Crônica: Obrigado Futebol Americano. Obrigado Fumble Na Net

O futebol americano apareceu na minha vida em meados de 2010. Uma colega de escola me falou para assistir um jogo entre Jets e Giants. Ironicamente, eu escolhi torcer pelo Giants naquela ocasião, porém, nunca assisti a aquela partida. Perdi o horário da transmissão e deixei passar. Uma semana depois, salvo engano, zapeando os canais na TV, passei pela ESPN e estavam transmitindo Green Bay Packers vs Indianapolis Colts.

Era a pré-temporada de 2010. O jogo não valia nada, mas algo me chamou atenção naquele time de verde e amarelo. A primeira coisa que pensei foi “esse cara parece o Steve Carell…”. Esse cara era o Aaron Rodgers. Logo depois desse devaneio, Rodgers lançou o passe que me fez escolher aquele time como o meu.

Desde então, foram anos e anos acompanhando semanalmente o Packers e a NFL. A paixão pelo esporte só crescia. Finalmente eu tinha encontrado algo que me dava prazer e emoção ao assistir. Um esporte onde eu me encaixava.

O amor pelo futebol americano foi tão grande que a vontade de jogar não demoraria a aparecer. No fim de 2012 tive meu primeiro contato com a modalidade em uma equipe, o saudoso Krakens. Ali dei meus primeiros passos como jogador e entusiasta. É engraçado pensar no futebol americano eu ganharia o nome pelo qual sou mais conhecido hoje: Bethânia. Meses se passaram, o Krakens se fundiu ao Brasil Devilz, equipe que defendo com vários dos mesmos amigos daquela época até hoje.

Sou o penúltimo cara abaixado, do lado direito.

Acompanhar a NFL, jogar todos os domingos… Não era o suficiente. Eu precisava de mais. Sinceramente, não sei o que aconteceu comigo, mas eu estava fora de mim. Tudo o que eu pensava era futebol americano. A sede de saber mais, conhecer, aprender sobre o passador, entender o jogo… Eu precisava de mais.

Foi então que decidi fazer jornalismo, pensando em transformar todo aquele amor pelo esporte em profissão. Fazer o que eu amava e ainda ganhar por isso! É, infelizmente a vida não é tão simples assim. Em 2013, comecei na faculdade. Pouco mais de 1 ano depois, no fim de 2014, tive a chance de me reunir com três pessoas que deixaram de ser meros conhecidos digitais e se tornaram irmãos. Irmãos que tenho orgulho de ter e que me ajudaram a criar o maior projeto da minha vida.

O Fumble Na Net surgiu assim, da reunião de três malucos e adoradores do futebol americano e que queriam fazer algo diferente. Já existiam alguns podcasts sobre o esporte no Brasil, mas nada da forma como nós queríamos. Chegamos naquela situação do “se você quer algo bem feito, faça você mesmo”. E olha, graças a Jah, nós fizemos.

Nosso primeiro episódio teve 30 downloads. Eu fiquei extremamente feliz com o resultado. Eu mal conhecia 30 pessoas que gostassem de podcast e de futebol americano. Na semana seguinte, 50 downloads. Na terceira edição, acho que batemos 100 downloads e aquilo foi um ápice para mim. Graças ao Fumble, eu pude finalmente me dedicar àquilo que eu tanto amava. Foram inúmeras horas editando artes para as vitrines, criando pautas e gravando com meus irmãos, interagindo com nossos ouvintes e seguidores…

Essa era a qualidade gráfica do Fumblinho lá atrás…

Me formei. Não foi aos trancos e barrancos, confesso, mas também não foi fácil. Infelizmente, aquele sonho de trabalhar na televisão e viver falando do esporte que eu tanto amo, não aconteceram. A vida não é tão simples assim. Acho que na maioria das vezes, nossa maior dificuldade é começar. Saber aonde ir, o que fazer, como e quando. Ficamos confusos e quase sempre não temos as respostas, mas a vida nos obriga a continuar em frente.

Anos se passaram e o Fumble só cresceu. Junto com isso, as responsabilidades na vida. Meu trabalho me consumia quase todo o tempo e eu quase larguei mão do projeto que tanto me deu frutos positivos. Graças aos meus irmãos, que seguraram e seguram às dificuldades, o projeto se manteve firme e forte.

Ontem, quase cinco anos depois de esse projeto começar, pude realizar um dos meus sonhos: entrevistar um jogador da NFL. De quebra, não foi um jogador qualquer. Pude entrevistar o primeiro brasileiro a jogar oficialmente na liga.

O Cairo é um cara incrível. Um ídolo para mim e para muitos que acompanham esse esporte. Uma história de vida linda, de superação. Alguém que, assim como eu, almejou algo e correu atrás para conquistar. Ele teve suas dificuldades e empecilhos, mas nunca abaixou a cabeça e hoje está onde mereceu chegar.

Tenho orgulho de pode contar minha história e ver que as decisões que tomei me trouxeram até aqui. O futebol americano, o Fumble Na Net, e tudo que este esporte e este projeto me deram, nunca poderão tirar. Fiquei a centímetros do troféu Vince Lombardi, pude conhecer um jogador profissional, participar de eventos, conhecer pessoas que eu só via pela televisão e admirava, construir uma carreira como comentarista… Isso tudo é incrível.

Obrigado. Essa é única coisa que posso dizer. Obrigado por tudo, futebol americano. Obrigado por tudo, Fumble Na Net. Vocês me tornaram uma pessoa melhor e me ajudaram a realizar sonhos. Que nossa relação não termine agora e que possamos juntos, construir muito mais e realizar muito mais.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?