e ser suficiente.

Carência Alta – precisa um titular

Linebacker – Nigel Bradham, Kamu Grugier-Hill, L.J. Fort, Nate Gerry e Paul Worrilow.

Única posição do elenco que ainda carece de um jogador titular confiável, para fazer dupla com o Nigel Bradham. No próprio elenco já existem L.J. Fort e Kamu Grugier-Hill que estariam na briga por essa segunda vaga. São boas opções como jogadores de rotação (LB3), mas ainda não passam confiança para serem utilizados como titular (LB1/LB2).

Por outro lado, Linebacker é uma posição que o Eagles não costuma supervalorizar. Sendo assim, mesmo que ao olharmos somente para esse grupo de jogadores a impressão seja de que há uma carência alta, talvez ela não esteja entre as principais prioridades de reforços na visão do clube.

Melhor opção no mercado: Zach Brown, que foi cortado dos Redskins.

Melhores opções do Draft: Devin White e Devin Bush no primeiro round; Mack Wilson no segundo round. Além deles existem poucas opções que poderiam ter algum impacto imediato nessa posição, que precisa de alguém no topo do grupo.

Carência Média – precisa jogador titular de rotação

Defensive End – Brandon Graham, Derek Barnett, Vinny Curry, Josh Sweat e Daeshon Hall. (Chris Long?)

O Eagles utiliza 4 jogadores na rotação dessa posição. Os dois considerados titulares jogam basicamente as primeiras descidas e outras descidas curtas, com o objetivo primário de parar a corrida, se houver, e depois ir atrás do QB se for o caso. Os outros 2 jogadores da rotação, normalmente, entram em 2as e 3as descidas longas, com a função mais voltada a ir atrás do QB. Hoje temos garantidos Brandon Graham, Derek Barnett e Vinny Curry como boas opções para fazer essas funções. Derek Barnett voltando de uma lesão séria e os outros dois já com mais de 30 anos.

Outros jogadores que poderiam ocupar essa 4a vaga da rotação são o Chris Long que ainda está em dúvida se volta para a próxima temporada, Josh Sweat que ainda tem muito a provar no nível profissional e na questão de durabilidade  e Daeshon Hall que também é incógnita.

A volta do Chris Long já seria satisfatória para fechar o grupo para essa temporada. Porém devido ao grande número de boas opções para nessa classe do Draft, pode ser que essa resposta só venha após o mesmo.

Melhor opção no mercado: Ezekiel Ansah (FA Lions).

Melhores opções do Draft: Nick Bosa, Josh Allen, Clelin Ferrell, Montez Sweat, Rashan Gary, Brian Burns e Jachai Polite – todos com nota de primeiro round e capazes de ter impacto já no primeiro ano. Além deles, existem ainda boas opções também para o segundo dia, que poderiam fazer bem esse papel de rotação.

Defensive Tackle – Fletcher Cox, Malik Jackson, Treyvon Hester e Bruce Hector.

No sistema de rotação de jogadores que o Eagles utiliza, o DT3 do time joga aproximadamente metade das jogadas. Com Fletcher Cox e Malik Jackson no elenco, ainda há espaço para adicionar um DT2 ou DT3 nesse grupo, deixando uma possível vaga de DT4 para um jogador em desenvolvimento futuro/profundidade de elenco/times especiais – Hester e/ou Hector estariam mais próximos desse nível.

Melhor opção no mercado: Ndamukong Suh (FA Rams).

Melhores opções no Draft: Quinnen Williams, Ed Oliver, Jeffery Simons, Christian Wilkins, Dexter Lawrence e Jerry Tillery – todos com nota de primeiro round e capazes de ter impacto já no primeiro ano. Além deles, existem ainda boas opções também para o segundo dia, que poderiam fazer bem esse papel de rotação.

Running Back – Jordan Howard, Corey Clement, Wendell Smallwood, Josh Adams e Boston Scott

Mesmo com a adição de Jordan Howard, esse grupo ainda tem o que melhorar, de forma que seja moldado um comitê de corredores mais completo, no que diz respeito a variedade de armas que a posição pode oferecer ao plano de jogo do ataque. Jordan Howard e Corey Clement são as únicas opções já consolidadas nesse backfield, o que abriria espaço para mais um RB com características complementares (velocidade, elusiveness[evasivo], recebedor de passes, bom no campo aberto e etc).

Melhor opção no mercado: Duke Johnson via troca com Browns.

Melhores opções no Draft: Josh Jacobs, Damien Harris, Darrell Henderson e Miles Sanders – para segundo dia. Além deles, existem ainda boas opções também para o terceiro dia, que poderiam fazer bem esse papel de rotação.

Carência Baixa – melhorar nível do grupo em geral

Offensive Tackle – Lane Johnson, Jason Peters, Halapoulivaati Vaitai e Jordan Mailata

Além do incontestável Lane Johnson como RT, o Eagles ainda conta com o LT (Hall Da Fama) Jason Peters como titular, esse último já está em idade avançada, o que pode representar risco a sua durabilidade. Vaitai tem se firmado como um reserva que possui conhecidas limitações. Mailata, que apesar de promissor, ainda não pode ser considerado como algo a mais do que um projeto. Além deles, ainda temos os Guards Seumalo e Pryor que também podem, em tese, exercer essa função.

Dada a importância intrínseca da posição de Left Tackle, que tem como função proteger o ponto cego do QB, esse é um grupo que merece um upgrade. Num cenário sem lesões, seria um ótimo grupo. Porém, Peters com 37 anos, não é exagero considerar esse como um grande ponto atenção.

Melhor opção no mercado: Não há.

Melhores opções no Draft: Jonah Williams, Jawaan Taylor, Andre Dillard e Dalton Risner no primeiro round; Yodny Cajuste, Kaleb McGary, Michael Deiter, David Edwards e Tytus Howard no segundo dia.

Safety – Malcolm Jenkins, Rodney McLeod, Andrew Sandejo, Tre Sullivan e Deiondre’ Hall.

Jenkins e McLeod é uma boa dupla de jogadores titulares para a posição. Andrew Sandejo também pode ser considerado um bom reserva/rotação – upgrade em relação ao Corey Graham. O problema maior está no fato de que o Eagles utiliza um número significativo de jogadas com 3 safeties ao mesmo tempo em campo. Sendo assim, o time estaria a uma lesão na posição de ter que utilizar o Tre Sullivan em algum momento do jogo o qual teve muitos maus momentos na última temporada.

Melhor opção no mercado: Não há. Somente jogadores com idade mais avançada e piores do que estão no elenco atualmente.

Melhores opções do Draft: Nasir Adderley e Deionte Thompson com chances de saírem no primeiro round; Taylor Rapp, Johnathan Abram, Juan Thornhill, Chauncey Gardner-Johnson, Darnell Savage e Amani Hooker podendo sair no segundo dia – e eu prefiro esses. Além deles existem outros jogadores com chance de sair no terceiro dia que viriam com uma probabilidade maior de apenas brigar pela posição de reserva e auxiliar nos Times de Especialistas.

Cornerback – Jalen Mills, Ronald Darby, Sidney Jones, Avonte Maddox, Rasul Douglas e Cre’Von LeBlanc

Esse é um grupo de posição do qual é originada grande controvérsia nas opiniões de fãs e analistas do Eagles. Dependendo de como você for analisar, pode classificar o nível de carência para 2019 como “Nenhuma” (seguindo o critério desse texto). Este é um grupo onde há jogadores aptos para serem titulares, que são somados com opções interessantes para brigar por posição. Na minha opinião o grupo ainda carece de um jogador com aquele carimbo de CB1 e todos têm pelo menos um ponto de atenção negativo em seu jogo. Porém, é um grupo de jogadores jovens e que ainda pode evoluir bastante com o passar do tempo.

Melhor opção no mercado: Não há.

Melhores opções no Draft: Greedy Williams e Byron Murphy no primeiro round; DeAndre Baker, Amani Oruwariye e Rock Ya-Sin no segundo dia. Além deles existem poucas opções que poderiam ter algum impacto imediato nessa posição, que precisa de alguém no topo do grupo.

Carência Muito Baixa – melhorar profundidade no grupo/desenvolvimento futuro

Interior Offensive Line – Jason Kelce(C), Brandon Brooks(G), Isaac Seumalo(G/C), Matt Pryor(G)

Com a lesão de Brandon Brooks e saída de Stephen Wisniewski esse grupo de posição se encontra em uma situação de pouca profundidade. Por se tratar de uma posição que não possui rotação e se valendo do fato de que o Brooks deve voltar no máximo no início da temporada, seria interessante um reforço para preencher a vaga deixada pelo Wiz e brigar, no mínimo, com o segundanista Matt Pryor pela situação de reserva imediato/futuro titular, ou até mesmo com o Seumalo pela vaga de titular – dependendo do nível do reforço que chegar. Essa, porém, talvez seja uma das únicas posições que não há outra opção que não assinar com mais algum jogador, que seja para preencher no mínimo a última vaga. Para o início da temporada, com o Brooks podendo perder alguns jogos, o time estaria sem nenhuma opção no banco de reservas.

Melhor opção no mercado: Stefen Wisniewski que foi cortado dos Eagles por estar insatisfeito com a reserva.

Melhores opções no Draft: Cody Ford (OT/G) no primeiro round; Garrett Bradbury, Chris Lindstrom, Erik McCoy, Elgton Jenkins, Ben Powers e Dru Samia no segundo dia – todos com potencial grande de serem titulares no lugar do Seumalo.  Além deles, existem ainda boas opções também para o terceiro dia, que poderiam fazer bem esse papel de jogador reserva/em desenvolvimento.

Wide Receivers – Alshon Jeffery, DeSean Jackson, Nelson Agholor, Mack Hollins e Shelton Gibson

Um grupo sólido de recebedores para ser facilmente classificado com um dos melhores do passado recente dos Eagles, ao iniciar uma temporada. Os pontos de atenção são o alto salário de Nelson Agholor, em seu último ano de contrato, e a idade de DeSean Jackson, que com 32 anos já pode apresentar algum risco de não ter a durabilidade desejada para uma temporada toda. A carência aqui estaria mais voltada para a falta de confiança nos reservas, que ainda não conseguiram se provar capazes de ficar tempo mais significativo em campo.

Melhor opção no mercado: Não há.

Melhores opções do Draft: D.K. Metcalf no primeiro round; N’Keal Harry, Marquise Brown, A.J. Brown, Hakeem Butler, Kelvin Harmon, J.J. Arcega-Whiteside, Riley Ridley, Deebo Samuel, Paris Campbell e Andy Isabella no segundo dia. Todos jogadores com capacidade para brigar por vaga no time titular já no primeiro ano, ou no mínimo se desenvolver em um titular no futuro próximo.

Carência Nenhuma

Tight End – Zach Ertz, Dallas Goedert, Richard Rodgers e Josh Perkins

Pode ser considerado como um dos melhores, senão o melhor, grupo de TEs da liga. Excelente titular Zach Ertz, ótimo jogador de rotação em Dallas Goedert e bons reservas Richard Rodgerd e Josh Perkins.

Quarterback – Carson Wentz e Nate Sudfeld.

Uma dupla de QBs que não gera preocupações para iniciar a temporada. Podem ser reforçados com um veterano ou um calouro, devido ao grande valor que o Eagles dá a essa posição de QB reserva.

Ranking de carências, se aproximando do Draft 2019

Feita a análise de cada posição de forma isolada, agora o que vou tentar fazer é considerar o todo. Farei agora um ranking com quais seriam as posições onde essa carência é mais urgente. Neste exercício será levado em consideração também o valor da posição, o valor que o Eagles dá para a posição, idade dos jogadores, risco de lesão do titular, falta de confiança nos reservas, sub pacotes de formação e etc.

  1. Defensive End – DE3 Titular de rotação
  2. Offensive Tackle – OT3 Reserva confiável com potencial o futuro
  3. Defensive Tackle – DT3 Titular rotação
  4. Safety – S3/4 – Titular de rotação ou reserva com potencial para o futuro
  5. Linebacker – MLB1 Titular melhor que os atuais
  6. Running Back – RB2 Titular rotação para 3ªs descidas
  7. Interior Offensive Line – iOL4/5 Reserva com potencial para o futuro
  8. Cornerback – CB1 Titular melhor que os atuais
  9. Wide Receiver – WR4/5 Reserva com potencial para o futuro
  10. Quarterback – QB3 Reserva com potencial para o futuro
  11. Tight Ends – TE3/4 Reserva com potencial para o futuro

Essa é uma opinião pessoal, da qual já são conhecidas algumas divergências de opiniões dentro da própria equipe do Greencast. Normal. E vocês? O que acharam?

​Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Entre em contato conosco através dos seguintes canais:

Twitter: @GreencastBR

Instagram: @GreencastBR

Email para: greencastbr@gmail.com

Assine o feed do GreenCast Brasil e não perca nenhum episódio: http://fumblenanet.com.br/feed/greencast

Estamos também nos agregadores de podcasts mais conhecidos:

Spotify – http://bit.ly/GreencastSpotify

iTunes – http://bit.ly/GreencastiTunes

Google Podcasts – http://bit.ly/GreencastGooglePodcasts

DEIXE UMA RESPOSTA