Lesões graves acontecem em todos os esportes – algo que ninguém gosta – mas uma lesão em especial é… fascinante. É estranho dizer isso, mas agora você vai saber o que é a famosa cirurgia de Tommy John, ou TJ.
A “Tommy John” é um apelido para a cirurgia de reconstrução do ligamento colateral ulnar, um ligamento muito importante do cotovelo. Essa lesão acontece muito entre os arremessadores, mas pode acontecer com qualquer jogador, devido ao estresse imposto sobre esse ligamento enquanto arremessam a bolinha em velocidades absurdamente altas. Como você pode supor, ela tem esse nome pois Tommy john, ex-arremessador do Los Angeles Dodgers, foi o primeiro a passar por essa cirurgia e voltar a jogar em nível de MLB.
A cirurgia tem duas variantes: a reparação e a reconstrução.
Na reparação, o nervo apenas se “descolou” do osso, um caso mais leve, só é necessário “ajeitá-lo” de novo.
Já a reconstrução é bem diferente. Nela, o ligamento já está condenado, precisa ser retirado e substituído por um enxerto de ligamento – da perna ou do outro braço do. A cirurgia é complexa mas tem uma taxa de sucesso altíssima. Segundo uma pesquisa do ‘The American Journal of Sports’ publicada em 2014: entre 1999 e 2011, 80% dos atletas que fizeram a TJ voltaram e jogaram pelo menos 1 jogo na MLB; 67% voltaram pra MLB e jogando no mesmo nível de antes e apenas 57% voltaram a ter problemas no braço. Jogadores que passam pela cirurgia costumam voltar a jogar em 1 ano e meio em média.
O que é realmente muito interessante dessa cirurgia é a ideia dela, tinha tudo para dar errado, mas deu maravilhosamente certo. O Dr. Frank Jobe, que realizou a primeira cirurgia, era médico no exército do EUA durante a Segunda Guerra. Lá, ele viu as primeiras tentativas de substituição do tendão condenado. Assim, surgiu a ideia, mas lembremos, uma coisa é reconstruir o ligamento para não sentir mais dor e outra completamente diferente é reconstruir o ligamento para arremessar 100 bolinhas à 95+ mph toda semana e fazer isso em nível de MLB. Lembrem-se, isso tudo aconteceu em 1974. Também é notável que Tommy teve coragem de se submeter à cirurgia. Mas a medicina é incrível, a cirurgia foi um sucesso e graças à ela, os nossos arremessadores favoritos tem mais uma chance de continuar suas carreiras.
Agradecimentos especiais a Dra. Nágela Freitas (@nahfreitas42 IG e Twt) e ao Tailgate Zone, acesse o site para mais conteúdos de esportes americanos.
Arte: Kevin Marley (@kevinododger)
Siga: @mlb.brasil no instagram e twitter