John Harbaugh técnico do ano?

Geralmente, o prĂȘmio de melhor tĂ©cnico da temporada Ă© dado para aquele que conseguiu se manter mais consistente durante os jogos, trazendo vĂĄrias vitĂłrias. John Harbaugh foi premiado na temporada de 2019-2020, quando o Baltimore Ravens teve um recorde 14-2 (maior da histĂłria da franquia), com o time sendo o vice-lĂ­der em jardas ofensivas por jogo e com uma defesa top 5, alĂ©m de ter consagrado Lamar Jackson como o segundo MVP unĂąnime na histĂłria da NFL.

Chegando na semana 17 da temporada 2021-2022, existem alguns motivos para ele repetir o feito.

Enverga, mas (as vezes) nĂŁo quebra

Quem torce para o time roxo e preto em 2021 sofreu MUITO. O placar terminou com uma posse de diferença em 10 de 15 jogos, mas somente em 4 destes terminou com uma derrota – sendo 3 seguidas mais recentemente. AlĂ©m disso, o time teve um aproveitamento muito melhor quando estava atrĂĄs do placar faltando poucos minutos do que quando empatado ou liderando o jogo.

A grosso modo, ler que o time vem sofrendo muito para manter a liderança num texto que quer vender a ideia de que o HC merece ser considerado o melhor do ano parece ser um absurdo, então vale refrescar a memória de quem está lendo sobre algumas coisas que aconteceram no time da “Charm City” em 2021.

LesÔes

Nem havia começado a temporada direito e o Ravens teve algumas baixas muito importantes. O LB L. J. Fort foi o primeiro a sofrer ruptura de ligamento cruzado anterior (LCA) durante o jogo de pré-temporada contra Carolina Panthers em agosto. Na semana seguinte, foi a vez do RB J. K. Dobbins sofrer a mesma lesão em jogo de pré-temporada.

Isso foi suficiente para critica-lo sobre a decisĂŁo de colocar titulares para disputar “um jogo que nĂŁo vale nada”. Dias depois, ela retornaria a assombrar o elenco: no mesmo treino, Marcus Peters (CB) e Gus Edwards (RB) tambĂ©m romperam o LCA no inĂ­cio de setembro, sendo que este Ășltimo era previsto para ser o titular com a baixa do Dobbins.

Mais recente foram as lesÔes de Marlon Humphrey (CB) no fim do jogo contra Pittsburgh Steelers e do quarterback Lamar Jackson no começo do jogo seguinte em Cleveland. Sem contar que, depois desse jogo contra o Browns, houve um surto de COVID-19 (ocasionado pelo contato com os jogadores adversårios).

Entrando na semana 17, foram ao todo 162 vezes reportado algum nome na Injured Reserve (IR) esse ano, sendo 20 nomes fora de jogos dentre os 53 relacionados, segundo Pro-Football Reference. Nesses dados não hå a relação dos jogadores que testaram positivo e ficaram fora dos jogos.

Nada pode abalar

Apesar de fazer o artista gråfico chorar por ter que mudar vårias vezes no ano a forma de mostrar os relacionados na lista de machucados por não caber no espaço que havia deixado anteriormente, John Harbaugh tem administrado bem um time todo sequelado como este. O Ravens entrou na semana 13 com 8 vitórias e apenas 3 derrotas.

A nĂ­vel de comparação, o San Francisco 49ers, que tem histĂłrico de sofrer bastante com lesĂ”es (esse ano reportou 135 vezes algum nome pra IR e teve 31 jogadores fora), conseguiu 6 vitĂłrias no mesmo perĂ­odo, mesmo nĂșmero de vitĂłrias que teve na temporada passada inteira, a qual sofreu com algo muito similar com o que Baltimore tem sofrido esse ano.

Agressividade e decisĂ”es polĂȘmicas

Desde 2019, a dupla Jackson-Harbaugh tem sido muito agressiva nos jogos. Um dos primeiros atos foi no jogo contra Seattle, onde Lamar insiste em querer tentar uma quarta descida curta e o diålogo que ele tem com o técnico nessa decisão viralizou desde então.

John confia muito no seu QB1 e tem deixado de usar o melhor kicker da NFL em situaçÔes que poderiam ser facilmente um field goal para tentar ganhar mais território.

No inĂ­cio da temporada de 2021, a decisĂŁo de tentar a quarta descida em cima do Kansas City Chiefs foi crucial para ganhar o jogo e mostrou o quĂŁo sangue frio ele pode ser. Nos Ășltimos 4 jogos, entretanto, ele tem sido duramente criticado por tentar as conversĂ”es de 2 pontos para ganhar o jogo e tentativas de 4ÂȘ descida mal sucedidas.

Em entrevistas, ele diz que não se importa muito com as críticas, jå que o objetivo dele é ganhar jogos e foi isso que ele tentou fazer. Vale lembrar que mesmo dando a cartada final, o processo de escolha e decisão das jogadas passa por vårios outros técnicos, assistentes e até jogadores, mas ele tem a maior responsabilidade pelo time.

Competitividade

Por fim, um dos maiores motivos para John Harbaugh estar nas conversas de tĂ©cnico do ano Ă© a capacidade de manter os jogos competitivos (atĂ© certo ponto), mesmo com vĂĄrias adversidades. Os duelos contra os times da conferĂȘncia nacional sĂŁo alguns exemplos claros disso.

Contra o Vikings, possibilitou que o time, mesmo com uma defesa bem ruim, pudesse levar o jogo para a prorrogação e vencer. Em Chicago, descobriu que seu QB titular não jogaria minutos antes do jogo começar e mesmo assim conseguiu ser decisivo, ganhando o jogo nos minutos finais. Contra o Packers, entrou em campo contra o melhor time da NFC com diversos desfalques defensivos devido ao surto de COVID-19 no time e sem o QB titular de novo, mas conseguiu jogar até certa altura de igual para igual e perder somente por 1 ponto de diferença.

Mesmo com uma sĂ©rie de 5 derrotas seguidas, em 4 delas foram por menos de 3 pontos, sendo que estava sem seu quarterback titular na maioria dessas partidas, alĂ©m de inĂșmeros desfalques na defesa por lesĂŁo e COVID. NĂŁo sĂŁo muitos tĂ©cnicos que conseguem gerenciar tantas (quase) vitĂłrias em situaçÔes como essas. O prĂłprio John teve sua primeira temporada negativa quando sofreu com muitas lesĂ”es, terminando com 5 vitĂłrias.

Obviamente, existem outros nomes que administraram muito bem sua equipe durante a temporada de 2021-2022 e merecem o prĂȘmio. Mas, com certeza, John Harbaugh tem feito muito para estar disputando junto a eles.

Todos os conteĂșdos publicados neste site sĂŁo de responsabilidade de seus autores e nĂŁo necessariamente refletem as opiniĂ”es e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

0
Bem-vindos Ă  temporada 2024
r1006049_1296x864_3-2
O primeiro dia de draft dos Ravens
marquise-feature-2
Pensamentos sobre Marquise Brown
Jogador 23 da defesa de Baltimore bloqueando passe
O que se passa com a defesa de Baltimore?
Lamar Jackson lidera a vitĂłria do Baltimore Ravens contra o Los Angeles Chargers
10 PITACOS sobre Ravens vs Chargers
Hollywood
10 PITACOS sobre Ravens vs Colts
James Proche, wide receiver do Balimore Ravens, recepcionando passe contra o Denver Broncos
10 PITACOS sobre Ravens at Broncos
Ravens-kicker-Justin-Tucker-sets-NFL-record-with-66-yard-FG-to-beat-Lions
10 PITACOS sobre Ravens at Lions