O beisebol cresceu significativamente no Brasil recentemente. Durante muitas dĂ©cadas, o esporte foi praticado quase exclusivamente dentro das comunidades nipo-brasileiras. Mas, a partir dos anos 2000, começou a atrair a atenção de um pĂșblico muito mais amplo, graças ao aumento do interesse dos fĂŁs de esportes em se engajar por essa modalidade e pelo aumento do nĂșmero de praticantes. Isso foi resultado de uma maior promoção do esporte, o aumento da infraestrutura para a prĂĄtica e a maior visibilidade por meio de transmissĂ”es de TV e plataformas de streaming. Mas como assistir beisebol no Brasil?
Com a força das redes sociais e o acesso mais fĂĄcil aos mais diferentes tĂłpicos que a internet pode proporcionar, a MLB, assim como quase todos os esportes populares, começou a ver um crescimento significativo de fĂŁs ao redor do mundo nos Ășltimos anos, mas em especial ao Brasil. Isso porque nosso paĂs possui a maior comunidade de japoneses fora do JapĂŁo, uma população que Ă© apaixonada pelo esporte. Unindo o Ăștil ao agradĂĄvel, nosso paĂs se tornou referĂȘncia no esporte na AmĂ©rica do Sul junto com a Venezuela nos anos recentes. AlĂ©m de ver sua seleção brilhar em campo, viu o nĂșmero de fĂŁs explodir tambĂ©m.
Investimento da CBBS e MLB no Brasil
AlĂ©m disso, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) desempenha um papel muito importante na promoção do esporte no Brasil. CBBS organiza campeonatos nacionais e apoia a participação de equipes brasileiras em competiçÔes internacionais. A confederação tambĂ©m investe em parcerias com escolas e clubes para introduzir o beisebol Ă s crianças e jovens. Ainda, a MLB tambĂ©m decidiu investir no desenvolvimento do beisebol no Brasil, inaugurando sua primeira academia de beisebol em IbiĂșna, SĂŁo Paulo. O local serve como um centro de treinamento para jovens promissores, com infraestrutura de ponta e treinamento especializado, preparando os jovens para competir em nĂvel internacional.

Apesar de todos esses avanços e as boas notĂcias, a concorrĂȘncia com esportes como futebol, basquete e vĂŽlei limita o espaço do beisebol na mĂdia e nas escolas. Por isso, divulgar ainda mais a modalidade Ă© muito importante para continuar incentivando o crescimento no Brasil. EntĂŁo, em mais uma parceria com a SurfShark, hoje trazemos todas as opçÔes para vocĂȘ assistir beisebol no Brasil!
TransmissÔes de beisebol no Brasil
A ESPN é a casa oficial da MLB no Brasil pela TV. O canal transmite jogos semanalmente, além de quase todos os jogos dos playoffs e, claro, a World Series. Com uma equipe de narradores, comentaristas e repórteres especializados no esporte, é a melhor opção para acompanhar o beisebol pela TV.
Além disso, a ESPN tem o programa ESPN League, que repercute os principais acontecimentos da semana sobre os esportes americanos. Para a temporada de 2024, que jå se aproxima da metade, mais de 200 jogos de temporada regular terão cobertura dos canais mais o streaming. Infelizmente, atualmente, não existem transmissÔes de beisebol na TV aberta brasileira.
Jå no streaming, hå duas opçÔes para assistir beisebol no Brasil: Star+ (Disney+) e MLB.TV:
- Star+: Streaming diretamente conectado Ă ESPN, oferece diversidade de filmes e sĂ©ries, mas seu principal foco Ă© o esporte. Por R$40,90 por mĂȘs, alĂ©m de passar os programas ao vivo da ESPN, possuem inĂșmeros jogos exclusivos de esportes universitĂĄrios (incluindo o College Baseball), diversos esportes (como o futebol americano e futebol) e todos os jogos que estĂŁo sendo transmitidos pelos canais ESPN, ao vivo! A partir do dia 26/06, o Star+ deixarĂĄ de existir, pois serĂĄ incorporado Ă outro streaming: o Disney+. Entretanto, o catĂĄlogo e todas as vantagens citadas permanecem.
- MLB.TV: O serviço oficial de streaming da MLB oferece uma cobertura de todos os jogos da temporada, incluindo as ligas inferiores, podendo assistir a qualquer partida a o vivo ou sob demanda com diversas opçÔes de cùmeras, replays e destaques. O preço mensal é de 24,99 dólares.
College Baseball: Como assistir beisebol universitĂĄrio no Brasil
Com atmosferas Ășnicas, muitas zebras e jogos emocionantes, o College Ă© uma paixĂŁo instantĂąnea para quem curte o esporte. Mas pode ser um desafio assistir o beisebol universitĂĄrio aqui do Brasil. PorĂ©m, temos algumas opçÔes para vocĂȘ que quer se aventurar nesse mundo.
- ESPN e Star+: Citamos acima que a ESPN transmite alguns jogos de beisebol na TV, porém seu maior foco é o Star+ (Disney+), que transmite todos os jogos que a ESPN matriz tem direitos. São mais de 30 jogos por semana dentre FBS e FCS, além dos playoffs de todas as divisÔes do beisebol universitårio.
- ACC Network, Big Ten Network e Outros: No College Baseball, salvo as poucas universidades independentes, todas as principais faculdades participam de conferĂȘncias. Nos Ășltimos anos (incluindo 2024), algumas delas estĂŁo se expandindo (como a SEC, ACC e Big 10) enquanto a Pac-12 estĂĄ praticamente extinta, com a saĂda de suas principais universidades para outras conferĂȘncias. Todas essas conferĂȘncias possuem seus prĂłprios streamings, como a ACC Network e a Big Ten Network, oferecendo os jogos de todos os esportes das faculdades integrantes para os fĂŁs.
Os serviços internacionais de streaming, no entanto, em sua maioria, possuem restriçÔes geogrĂĄficas. Geralmente, portnato, nĂŁo estĂŁo disponĂveis no Brasil. E Ă© aĂ que o VPN brilha! Com a SurfShark, vocĂȘ poderĂĄ ter acesso a esses streamings com o uso de uma rede nos Estados Unidos. Assim, poderĂĄ acompanhar o seu time do coração sempre que quiser.
Depois desse guia completĂssimo, nĂŁo tem mais desculpa para nĂŁo assistir assiduamente o beisebol. E para ver de forma mais segura e completa, assine os serviços da SurfShark e conte com inĂșmeras vantagens. Neste artigo, vocĂȘ confere os motivos para usar um VPN para assistir esportes.