Por Gabriel Magalhães.
Depois de engatar o melhor início da franquia desde a temporada pós título, o Cavs concluiu ontem, contra o Minnesota Timberwolves, uma sequência de 4 derrotas consecutivas, algo que só ocorreu uma vez durante a temporada passada inteira. O que houve depois de um início tão animador? Foi tudo uma ilusão?
Torcedores, calma. Claro, é decepcionante ver 8 vitórias seguidas caírem por terra, mas isso não deveria ser motivo para desespero. Apesar de já terem provado muita coisa para muita gente, a equipe é formada por jogadores extremamente jovens. Evan Mobley e Darius Garland, por exemplo, são jogadores de talento imensurável, algo que demonstraram recentemente (Mobley contra Clippers e Warriors, Garland contra o Wolves), mas que, em alguns momentos, demonstram não saber qual a melhor jogada a se tomar em um momento decisivo, que é uma característica que depende apenas de um fator: o tempo. Jarrett Allen, mesmo com uma partida espetacular contra o Pistons, claramente ainda não está sendo o jogador das duas últimas temporadas. E tá tudo bem. Só se passaram 13 jogos.
Mas sim, existem problemas que devem ser corrigidos. Para mim, o principal deles é a forma como J.B. Bickerstaff, apesar de seus vários méritos, vem usando a rotação. Ao longo da off-season falamos sobre o quão profundo o elenco que Koby Altman construiu era, e J.B. não está sabendo aproveitar isso, usando apenas 8 jogadores na sequência de viagens pela costa oeste. Lamar Stevens é o principal exemplo, já que foi utilizado em apenas 4 jogos na temporada, mesmo tendo se provado bastante útil no ano passado.
Além disso, a inconstância dos coadjuvantes também atrapalha. Sejam LeVert, Osman ou Love, todos já tiveram seus momentos muito altos na temporada. No entanto, quase sempre eles alternam jogos bons com jogos muito ruins, o que prejudica, principalmente, o sempre constante Donovan Mitchell que, junto de Dean Wade, talvez sejam os únicos jogadores incontestáveis da temporada.
Existem problemas. Mas também existem muitos, mas muitos pontos positivos. Não é uma sequência ruim que pode apagar o fato de que temos 3 all-stars no elenco além de um futuro all-nba e defensor do ano. Não é uma sequência ruim que pode apagar o fato do nosso backcourt ser um dos mais talentosos que a NBA viu em anos recentes. Não é uma sequência ruim que pode apagar o futuro lindo que certamente vamos ter.
Então, torcedores, calma! A temporada da NBA é extremamente longa, e ainda vamos comemorar e reclamar muito desse grupo de jogadores e comissão técnica. O importante é não achar que tudo está ruim ou que tudo está perfeito. Equilíbrio, assim como na vida, é tudo!
Uma resposta
Entende muito sobre o esporte da bola laranja