Por Gabriel Magalhães
No dia 8 de Junho de 2018, LeBron James fez sua última partida pelo Cleveland Cavaliers. Depois de uma pós-temporada histórica para o mesmo, ele se despedia de uma forma um pouco melancólica: mesmo sendo aplaudido de pé por todo o ginásio, o Cavs perdeu por 108-85 e foi varrido nas finais da NBA pelo seu grande rival, o Golden State Warriors. Para LeBron, um novo caminho de glórias se abria pela frente. Mas e para essa franquia que praticamente nunca conseguiu ser bem sucedida sem ele?
Nós, torcedores, sabemos como foi difícil. Nenhuma transmissão de jogos na TV, quase ninguém comentando sobre o time, tratados como chacota… E, de certa forma, isso até fazia sentido. Foram duas temporadas seguidas sendo a pior campanha da liga e não conquistando uma escolha top 3 na loteria. Poucos sinais de evolução para quem não acompanhava a equipe de perto. Durante três anos, quem ficou junto com o Cleveland Cavaliers buscava nos menores detalhes motivos para se animar com o futuro. Ficamos felizes quando o Sexton fazia mais de 20 pontos, o Garland conseguia ter uma sequência de jogos sem ficar fora e que o Love ainda estava ali pra nos lembrar dos tempos gloriosos. Mas era óbvio: queríamos voltar a ser protagonistas. Entretanto, não parecia possível em tão pouco tempo.
No entanto, agora do dia 15 de Abril de 2023, percebemos o quão bem foi realizado o trabalho da franquia ao longo desses anos. Quando Koby Altman selecionou Darius Garland mesmo já tendo Collin Sexton no elenco, muitos, inclusive o autor desse texto, ficaram inseguros. Altman priorizou o talento. Deu certo. Quando o Cavs entrou de fininho na troca de James Harden para o Nets e conseguiu, por praticamente nada, um pivô jovem como Jarrett Allen e, logo depois, escolheu draftar outro big, Evan Mobley, para fazer uma dupla no garrafão, corremos um risco. Deu certo. E, no movimento mais agressivo de todos, conseguimos a peça que faltava para nos colocar no lugar que tanto queríamos estar: a troca de Donovan “Spida” Mitchell.
Agora, chegou o grande dia. Acho que naquele 8 de Junho, ninguém esperava que já estivéssemos de volta aos playoffs da NBA. Mas nós estamos, e com um ótimo presente e futuro na nossa frente. Agora, torcedor, é aproveitar. Você, que está com esse time desde muitos anos, merece muito isso. Você, que está chegando agora, vem com a gente! Essa franquia é maravilhosa e tenho certeza que você vai amar. Vamos aproveitar, Cavs Nation: chegou a melhor época do ano.