Satchel Paige: O Lendário

O beisebol, assim como todo esporte surgiu dentro do um contexto histórico, e sendo este um fruto de uma visão ideológica americana do século XIX, também carregou a bandeira da Segregação Racial, limitando a Major League a jogadores brancos e alguns latinos e europeus.
Porem, felizmente todo esporte tem em si a força de romper estas fronteiras ideológicas e cativar torcedores em todos os lugares. Surgida neste rompante arrebatador da força do beisebol, a Negro League formou grandes jogadores que na década de 40 trariam os lampejos de igualdade e determinariam o fim da segregação racial na Major League, a começar pelo histórico Jackie Robinson em 1947 seguido por outros monumentais talentos como Satchel Paige o primeiro negro a jogar na Liga Americana.

O arremessador nascido no Alabama em 7 de Julho de 1906 brilhou em todos os Ballparks da Negro League e da Major League que jogou em sua carreira de 40 anos, (uma das mais longas da história).
Na Negro League Satchel Paige jogou por diversos times, sendo inclusive companheiro de Robinson no Monarchs, debutando na Major Legue em 1948, quando já tinha 42 anos.

Apesar da Idade, Paige, cravou um impressionante ERA de 2.48 e foi peça fundamental para a conquista da World Series do Cleveland Indians (Guardians) daquele Ano.
Após mais uma temporada em Cleveland, Paige se transferiu para Saint Louis, onde atuou pelos Browns e jogou dois All Star Games (1952 e 1953). Em seguida, atuou pelo Kansas City Atletics até 1965 se tornando o jogado mais velho a atuar em uma partida da Major League, quando aos 59 anos esteve pela última vez no montinho contra os Red Sox.

Satchel Paige faleceu em 8 de junho de 1982 aos 74 anos, em vida, pode ver seu nome ser merecidamente ser introduzido no hall da fama em 1971, e de ver seu legado ser imortalizado na lembrança de rebatedores derrotados por suas bolas rápidas e por fãs empolgados que aos poucos viram seus strikes derrubarem as paredes segregadoras do racismo.

Texto: Rafael Gehlen e Kevin Marley

Arte: Kevin Marley

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?