Assim como temos os jogadores superestimados, também existem aqueles jogadores subestimados na NFL. Que é absurdo em produção, porém de alguma maneira ninguém bota muita fé e não é colocado entre os melhores de sua posição.
Então, minha missão nesse texto é listar alguns jogadores que eu acho que se enquadra nessa característica.
Kirk Cousins
Inegavelmente, a narrativa que fazia o público em geral o achar “ruim” ou “pipoqueiro” faz também que Kirk Cousins seja bem subestimado, mesmo tendo feito uma ótima temporada em 2019.
Para você ter ideia, Cousins teve o 4º melhor QB rating no geral, o melhor QB grade com o pocket limpo, o melhor QB grade em 4º período e tem a maior média de jardas por passe de touchdown, tudo na última temporada de acordo com o PFF.
Além de ter liderado o Vikings para os playoffs, ter ganho jogos de Prime Time e o mais importante, que é ter feito um game winner fora de casa em playoffs. Essa última conquista, além disso, deu muitas esperanças para o torcedor para as próximas temporadas em que o Captain Kirk irá liderar o time de Minnesota.
Joe Mixon
De fato, precisamos dar mais respeito ao Joe Mixon, que é mais um ótimo RB daquela classe de 2017. Ganhou uma extensão contratual do Bengals nessa offseason, mas ainda não tem o reconhecimento que merece e é um dos mais subestimados da NFL.
É o único jogador da NFL que teve +500 carregas e 0 fumbles – um corredor muito seguro e útil. Vem de duas temporadas com +1.100 jardas e +8 TD’s, além de ser uma arma produtiva no jogo aéreo. Agora com Joe Burrow, os olhos estão virados pra Cincinnati e com certeza reconhecerão o talento que tem o Mixon.
Kenny Golladay
Sinceramente, eu não tenho ideia do por quê o Golladay nunca ser colocado ou se quer ser mencionado no minimo no top-10 de WRs da liga.
Um corredor de rotas absurdo, sendo junto com Julio Jones o recebedor com mais número de recepções contestadas (43!!) em 2018-2019, além de ter liderado a liga em recepções em profundidade e em TD’s em 2019.
Vem de duas temporadas com +1.000 jardas e tem tudo pra melhorar, pois ainda só tem 26 anos. Sem dúvidas, um verdadeiro “Elite” em sua posição.
Kenny Clark
Quem conhece o jogador sabe do que eu estou falando: os Smith Brother’s levam a glória e o reconhecimento enquanto ele faz a parte “suja” da defesa do Packers.
Ainda assim, mesmo fazendo o “trabalho sujo”, lidera a NFL em pressões no meio da linha entre os humanos (todos os jogadores tirando Aaron Donald) e é o 3º lugar em mais paradas defensivas entre os DL’s. Um absurdo de jogador.
Deion Jones
Apesar de ter tido impacto imediato na defesa do Falcons, ajudando a ir ao Super Bowl e estar melhorando a cada temporada, não vejo-o tendo o reconhecimento que ele merece.
Inegavelmente, Deion Jones é um dos melhores LB da NFL, sendo o 4º lugar em passes incompletos forçados e 4º com maior PFF grade entre os linebackers desde 2017. Além de ser um monstro contra o jogo corrido, tendo três temporadas com +100 tackles.
Um cara completo, que você gostaria de ter em seu time e no seu fantasy também.
Marcus Williams
É provável que Marcus Williams seja o jogador mais desrespeitado da lista. Sempre assombrado pelo lance que depois seria chamado de “Minneapolis Miracle” nos playoffs contra o Vikings em 2017, em que ele erra o tackle no Diggs que faz o TD da vitória, ainda em ano de rookie.
Enfim, não consigo medir o tamanho da frustração que ele teve após aquele lance, mas o que importa de verdade é a volta por cima que ele deu após essa situação. Desde o início ele se mostrou um safety bastante presente no jogo, um cara que ajuda seu time com interceptações e tackles.
Ele teve a 2º melhor PFF grade da última temporada entre os safeties, batendo vários nomes aclamados e louvados pela mídia. O fato é que ele é menos valorizado do que merece, sendo um dos mais subestimados da NFL. Precisamos olhar mais para Marcus Williams.