A WNBA está na sua 29ª temporada e anunciou hoje a expansão da liga para 18 times, com novas equipes em Cleveland, Detroit e Filadélfia. Essa expansão representa um marco significativo no compromisso e visão da Associação Nacional de Basquete Feminino com o crescimento do esporte, aumentando as oportunidades e espaços para jogadoras da modalidade, levando o basquete profissional feminino à mais torcidas e cidades.
O time mais recente à ser incluído no projeto de expansão foi o Golden State Valkyries, que iniciou sua trajetória na WNBA na temporada 2025. As próximas equipes com mercados de expansão que estreiam no próximo ano, serão as de Toronto, Canadá (2026) e Portland, Oregon (2026). O time de Cleveland começará a jogar em 2028, seguido por Detroit em 2029 e Filadélfia em 2030. Cada localidade foi submetida a estudos de viabilidade de mercado, grupos de proprietários comprometidos a longo prazo, potencial para apoio significativo de fãs locais, empresas, mídia e cidades e estados, arenas e instalações de treino, e compromisso da comunidade com o avanço do esporte, entre outros fatores.
“A demanda pelo basquete feminino nunca foi tão alta, e estamos muito felizes em receber Cleveland, Detroit e Filadélfia na família WNBA”, disse a Comissária da WNBA, Cathy Engelbert. “Esta expansão histórica é um reflexo poderoso do extraordinário impulso da nossa liga, da profundidade de talentos em todo o esporte e da crescente demanda por investimentos no basquete profissional feminino. Sou profundamente grata aos nossos novos proprietários e grupos de proprietários – Dan Gilbert em Cleveland, Tom Gores em Detroit e Josh Harris, David Blitzer, David Adelman e Brian Roberts na Filadélfia – por sua crença no futuro da WNBA e seu compromisso em construir equipes prósperas que energizarão e inspirarão suas comunidades. Estamos entusiasmados com o que essas cidades trarão para a liga – e confiantes de que essas novas equipes remodelarão o cenário do basquete feminino.”
A equipe de Cleveland será de propriedade do Rock Entertainment Group (REG), sob a presidência de Dan Gilbert, que adquiriu o Cleveland Cavaliers em 2005. Sob sua liderança, os Cavs conquistaram a Divisão Central sete vezes, Conferência Leste por cinco vezes e o título nacional da NBA em 2016.
Em Detroit, o grupo de proprietários da WNBA de Detroit é liderado por Tom Gores, dono do Detroit Pistons, sua esposa Holly e algumas das mulheres e homens mais talentosos do esporte, negócios, entretenimento, mídia e finanças globais. Detroit já teve uma equipe entre 98 e 2009, com o Detroit Shock, que conquistou três títulos nacionais e figurou entre os cinco primeiros públicos da WNBA por cinco temporadas consecutivas.
A equipe da WNBA da Filadélfia será de propriedade da Harris Blitzer Sports & Entertainment e operada pela mesma, e fará a sua estreia com um time feminino na liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos.
A WNBA está crescendo – e você pode acompanhar isso de perto com a gente!
Quer saber tudo sobre esportes americanos?
📲 Siga nossas redes sociais
Instagram Oficial FNN | X Oficial FNN