O wide receiver Steve Smith Sr. anunciou nesta quarta (28) que se aposentará ao fim desta temporada, após a partida da semana 17 da NFL, quando o Baltimore Ravens enfrenta o Cincinnati Bengals. Steve tem uma carreira que já dura 16 temporadas, sendo as últimas três com o Ravens, para onde foi após deixar o Carolina Panthers.


Steve foi escolhido para cinco Pro Bowls, e havia a expectativa de sua aposentadoria ao final da última temporada, quando enfrentou lesões que o tiraram de nove dos dezesseis jogos da temporada, quando resolveu anunciar que voltaria para jogar mais um ano em Baltimore. Esse seria o último ano de seu contrato, e ele jogou até aqui para 67 recepções, 765 jardas e cinco touchdowns, se estabelecendo novamente como o alvo de confiança de Joe Flacco no Ravens, mesmo aos 37 anos de idade.

No momento, se desconsiderarmos os números que ele apresentará na semana 17, Steve se encontra na 7ª posição no ranking geral de jardas recebidas na história da NFL (sendo o melhor entre os ativos), com 14.697 jardas. É também o 3º jogador ofensivo mais velho de toda a liga (atrás apenas de Tom Brady e Drew Brees).

https://twitter.com/89SteveSmith/status/682245818913435651

Durante sua carreira com o Carolina Panthers, onde foi draftado no 3º round em 2001, registrou sete temporadas com mais de 1000 jardas recebidas ao longo de 13 anos, o que o qualifica certamente para uma indicação ao Hall da Fama da NFL. Foi peça fundamental também na campanha de 2013, quando o Panthers conquistou o título da conferência Nacional e o direito de ir ao Super Bowl XXXVIII, onde foi derrotado pelo New England Patriots. É uma pena que um jogador de tão alto nível tenha que deixar a liga sem um título, mas dificilmente abalará a percepção de uma carreira tão estelar.