Jordan Poole na G-League: um desperdício ou um recomeço?

Está muito claro para todos, tanto staff quanto torcedores, que a forma como o Jordan Poole vem jogando na sua temporada de calouro no Golden State Warriors está muito abaixo do esperado.

Na NCAA Poole teve médias de 12.8 ppg , 2.2 aspg e 3.0 rpg com FG% de 43 e 3FG% 36, números razoavelmente bons e que justificam sua seleção na 28ª escolha geral do draft.

Dito isso, em 2019-20, sua temporada de estreia, ele não está conseguindo manter as médias de NCAA, o que está sendo considerado uma frustração. Hoje, na NBA, Poole possui médias de: 7.9 ppg, 2.0 apg e 2.3 rpg.

É óbvio que seu mal desempenho não decorre dos números em si, mas de seu péssimo aproveitamento de FG, com porcentagens de acerto de 25% FG% e 24.6% FG3. Ele acerta em média 2.5 arremessos a cada 9.5 tentados.

A melhor atuação de Poole se deu na partida frente ao Miami Heat, onde anotou 20 pontos, 1 Rebote. 1 Assistência 5/10 FG (50%) e 5/6 3pt FG (83%), partida em que o Heat superou o atual vice campeão da NBA por 122 a 105. A questão é que essa atuação foi suficiente para gerar uma interrogação na cabeça dos torcedores e nos faz pensar: “será que agora ele esquentou e vai jogar da forma que esperamos?”

Infelizmente nos jogos posteriores veio o choque de realidade com uma sequência desastrosa de onde nosso calouro marcou 1 ponto contra o Orlando Magic e saiu zerado nos jogos contra Atlanta Hawks e Charlotte Hornets.

Após essa sequência ruim, no início da tarde desta terça feira (10/12), recebemos a notícia de que Jordan Poole foi enviado para o Santa Cruz Warriors, afiliado do Golden State na liga de desenvolvimento. O que se pergunta é: ele foi enviado para G-League por realmente ser ruim, ou por precisar de um tempo maior para readquirir sua confiança no time, na liga e com seu novo peso? Querendo ou não, só descobriremos quando ele retornar para o time principal.

Bom, eu, sinceramente, acredito que a segunda opção faz mais sentido pois a forma com que ele vem jogando não vem agradando ninguém, nem a ele mesmo. Acredito que o Warriors está fazendo isso para que Jordan possa se desenvolver no time da G-League e voltar a ganhar a confiança que ele tinha na NCAA.

Uma coisa podemos afirmar com certeza: o garoto tem personalidade. Receber a chuva de críticas das últimas semanas, continuar arremessando e partindo pra cima sem hesitação é para poucos.

Falando mais sobre os números de Poole e comparando as médias dele na NCAA em relação a NBA, ninguém esperava que ele mantivesse seu desempenho logo no início da vida profissional. Existem ‘N’ fatores que contribuem com essa oscilação: 1) O jogo é muito mais físico e pegado na NBA; 2) O psicológico é importantíssimo pois, basta apenas um jogo ruim, para a mídia escorraçar um garoto. Essa pressão é ainda maior em um calouro escolhido no primeiro round, onde a franquia deposita muita confiança em cima do jogador.

Então, espero e acredito de verdade que Jordan Poole volte a jogar no nível de NCAA  e até mesmo de Summer League, onde teve uma boa média e teve um ótimo aproveitamento (acima dos 50% de FG) e mostrou uma ótima consistência defensiva em vários jogos.

Isso mostra que, se bem trabalhado na defesa, Jordan Poole pode vir a ser tornar um jogador ‘two-way’ (two-way é um jogador que age bem dos dois lados da quadra, tanto defendendo , quanto pontuando), afinal, Jordan Poole ainda tem um bom teto para evolução na liga e acredito que ele ainda evoluirá bastante.

 

– Por Kleber Guimarães, do @WarriorsBrDub.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?