Primeiramente, quero me apresentar e falar um pouco do que venho fazendo nesse Draft. Me chamo William de Castro, alguns já me conhecem do Twitter ou do grupo do Eagles. Eu faço análises dos números de alguns prospectos que podem interessar o Eagles neste Draft, assisto alguns tapes de jogadores cujo os números me impressionam e cruzo dados das estatísticas dos jogadores com estatísticas de times que enfrentaram, afim de ter uma análise o mais coerente possível. Que legal né, e por que eu faço isso? Por que amo o Eagles. Não ganho nada e nem quero. Dito isto, como analiso os números de muitos prospectos, resolvi colocar para cada need que estamos levando para esse Draft, vou colocar um ou dois escolhas de mid-late rounds que possam ajudar a equipe. Em resumo: um steal para cada need do Eagles neste Draft 2017.

Cornerback

Vamos na ordem de urgência das needs, sendo assim, começo com a posição que mais nos fez sofrer nos últimos anos.

Rasul Douglas – West Virginia

Começando pelo cara que liderou essa classe em interceptações (foram 8 em 13 jogos), também teve mais 8 passes desviados em 2016 e também foi um dos lideres da classe em tackles com 70 ano passado. Tem altura (6-2), é bem físico e também ajuda bastante no jogo terrestre (3,5 tackles for loss em 2016).

Cotado para o começo do 3º dia, seria uma ótima opção. Preferencialmente Zone Cover, resta saber se vai jogar bem na defesa do Eagles que prioriza Man Cover.

Shaquill Griffin – Central Florida

Destruiu o Combine, sendo top performer em 4 de 7 drills, incluindo Salto Vertical e Tiro de 40 Jardas. Altura decente (6-0) e muito atleticismo. As preocupações são falta de “fisicalidade” pois não é dos melhores em tackles (50 em 13 jogos ano passado, 3 for loss), porém compensa na cobertura ao jogo aéreo, tem velocidade (4,38 no 40 jardas) para acompanhar os speedsters, e ball skills satisfatórias para atrapalhar a recepção (em 13 jogos, 15 passes desviados e 4 interceptações). Cotado para final do segundo dia, inicio do terceiro, pode ser uma ótima opção, dependendo do board e das picks anteriores.

Running Back

Seguindo o ritmo das principais needs, a ideia é colocar uma ameaça terrestre intimidadora no backfield, tem isso do meio pro final? É uma classe grande na posição, se procurar tem. Bora lá.

Kareem Hunt – Toledo

Guardem esse nomezinho, na opinião deste que vos escreve, é o Jordan Howard deste ano. O que me chamou atenção para este prospecto foi a segurança da futebola. Apenas 1 fumble (0 lost) em toda a carreira no College (552 toques). Comecei a analisar e o rapaz tem mais estatísticas que impressionam. Em 2016 pelos Rockets, forçou 98 tackles perdidos em 303 toques. Média de jardas/corrida superior a 5 (que é bom para um cara que carrega a bola mais de 20 vezes por jogo em média). Converteu mais de 80% das suas jogadas em 1st down. E tem aquela característica de 3 downs runner. Não fiquem surpresos se esse cara aparecer em alguma semana concorrendo a Offensive Rookie of the Week, mesmo com uma classe recheada de talentos como esta. Cotado para final do 2º dia, início do 3º.

Wayne Gallman – Clemson

Pois é, quem acompanhou a temporada de Bowls do College vai lembrar dele. Cotado para o 4º round, ficou um pouco ofuscado com o restante do ataque de Clemson (Deon Cain, Watson e Mike Williams) e a classe fora do comum de running backs. Mas não se enganem, ele tem talento. Um dos prospectos que mais da segurança para a futebola (1 fumble a cada 163 toques) enfrentando defesas muito complicadas, mesmo assim forçou 153 tackles perdidos em 675 carregadas durante sua carreira pelos Tigers e colocou uma das melhores marcas convertendo mais de 90% de suas jogadas em primeira descida. Pode ser uma boa escolha caso o Eagles não escolha um Running Back nos rounds anteriores.

Linebacker

Um buraco, estamos a um jogador de ter um dos melhores front-7 da liga. Precisamos de um linebacker já que o nosso esquema não combina com Kendricks (que é um baita jogador). Eu particularmente acho essa classe de LB fraca comparado com o resto das posições, sendo assim, não iria alto num Linebacker este ano, tentaria alguma coisa late-round, e aqui vão algumas sugestões.

Jordan Evans – Oklahoma (Weak Side Linebacker)

Caso o Eagles decida que vai adicionar mais um LB com boas habilidades de cobertura, e deixar o Hicks de MLB, Evans é uma ótima opção com custo bem baixo. Cotado para 6-7 round (apesar de já ver ele escolhido no 4th em alguns mocks), existem muitas preocupações sobre a falta de fisicalidade desse prospecto por parte da maioria dos analistas de Draft. Porém os números que ele colocou no College deixam a gente no mínimo intrigados. Para um cara grande (6-3, 232lbs) ele é bem rápido (4,51 no 40yd dash), e as habilidades cobrindo passes são sensacionais. Em 13 jogos ano passado, acumulou 98 tackles (10 for loss), 8 passes desviados, 1 fumble forçado, e 4 interceptações (melhor marca dos LBs que analisei). Além disso, apesar de não ser sua preocupação principal, gerou 6 pressões no QB adversário, resultando em 2,5 sacks. Se sobrasse na 5th eu acharia uma boa aquisição.

Blair Brown – Ohio (Mid Linebacker)

Se o nosso Front Office decidir mover o Hicks pra onde ele faz mais sentido (Will) e repor o MLB (o que na opinião deste é uma ótima ideia), Blair Brown pode ser um bom talento para nosso fino corpo de Linebackers. O produto de Ohio sabe mesmo como derrubar o adversário, perdeu apenas 3 tackles em 131 tentados, deixando uma marca de 128 tackles (96 solo) sendo que 15 para perda de (56!) jardas e um fumble forçado em seus 14 jogos pelos Bobcats. Nessas suas infiltrações pelo meio da linha, ainda conseguiu 4,5 sacks de brinde ano passado. Segundo a PFF é o 3º melhor da classe parando jogo corrido (47 stops) e sua nota contra corrida fica atrás apenas de Reuben Foster (92.4 contra 91.5). Isso tudo vale uma 5th round segundo os principais boards, eu particularmente iria mais alto nesse cara, mas o que atrapalha é seu tamanho, pequeno para LB (5-11, 238 lbs.), mesmo assim, o investimento é baixo para o potencial do retorno.

Ohio Bobcats linebacker Blair Brown #33 and Ohio Bobcats linebacker Jovon Johnson #51 (Calvin Mattheis | Ohio Athletics)

Wide Receiver

Apesar do nosso Front Office ter investido pesado na posição durante a Free Agency, nenhuma das soluções apresentadas é “long-term“, são contratos band-aid, até pela limitação do teto salarial. Como temos opções para este ano, faz sentido tentar minerar um talento mais para o 3º dia.

Taywan Taylor – Western Kentucky

Eu iria mais alto nesse cara do que a maioria. Cotado para round 3-4, porém já vi alguns mocks colocando ele na no final do 2nd. O fato é que o garoto tem potencial. Ano passado em 14 jogos pelos Hilltoppers recebeu 98 bolas para 1730 jardas, deixando com uma média de mais de 17 jardas/recepção. Apesar de não ser um dos mais velozes (4.5 40 yd dash) ele é uma máquina de big plays, convertendo 23,47% das suas recepções em jogadas de 25+ jardas, marca melhor que a de speedsters como John Ross (13,58%). Isso por que ele consegue muita separação em double moves, praticamente não perde velocidade nas mudanças de direção, agilidade mostrada no drill dos 3 Cones durante o Combine (Top Performer com 6.57s).

Chad Hansen – California

Em alguns mocks colocam o produto de California saindo no 5th round, cotado para o 3º dia do Draft, Hansen é um talento cru, mas com um teto bem alto. Em 10 jogos ano passado pelos Golden Bears recebeu 92 passes para 1249 jardas. Alguns stats que chamam atenção: Recebeu todos os passes na sua direção em que a bola viajou mais de 20 jardas ano passado, assim converteu quase 1/3 dos passes que que recebeu em jogadas de 15+ jardas (32,61%). Possui um excelente catch radius, ajustando a recepção para quando o passe não sai milimetricamente nas mãos ou no peito do recebedor o que ajudar para ter um dos menores drop rates da classe (dropou apenas 4,17% dos passes recebíveis). Eu acho uma ótima opção, pode aproveitar bastante a experiência adicionada nessa offseason (Jeffery e Smith) para se tornar um alvo muito confiável.

Menções Honrosas:

Carlos Henderson – Louisiana Tech

Possível escolha de 2nd 3rd round, este rapaz é um monstro em conquistar jardas após a recepção, forçou 48 tackles perdidos em 2016, quase o dobro do que o segundo melhor WR (26), e converteu quase 72% das recepções em 1st down.

Josh Malone – Tennessee

Podendo sobrar no 4th ou 5th round, apesar de apenas 50 recepções em 2016 elas foram bem colocadas. Transformou mais de 70% delas em 1st down, e 19,67% foram convertidas em TD.

Defensive Tackle

É uma need secundária, mas ainda uma need, apesar do ótimo move de adicionar Jernigan no FA, Beau Allen vai perder todo o Training Camp e possívelmente só volta para a metade da temporada, e mesmo assim, nosso depth nessa posição é curto. Então é uma posição que possivelmente seja endereçada no 3º dia.

Tanzel Smart – Tulane

O cara é grande (305 lbs) e sabe tirar proveito disso, exclente bull rusher, no estilo que o Jim gosta, que ataca o QB, em 12 jogos pelo Green Wave ano passado, gerou nada menos que 47 pressões no QB adversário (convertidos em 5,5 sacks, 7 hits e 2 hurries), forçou um fumble e mostrou ótima infiltração com 18,5 tackles for loss. Se cair na nossa 5ª rodada me parece uma opção para depth e combina com o estilo do nosso DC.

Defensive End

Mesma situação de WR aqui, assinamos com Long, mas ele já tem certa idade, é um cara ótimo para o vestiário e pode ajudar na rotação, mas apesar de Curry ter recebido um ótimo contrato (pra mim melhor do que merecia), acredito que ainda não estamos prontos nessa posição.

DeMarcus Walker – Florida State

Esta posição é uma das que tem maior diferença de talento de um dia pro outro do Draft. Walker é cotado para 3rd round, difícil ver o Eagles escolhendo um DE nesse round, mas coloquei ele por ser um cara bem injustiçado. Em 2016 foram 13 jogos, nos quais ele acumulou singelos 68 tackles, 21,5 tackles for loss, 16 sacks, 4 hurries, 3 fumbles forçados e 2 Passes Desviados. Uff. Então uma 3rd nele parece um preço bem razoável.

Acho que é isso. Caso tenham alguma sugestão, comentem. Se quiserem posso comparar alguns destes prospectos com outros que sugira, só colar no twitter @wllcstr, tem mais análises e opiniões por lá. Quem teve paciência de ler tudo, muito obrigado.
Até mais e #FlyEaglesFly

  • Rodolfo Sixel

    Muito bom! Vou anotar e torcer pros Eagles escolherem algum desses jogadores. Admiro demais seu trabalho!

    • GreenCast Brasil

      Valeu pelo apoio Rodolfo! Continue nos apoiando, escutando nosso podcast e interagindo conosco lá no @GreencastBR no twitter. Abraços!