Em meio a diversas questões envolvendo preconceito racial que cercam o mundo inteiro, é necessário relembrara atletas negros que fizeram história em todos os esportes possíveis. Desta vez, vamos contar um pouco da história de jogadores negros na NHL.
As origens e a Colored Hockey League

Vinte e dois anos antes da NHL ser criada, em 1900, descendentes de escravos em Halifax, Nova Scotia – Canadá, criaram uma liga amadora de hockey que ficou conhecida como Colored Hockey League.
Henry Williams, um jovem de 24 anos, foi fundamental para a criação de ligas negras de Halifax. Algum tempo depois, Williams foi para Londres e quem ficou responsável pela liga foram James Kinney e James Robinson Johnston, ambos ligados ao Direito.
O fim da CHL se deu pois houve um conflito entre a Prefeitura de Halifax e a comunidade de Africville. A Prefeitura queria expropria a comunidade preta de Africville, que era predominantemente preta, para construir ferrovias no bairro. Johnston sofreu uma forte retaliação do Órgão ao ser contra, o que afetou muito a imagem da Liga, causando seu fim.
Willie O’Ree: o primeiro preto a jogar na NHL

Grant Fuhr: o primeiro jogador preto no Hall of Fame

Grant Fuhr é conhecido como o melhor jogador negro de hóquei. Ele sempre foi descrito por Wayne Gretzky como o maior goleiro de todos os tempos. Ele foi o primeiro jogador preto a ser introduzido no Hall of Fame. É um modelo para jovens jogadores de hockey que estão procurando seu espaço na Liga.
Ray Emery: O primeiro goleiro estreante pela Philadelphia

Ray Emery causou impacto na NHL. Ele é um dos jogadores mais conhecidos que ainda atua na Liga nos últimos anos.
O goleiro jogou brevemente por Ottawa na Kontinental Hockey League (KHL). Antes de uma lesão na costela, ele atuou pelo Philadelphia Flyers e foi o primeiro goleiro negro titular da equipe.
Jarome Iginla: The First Black NHL Superstar

Jarome Iginla é um pioneiro em diferentes aspectos. Primeiro, em 2002, ele se tornou o primeiro atleta negro a ganhar uma medalha de ouro no hockey. Então, em 2003, ele se tornou o primeiro capitão negro da NHL quando foi nomeado capitão do Calgary Flames. A personalidade de Iginla é tida como exemplo de um jogador dentro e fora do gelo.