Existem muitos jogadores que são muito bons, habilidosos, mas que não se dá o valor devido à sua performance de elite. Poderíamos citar vários jogadores que se encaixam nessa descrição, mas um em especial eu quero chamar à atenção: o LHP Framber Valdez, do Houston Astros, que estabeleceu um recorde inquebrável nesse ano: 25 “quality starts”* consecutivos. Framber vem tendo a sua primeira temporada de estrela, posto que deve ocupar por muitos anos ainda.
Mas, o que é um quality start? Por que 25 é inquebrável e mais importante, quem é Framber Valdez? Vou tratar disso tudo, pode ficar tranquilo. Depois de ler esse texto, espero que você passe a dar a devida atenção que ele merece.
Qualificando o que já é bom
Em termos simples, um quality start é quando um arremessador começa uma partida, joga pelo menos seis entradas e sofre três ou menos corridas. Essa estatística quantifica o quanto um arremessador é consistente e o quanto ele consegue carregar o ataque, deixando-o sempre vivo na partida. Falando um pouco de opinião, eu gosto muito dessa estatística pois ela engloba tudo o que um arremessador precisa ser: sólido, confiável, consistente e de vez em quando carregar o time nas costas. Ela, de maneira muito sutil, consegue dizer o quão valioso foi o arremessador para o time na temporada, claro, pra isso tem o WAR (wins above replacement), mas um arremessador inicial com muitos quality starts é o sonho de todo time.
Não é exagero dizer “inquebrável”?
Talvez. Podemos dizer que dentre os recordes inquebráveis, este é o mais quebrável (parece irônico, e é, mas faz sentido… um pouco). Mas vejamos bem, 25 quality starts SEGUIDOS! Todo mundo tem dias ruins, principalmente na Major League Baseball, onde apenas a nata da nata do esporte chega. Ninguém é bobo na MLB (exceto alguns…), ser dominante com tanta consistência seguida é incrível, praticamente impossível de ser replicado. Pense assim: num mês de 25 dias de trabalho, você consegue executar seu trabalho na sua empresa com perfeição todos os dias? Framber fez isso, e isso dá uma dimensão do quão grande é esse feito. Aliás, sabe quantos jogos um arremessador inicial joga em média numa temporada? 30. Passar Framber nesse recorde vai exigir a perfeição.
Meu segundo argumento é quem ele passou: 2018 Jacob deGoat, digo, deGrom, o melhor arremessador ativo na MLB, digo, o melhor jogador de toda a MLB, e na melhor temporada para um arremessador nos últimos 20 anos. Se equiparar a Jacob deGrom é praticamente impossível, passar ele… um recorde inquebrável. Só pra não deixar a informação incompleta, em 2018, deGrom teve 24 quality starts seguidos.
Talvez… algum dia… com uma combinação cósmica… alguém por algum acaso conseguirá bater esse recorde, assim como o recorde dito inquebrável de jogos seguidos de Lou Gehrig foi um dia suplantado por Cal Ripken Jr., mas para isso será necessário que ou esse arremessador tenha muita sorte, ou seja um talento generacional.
De onde surgiu Framber Valdez?
Também não sei.
Ele nunca foi um prospecto badalado ou famoso pela sua performance. Nas minors ele foi modesto, era projetado no FanGraphs com um FV de 40, suficiente apenas pra ser um sólido reliever, mas Framber é acostumado a superar as expectativas.
No início da sua carreira nas majors, em 2018, foi muito bem vindo do bullpen, prova disso é que ele foi ganhando mais entradas no ano após ano, a ponto de virar arremessador inicial em 2020. Em 2021 foi muito bem também, mas ainda discreto, teve 138 ERA+, com 4.01 FIP e 1.248 WHIP, mas nada se compara com 2022.
Nesse ano, ele aprimorou ainda mais a sua bola de curva, que segundo o statcast é o arremesso que mais gera strikeouts e swings no vazio em toda a liga. Juntando isso com uma sinker que confunde o rebatedor com sua zona de strike e você terá um arremessador quase imbatível. Não é exagero dizer isso, Framber nessa temporada tem um recorde de 16-5. Com o mínimo de apoio do ataque, Framber é quase uma W automática para o Astros. Além disso, o único motivo para Framber não ser favorito para Cy Young da Liga Americana é que no próprio Houston Astros tem um alienígena jogando beisebol, Justin Verlander.
Podemos esperar que nas próximas temporadas Framber vai continuar evoluindo, talvez adicionado mais velocidade nos arremessos e cedendo menos walks, mas desde já ele é um arremessador da elite na MLB e orgulhosamente dono de um recorde inquebrável.
Arte: Kevin Marley (@KevinODodger)
Siga a MLB Brasil nas redes sociais:
@MLB_Brasil1 no Twitter
@mlb.brasil no Instagram