Considerado por muitos como a maior zebra da história do futebol americano, o Super Bowl III do dia 12 de janeiro de 1969, entre New York Jets e Baltimore Colts marcou a consolidação da AFL como uma grande força dentro do esporte.
O jogo começou com a posse de bola do lado dos Jets, saindo da linha de 23 jardas de seu próprio campo após o retorno de chute do defensive back Earl Christy. Logo na primeira campanha da partida, o Colts perdeu umas das principais peças de sua defesa, o safety Rick Volk, que saiu de campo com uma concussão depois de um tackle realizado no running back dos Jets, Matt Snell.

Sem pontuar, o Jets devolveu a bola para o adversário. O quarterback Earl Morrall conduziu bem o time de Baltimore até a linha de 19 jardas do campo de ataque, porém, após três passes incompletos, não conseguiram aproveitar o bom posicionamento e foram obrigados a chutar um field goal, que não foi convertido.
A bola ainda voltou para o Jets no primeiro tempo, mas novamente fizeram uma campanha sem pontuação. O mesmo aconteceu com o Colts. O 2º quarto, no entanto, foi mais parelho. NY abriu o marcador com Snell correndo para um touchdown de 4 jardas. A pontuação deu ao Jets q vantagem de 7-0, e também foi a primeira vez na história que uma equipe da AFL liderou no Super Bowl.

A partir daí, as defesas tomaram conta do jogo, forçando os ataques a se desdobrarem para tentar algum ponto. Tom Matte, running back de Baltimore, perdeu um fumble no início do 3º período, e deixou o kicker Jim Turner em posição para anotar um field goal e ampliar a vantagem de New York para 10-0. Turner ainda anotaria mais um chute, colocando o placar em 13-0 ainda no 3º quarto do Super Bowl.
Neste momento, o lendário técnico Don Shula tomou uma atitude desesperada e sacou Morall do jogo (depois de lançar 3 interceptações e completar apenas 6 passes), colocando Johnny Unitas em seu lugar. Joe Namath também havia sido substituído com uma lesão no polegar direito, mas voltou para o jogo nos minutos finais do 3º período.

Sem lançar uma bola sequer no último tempo de jogo, o Jets anotou mais um field goal e abriu uma vantagem de 16 pontos sobre o Colts. Jerry Hill ainda deu uma chama de esperança para o Colts fazendo um TD de 1 jarda com 3:19 para o fim do jogo, mas a virada era improvável. Depois disso, o alviverde novaiorquino teve apenas que controlar o relógio para sagrar-se o campeão daquele ano.
Data: 12 de janeiro de 1969
Local: Miami Orange Bowl, Miami, Florida
Público: 75.389 pessoas
New York Jets:
Namath: 17/28, 206 jardas
Wilson: 30 CAR, 121 jardas, 1 TD
Sauer: 8 REC, 133 jardas
Turner: 1/1 XP, 3/5 FGA
Baltimore Colts:
Unitas: 11/24, 110 jardas, 1 INT
Morrall: 6/17 , 71 jardas, 3 INT
Matte: 11 CAR, 116 jardas
MVP: Joe Namath