NFL100 – Joe Namath valida a AFL

Faltam 39 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: o contrato que colocou a concorrência no mapa! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

Talvez você possa discordar da inclusão de Joe Namath no Hall da Fama se observar questões meramente estatísticas. Entretanto, é impossível negar o impacto que o jogador teve na história da liga como a conhecemos. Seja garantindo o título no Super Bowl III ou com seu incrível contrato de calouro, “Broadway Joe” marcou época.

Joe Namath é produto da Universidade do Alabama, e partiu para o draft com uma bela carta de recomendação: o lendário treinador dos Crimson Tides, Bear Bryant, disse que Joe havia sido o melhor jogador que ele treinou na carreira. Essa afirmação deu um alto poder de barganha para o jogador e seu agente, que em 1964 teriam duas oportunidades de ouro para a negociação.

Joe Namath (esq) como quarterback de Alabama e o seu treinador, Paul “Bear” Bryant (dir)

À epoca existiam duas ligas concorrentes, a já tradicional e estabelecida NFL, com 14 franquias, e a AFL, com 8. Os jogadores draftados nas duas ligas eram disputados até que assinasse com um dos times que o selecionou, e um contrato televisivo com a NBC impulsionou os bolsos das franquias da AFL nos duelos. Para Namath, os concorrentes foram revelados no dia 28 de Novembro de 1964: O St. Louis Cardinals, da NFL, usou a 12ª escolha geral, enquanto o New York Jets, da AFL, deu a 1ª escolha geral do draft. Até então, a regra geral era que o jogador iria para a mais bem-sucedida NFL, mas Namath decidiu abrir as negociações.

A pedida para o Cardinals foi de um contrato de US$ 200 mil e um Lincoln Continental conversível zero km. O Cardinals indicou que concordava com a oferta, mas somente se ele assinasse antes do Orange Bowl, que iria ser disputado no dia 1º de Janeiro de 1965. Com a assinatura, Namath ficaria inelegível para a partida.

Joe optou por permanecer disponível para Alabama e no dia seguinte à partida, assinou com o New York Jets um contrato de US$ 427 mil por três anos (um recorde das ligas à época). Há relatos de que o Jets ainda colocou um carro novo e empregos para os irmãos de Joe no negócio Foi um dos momentos que posicionou a AFL como uma verdadeira concorrente pra NFL e que impulsionou os acordos de fusão das ligas dois anos depois.

https://www.youtube.com/watch?v=ILHNWjFOMgs

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?