TEXTOS | Rudy é muito mais que um filme de futebol americano universitário

Depois de muitos anos, resolvi rever o filme Rudy, de 1993, e que está disponível no Netflix. A história, baseada em fatos reais, de um garoto fã do programa de futebol americano da Universidade de Notre Dame. Mas, para minha surpresa, o filme é muito mais sobre persistência e superação, do que exclusivamente sobre o futebol americano universitário. E por isso vale a pena você dedicar duas horas do seu dia para vê-lo.

Assista Rudy agora mesmo no Prime Video

Resumo

Daniel Ruettiger, conhecido como Rudy (interpretado por Sean Astin), é apaixonado por jogar futebol americano desde criança. Mas suas limitações físicas e atléticas – tamanho, peso, velocidade… – o impedem de ser um prospecto de alto gabarito nos anos de high school. Além disso, Rudy também tem dislexia, o que dificulta seu aprendizado e reflete nas baixas notas. Este fato só é diagnosticado após entrar em uma Junior College – uma espécie de pré-faculdade no sistema educacional dos Estados Unidos.

A paixão maior do garoto é pela Universidade de Notre Dame, e jogar pela faculdade é seu maior sonho. Rudy conhece cada detalhe do programa de futebol americano, que era um dos mais vitoriosos nos anos 70, quando a história se passa.

Assista Rudy agora mesmo no Prime Video

Leia sobre as maiores secas de títulos do futebol americano universitário

Trey Lance: o melhor QB que você não ouvir falar

Top 10 transferências de maior impacto em 2020

Ao final do ensino médio, Rudy trabalha em uma indústria de geração de energia, assim como a maioria da sua família até aquele momento. Contudo, a ideia do garoto é juntar dinheiro para poder pagar os estudos em Notre Dame, e participar do time de futebol americano.

A ideia do garoto é agilizada logo após uma tragédia pessoal. Ele parte com pouco para Notre Dame, cidade homônima onde fica a universidade. Rudy persevera ante a dificuldade, luta para superar qualquer obstáculo que é colocado à sua frente e encontra pessoas que o ajudam nesta caminhada.

Visão pessoal

Mas não vou me alongar na descrição da história, para não dar spoilers demais sobre. Porém, Rudy é um filme que você precisa ver em um momento que talvez duvide de si mesmo. Ou ache que é tarde demais para correr atrás de seus sonhos. Numa perspectiva pessoal, aliado ao momento que atualmente vivo, Rudy me trouxe ainda mais certeza que o caminho que tenho trilhado vai render frutos. Por mais que muitas negativas me esperem no futuro, não me abalar com elas e perseverar me levará além.

O fime Rudy é baseado em uma história real
O fime Rudy é baseado em uma história real

Além da mensagem inspiradora, Rudy também retrata o ambiente do futebol americano universitário. Cita personagens históricos deste universo, imagens interessantes de jogos e treinamentos. E tem takes incríveis do campus de Notre Dame e do Notre Dame Stadium, além de nos levar para dentro do clima de um jogo de College Football em algumas tomadas.

Ficha técnica

Rudy – 1993 – Drama/Biografia

Direção: David Anspaugh

Duração: 1h56min

Elenco: Sean Astin, Jon Favreau, Ned Beatty

Disponível na Netflix

*A ideia é trazer algumas resenhas de filmes com temática de futebol americano universitário em alguns posts aqui no All College. Tem sugestão de algum filme para falarmos no próximo post? Deixa sua sugestão na caixa de comentários.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Big 10 e Pac-12 anunciaram que não jogarão mais a temporada do college football em 2020
Big Ten e Pac-12 anunciaram que não jogam a temporada de 2020 do college football
Big Ten terá jogos apenas dentro da própria conferência em 2020
Big Ten terá apenas jogos dentro da conferência em 2020
Ivy League não terá futebol americano em 2020
Ivy League cancela jogos de futebol americano entre seus membros em 2020
Melhor quarterback de 2021 vai estudar e jogar em Oklahoma
O melhor quarterback de 2021 definiu sua próxima casa
Patrick Queen e Jacob Phillips foram linebackers de LSU selecionados no último draft
A fantástica fábrica de linebackers de LSU
Brian Maurer 1
Quem será o titular em Tennessee na Próxima Temporada?
Iowa State sob o comando de Brock Purdy, Quarterback Top5, tenta conquista inédita.
Brock Purdy é capaz de guiar Iowa State ao inédito título da Big12?
All or Nothing: Michigan Wolverines
All or Nothing: Michigan Wolverines faz você vivenciar a rotina do College Football
Coronavírus em Clemson
28 membros do departamento atlético de Clemson com Coronavírus