No último sábado (10), o Minnesota Vikings recebeu o Las Vegas Raiders no US Bank Stadium para abrir a pré-temporada de 2024. Com o placar de 24-23 para os donos da casa, os comandados de Kevin O’Connell quebraram um tabu de quase 5 anos sem vitória em pré-temporada do Vikings. Em meio às estreias de JJ McCarthy e Dallas Turner, a partida também serviu para acompanhar a briga de algumas posições em aberto no elenco, como é o caso da vaga de WR3.
Com a saída de KJ Osborn nessa free agency, Jalen Nailor, Brandon Powell, Trishton Jackson e Trent Sherfield Sr. são nomes que brigam para estarem presentes entre as 53 vagas do elenco para a temporada de 2024 na NFL. O corpo de recebedores ainda conta atualmente com Lucky Jackson, Malik Knowles, Jeshaun Jones, Ty James e Thayer James, mas que correm por fora nessa disputa, além dos inquestionáveis Justin Jefferson e Jordan Addison. Abaixo está um panorama sobre os principais concorrentes à vaga de WR3 e situação geral do corpo de wide receivers.
OS FAVORITOS
Jalen Nailor
Draftado na 6ª rodada em 2022, Nailor teve um ano de calouro com 179 jardas recebidas e 1 TD. Sempre chamando a atenção de Kevin O’Connell nos treinos, Nailor teve um 2023 com apenas seis jogos, acumulando 29 jardas em três recepções. Tais números se explicam em meio a tantas lesões sofridas durante o ano em Minnesota, ficando de fora em inúmeros jogos da temporada, sendo este o grande ponto de interrogação na curta carreira até então do jovem wide receiver.
Como já relatado por Alec Lewis, repórter do The Athletic, quando Nailor está saudável, ele se torna um dos favoritos a conseguir o posto de WR3 da equipe. Está se destacando no training camp em 2024 e já mostrou seu talento na partida inaugural de pré-temporada contra os Raiders, anotando 63 jardas em três recepções, além de uma boa conexão tanto com Darnold quanto com McCarthy.
Brandon Powell
Contratado em 2023 junto ao Rams pelo Vikings, Powell chegou para ser o retornador de punts da equipe, mas ganhou espaço no lado ofensivo da bola após a lesão de Justin Jefferson. Mesmo sendo baixo e com pouca estatura, é um bom bloqueador e foi um bom alvo para os quarterbacks no ano passado, com direito a touchdown da vitória na semana 9 contra o Atlanta Falcons. Terminou a temporada com 29 recepções e 324 jardas.
Renovou seu contrato por mais uma temporada e, por ter a confiança de O’Connell, deve ser bem utilizado no ataque. Entretanto, pouco entrou em campo na partida contra os Raiders (teve apenas 8 snaps) e mal foi acionado. Pode ser um termômetro de como está a briga pela posição.
Trishton Jackson
Desde 2021 em Minnesota, Trishton Jackson esteve a maior parte deste tempo junto ao practice squad do Vikings. Em 2023, participou de sete jogos na temporada regular, mas apenas em dois deles foi acionado na parte ofensiva, sendo também importante para a vitória na semana 9 contra o Atlanta Falcons.
Contra o Las Vegas Raiders, Jackson proporcionou um dos grandes momentos do jogo, no qual anotou um touchdown de 45 jardas em um passe em profundidade espetacular de JJ McCarthy. Além disso, totalizou 100 jardas em apenas quatro recepções.
Trent Sherfield Sr.
O wide receiver de 28 anos chegou ao Vikings no início de 2024 para aumentar a profundidade do corpo de recebedores e oferecer estatura como bloqueador, mesmo sem muito destaque na produção de recepções durante sua carreira na NFL.
Fez uma boa partida contra o Raiders, com 46 jardas de recepção e 1 touchdown. Pode ganhar mais espaço se mantiver uma boa sequência nos próximos jogos da pré-temporada.
Os WR Lucky Jackson, Jeshaun Jones e Thayer Thomas também receberam snaps ofensivos, mas sem muito destaque.
No próximo sábado (27), o Vikings vai até Cleveland para encarar o Browns em sua segunda partida de pré-temporada, e encerra sua preparação no dia 24 contra o Philadelphia Eagles. Estes dois jogos serão decisivos para decidir quem será o WR3 e quem completará o restante das vagas do corpo de recebedores para 2024.