Após as vitórias de Orlando sobre Atlanta (120-105) e Golden State sobre Memphis (121-116) na noite de ontem, restam apenas duas vagas nos playoffs da temporada 2024/25 e a disputa para ser seed 8 de suas respectivas conferências começa hoje. Dessa forma, vamos comentar sobre os dois confrontos desta quarta-feira, trazendo pontos-chave para a vitória de cada um dos quatro times, além de dar algumas dicas para realizar aquela fézinha, certo? Então sem mais delongas, vamos nessa:
Chicago Bulls x Miami Heat
Diretamente do United Center, em Chicago, o seed 9 Bulls buscará se manter vivo na temporada contra o seed 10, Miami Heat. O vencedor deste duelo enfrentará na sexta-feira o Atlanta Hawks, na Geórgia, em busca de confrontar o seed 1 Cleveland Cavaliers, em série que inicia no domingo. Tendo se enfrentado três vezes na temporada regular de 2024-25, o confronto está 3-0 para Chicago [vitórias por 133-124 (04/02), 114-109 (08/03) e 119-111 (09/04)], mas vale destacar que Miami saiu vencedor nos dois confrontos de play-in entre ambos. Em um cenário de incertezas, vamos destacar como cada time pode sair vencedor do jogo de hoje.
Chicago Bulls:
- Parar Tyler Herro: o armador de Miami assumiu a responsabilidade do time durante o drama de Jimmy Butler com a franquia (que culminou na sua troca para Golden State), fazendo com que se tornasse all-star pela primeira vez na carreira, além de ganhar o torneio de três pontos. Diminuir o ritmo do camisa 14 pode ser a grande chave do sucesso para os Bulls.
- Dominar o garrafão: Nikola Vucevic é um dos pivôs mais subestimados da NBA na opinião deste que vos escreve. Por isso, Billy Donovan precisa fazer com que o jogador montenegrino explore uma das maiores fraquezas do Heat há anos: o garrafão. Pontos de segunda chance, rebotes ofensivos e cavar faltas são ações fundamentais que Nikola precisa realizar hoje.
- Superar seu carrasco recente: como dissemos acima, Chicago foi eliminado nos últimos dois play-in para Miami, fazendo com que muitos torcedores não estejam tão confiantes para o duelo de hoje. Entretanto, as equipes mudaram e há esperança nessa nova rotação dos Bulls. Superar seu carrasco é fundamental.
Miami Heat:
- Excelência defensiva: Miami conta com jogadores com ótima consciência defensiva, como Bam Adebayo, Andrew Wiggins e Davion Mitchell e agora, mais que nunca, isso precisa ser posto à prova. Chicago está longe de ser um dos ataques mais letais da NBA, mas é preciso tomar cuidado para não dominarem a partida.
- Vencer a batalha dos três pontos: apesar de contar com bons chutadores de três, o Heat precisa ser eficiente hoje e vencer a batalha no perímetro. Quando tiveram mais bolas de 3 que seu adversário na temporada, o Heat teve recorde de 28-13. Quando perderam, recorde de 8-32. Bom, os números não mentem.
- Não pipocar: Miami conta com um grave problema na temporada: ser decisivo. O Heat conseguiu perder jogos onde abriram 22 e 21 pontos no 4° quarto, maiores marcas da NBA, além de diversas vantagens de dois dígitos perdidas no 2° tempo. Para um time que chegou ao play-in, esse erro precisa sumir.
Palpite: Miami Heat
Linha para ficar de olho: Tyler Herro +27.5 pontos
Sacramento Kings x Dallas Mavericks
O Golden 1 Center, em Sacramento, receberá um excelente confronto entre o seed 9 Kings e o seed 10 Dallas Mavericks, valendo enfrentar o Memphis Grizzlies e – caso vençam – o Oklahoma City Thunder, seed 1 do Oeste. Tendo se enfrentado três vezes na temporada regular de 2024-25, o confronto está 3-0 para Sacramento [vitórias por 110-100 (30/12), 129-128 (10/02) e 122-98 (03/03)]. Apesar da vantagem californiana, o que vale é o confronto de hoje, mas como cada time pode sair vencedor?
Sacramento Kings:
- Deixar Zach LaVine arremessar: após chegar no meio da temporada na trade que levou Fox para San Antonio, LaVine se encaixou como um bom shooter pela equipe de Sacramento. Com 27 de 48 bolas de 3 convertidas nos últimos cinco jogos, Zach está em ótimo momento e precisa ter a liberdade de arremessar nesta quarta.
- Parar Anthony Davis: Chegando naquela trade que iremos comentar mais abaixo, Anthony Davis se mostrou uma peça de vital importância para Dallas, apesar de lesões. Por isso, Domantas Sabonis terá que se redobrar para conseguir neutralizar o jogo de AD tanto ofensiva quanto defensivamente.
- Superar o trauma dos playoffs: apesar de ter quebrado a sina de 17 anos sem ir aos playoffs há duas temporadas, o Kings acabou sendo eliminado para Golden State por 4-3. Assim, ainda persiste o tabu de 21 temporadas sem ganhar uma série de playoffs e, por mais que o play-in não seja tecnicamente playoffs, vencer um jogo eliminatório em casa certamente é algo importante para Sacramento.
Dallas Mavericks:
- Superar Luka Doncic: não sou torcedor de Dallas, mas ainda não consigo conceber a ideia de que Nico Harrison realmente trocou Luka para o Lakers. Mas como o estrago já está feito, resta para Dallas seguir em frente no primeiro jogo eliminatório após a saída do esloveno.
- Ajudar Anthony Davis: como dissemos acima, AD é uma peça chave para a equipe texana, mas sozinho será impossível de vencer. Por isso, jogadores como PJ Washington, Naji Marshall e o experiente Klay Thompson precisam pontuar de forma consistente para deixar Dallas vivo no jogo.
- Dominar completamente o garrafão: Também citamos como Sabonis precisa parar Davis, mas há um ponto chave que anima muito os fãs dos Mavs: os retornos de Daniel Gafford e Dereck Lively. Com ambos de volta, Jason Kidd pode usar Davis na 4 e revezar ambos os pivôs, fazendo com que o time de Dallas invada muito o garrafão e consiga importantes rebotes ofensivos, atrapalhando a produção do lituano do Kings.
Palpite: Sacramento Kings
Linha para ficar de olho: Anthony Davis +25.5 pontos
Por Bruno Oliveira