A temporada regular da NBA terminou neste domingo, trazendo muitas surpresas no dia final, além de parear confrontos interessantíssimos nos playoffs (comentaremos no fim de semana), além de ótimos jogos no play-in de hoje e de amanhã. Dessa forma, vamos comentar sobre os dois confrontos desta terça-feira, trazendo pontos-chave para a vitória de cada um dos quatro times, além de dar algumas dicas para realizar aquela fézinha, certo? Então sem mais delongas, vamos nessa:
Orlando Magic x Atlanta Hawks
Diretamente do Kia Center, em Orlando, o seed 7 Magic buscará sua classificação contra o seed 8, Atlanta Hawks. O vencedor deste duelo enfrentará o Boston Celtics, que finalizou sua campanha como seed 2 do Leste. Tendo se enfrentado quatro vezes na temporada regular de 2024-25, o confronto está 2-2 [vitórias do Hawks por 112-106 (10/02) e 117-105 (13/04) e vitórias do Magic por 114-108 (20/02) e 119-112 (08/04)], deixando o tira-teima para o enfrentamento mais importante da temporada. Mas a pergunta que não quer calar: como cada time pode vencer seu rival nesta noite?
Orlando Magic:
- Manter a rotação titular em alto nível: Desde 16/03, Cory Joseph, Kentavious Caldwell-Pope, Franz Wagner, Paolo Banchero e Wendell Carter Jr. vem sendo os titulares e estão com média de 10.2 de plus/minus, mostrando para Jamahl Mosley que em time que está ganhando, não se mexe.
- Parar Trae Young: aqui a mais importante. Trae já mostrou em outras séries de playoffs que consegue carregar o time quase sozinho para vitórias improváveis. Entretanto, pará-lo somente na pontuação não garante sua vitória, já que o armador de Atlanta é um dos melhores assistentes da liga, conseguindo criar arremessos fatais para a equipe. Conseguir frear o ímpeto do camisa 11 é dar um bom passo para enfrentar Boston.
- Defender o perímetro: além da ameaça que é Trae Young (que também é um bom chutador de três pontos), Zaccharie Risacher é outro jogador que vem evoluindo muito nos seus arremessos. Deixá-lo esquentar no jogo pode ser um grande problema.
Atlanta Hawks:
- Evoluir defensivamente: apesar de ter vencido no domingo, Atlanta derrotou Orlando em um jogo de jogadores de rotação. Na última partida entre titulares, Banchero teve 33 pontos e 10 rebotes, Franz Wagner 22 pontos e KCP três bolas de 3. Se quiserem sair vencedores de Orlando, o Hawks precisará ser muito mais eficaz na hora de marcar a rotação do Magic.
- Vencer a batalha dos lances livres: Em um jogo tão equilibrado, os lances livres sempre são um detalhe que fazem a diferença. Na última partida entre ambos, Orlando arremessou nove FTs a mais que o Hawks (31×22), o que foi crucial para o time vencer por seis pontos. Diminuir essa diferença – ou até mesmo ganhar essa batalha – será um ponto de alta importância para Atlanta.
- Envolver Onyeka Okongwu na partida: Ainda sem a importante presença de Clint Capela no garrafão, Okongwu precisa ser acionado para não só contribuir defensivamente, conseguindo importantes rebotes, como também ofensivamente, desafogando Trae Young, além de brigar por pontos de segunda chance. O pivô já teve ótimas contribuições em playoffs e precisa repetir o feito hoje.
Palpite: Orlando Magic
Linha para ficar de olho: Trae Young +26.5 pontos

Golden State Warriors x Memphis Grizzlies
O Chase Center, em San Francisco, receberá um excelente confronto entre o seed 7 Warriors e o seed 8 Memphis Grizzlies, valendo enfrentar o Houston Rockets, seed 2 do Oeste. Tendo se enfrentado quatro vezes na temporada regular de 2024-25, o confronto está 3-1 para Golden State [vitórias do Warriors por 123-118 (15/11), 121-113 (04/01) e 134-125 (01/04) e a única vitória do Grizzlies sendo por 144-93 (19/12)]. Apesar da vantagem californiana, o que vale é o confronto de hoje, mas como cada time pode sair vencedor?
Golden State Warriors:
- Deixar os experientes liderarem o time: Apesar de contar com bons jogadores de rotação, Steve Kerr precisa deixar que Stephen Curry, Jimmy Butler e Draymond Green assumam a responsabilidade em um jogo de tamanha importância para Golden State. Dois tetracampeões, enquanto Jimmy foi duas vezes finalista, já viveram diversas experiências de pressão e sabem lidar com isso.
- Parar Ja Morant: Memphis conta com uma ótima rotação, mas todos sabemos que Ja Morant é a principal arma ofensiva do ataque do Grizzlies. Deixá-lo se acostumar com o jogo pode fazer com que até mesmo lances de boa marcação do Warriors, virem pontos importantes marcados por Ja. Pará-lo é fundamental.
- Eficiência na bola de 3: pode até parecer maluquice citar eficiência no perímetro para um time que conta com Stephen Curry. Entretanto, usar e abusar da bola de 3 pode ser uma armadilha, caso a bola não caia. Variar o jogo, buscar o isolation para Jimmy e rodar a bola para achar arremessos mais livres no perímetro e, principalmente, convertê-los, é uma das chaves do sucesso para o Warriors.
Memphis Grizzlies:
- Diminuir o ritmo de Curry: assim como pedir para Davi derrotar Golias, a tarefa é árdua, mas não impossível. É inegável que Curry será peça-chave para o Warriors, então conseguir limitar seu jogo a menos de 20 pontos deve ser uma das principais metas para Memphis no jogo de hoje
- Evitar o “Playoff Jimmy”: uma das maiores lendas urbanas da NBA, mas que se tornou real diversas vezes por Miami é o Playoff Jimmy, quando Butler consegue elevar muito seu nível em jogos eliminatórios carregando o time à vitórias quase impossíveis. Colocar um defensor de primeiro nível, como JJJ, pode ser uma das armas que o Grizzlies tem para se defender.
- Superar a dificuldade em jogos grandes: Uma das maiores frustrações da temporada para a franquia do Tennessee (e que culminou na demissão de Taylor Jenkins), foi a enorme dificuldade de derrotar as equipes do topo da tabela já que ficou 3-15 somado contra o top-3 das duas conferências (Cavs, Celtics, Knicks, Nuggets, Rockets e Lakers). Contra um time que rondou muito o top-3 do Oeste, a tarefa é superar esse trauma.
Palpite: Golden State Warriors
Linha para ficar de olho: Stephen Curry +27.5 pontos
Por Bruno Oliveira