NFL100 – Steve Gleason e a volta pra casa do Saints

Faltam 70 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: o punt que reviveu uma franquia! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

O Superdome é um lugar especial na história da NFL. Além de muitos Super Bowls disputados no gramado de New Orleans, vários momentos emblemáticos da cidade aconteceram no estádio, especialmente fora do futebol americano.

O Superdome abrigou vítimas do furacão Katrina em New Orleans.
O Superdome abrigou vítimas do furacão Katrina em New Orleans. Fonte: FEMA.gov

Quando a cidade se recuperava dos efeitos do furacão Katrina, o estádio serviu como abrigo para milhares de famílias, fazendo com que o Saints tivesse que jogar fora de sua casa no período. Toda a temporada de 2005 o Saints alternou entre dois estádios: o Tiger Stadium, lar do time da Universidade de Louisiana State (LSU), em Baton Rouge, e o Alamodome em San Antonio, Texas. Foram apenas 3 vitórias na temporada.

Saints no Tiger Stadium, de LSU

Pra se reestruturar, três contratações de peso foram feitas: o head coach Sean Payton, o quarterback (com dúvidas sobre sua saúde) Drew Brees e (via draft) o running back Reggie Bush. Somente na temporada 2006 o Saints voltaria para o Superdome, e com um primeiro jogo que se tornaria inesquecível para o torcedor.

O rival Atlanta Falcons era o adversário nessa partida de Monday Night Football na semana 3, com o que até então era a segunda maior audiência da história da TV a cabo na ESPN, estádio lotado e shows especiais antes do ínicio da partida.

No meio do 1º quarto, o Falcons foi forçado a chutar um punt. Steve Gleason, um jogador de special teams de New Orleans, passou livre no meio da formação de Atlanta e bloqueou o punt, desviando a bola pra dentro da endzone do Falcons. Curtis DeLoatch recuperou a bola e colocou o Saints na frente do placar. A partida foi interrompida alguns minutos para as câmeras mostrarem a platéia incendiando o clima do jogo. O Falcons só marcaria uma vez na partida, curiosamente com o ex-Saints Morten Andersen. A partida foi facilmente dominada por New Orleans, que venceu por 23-3.

2006 foi a temporada de melhor campanha do Saints até então, e se tornou a fundação para a equipe que viria a ser campeã em 2009, e Gleason recebeu um anel de Super Bowl, mesmo não sendo mais parte da equipe na temporada vitoriosa. Uma estátua foi erguida em frente ao estádio para homenagear o momento que marcou o renascimento da franquia.

Estátua em frente ao Superdome homenageando o punt bloqueado por Steve Gleason. Fonte: Flickr

Dez anos depois da reabertura do Superdome, o Saints recebeu novamente o Falcons. Steve Gleason foi um convidado especial, a cantora Irma Thomas, moradora de New Orleans, cantou novamente o hino nacional, como havia feito antes. A banda marcial da cidade se alinhou em campo formando a palavra “REBIRTH” (renascimento, em inglês). Os jogadores de Saints e Falcons deram as mãos formando um círculo no meio do gramado (era o auge das manifestações contra injustiça racial na liga).

Fonte: Twitter
Fonte: Twitter

 

 

 

 

 

Também no 1º quarto, o Saints conseguiu um touchdown bloqueando um punt, numa incrível coincidência (?) com o destino, dessa vez pelas mãos do LB Michael Mauti. O Falcons acabou vencendo a partida, 45×32, mas os momentos da volta pra casa nunca serão esquecidos.

Steve Gleason passou a fazer parte da história do Saints, e a sua luta contra a esclerose lateral amiotrófica gerou o documentário Gleason, exibido no Sundance Film Festival. Abaixo, trailer do documentário e reportagens da NFL Network sobre o ex-jogador.

https://www.youtube.com/watch?v=EFUtMJcCz_g

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?