Neste domingo nosso Steelers enfrenta o Philadelphia Eagles. Como nós já sabemos, ambas as franquias tem muita história e possuem torcidas tradicionais e fanáticas. Eagles e Steelers além de serem equipes oriundas do estado da Pennsylvania, possuem também um laço muito forte. Elas já foram uma só.

É meus queridos, Steelers e Eagles já foram Steagles. Este fato ocorreu durante a temporada de 1943, quando as equipes da Pennsylvania, sem jogadores suficientes para disputar a temporada devido à segunda guerra mundial, decidiram unir o que sobrou de seus plantéis e se prepararem para lutar pelo campeonato da NFL.

O QUE REALMENTE HOUVE?

A segunda guerra mundial chegou aos momentos decisivos, e o espírito patriota característico do povo norte americano dominou o coração dos jovens da época. Muitos deles largaram suas profissões e suas vidas, para vestirem uma farda e pegar em uma arma e desbravarem as trincheiras na Europa e no Egito.

Este desejo também tomou conta dos jogadores de futebol americano, e muitas deles abandonaram suas carreiras quase amadoras para se alistarem ao exército. Mais de 600 jogadores foram anexados as forças militares americanas na guerra. Depois deste alistamento massivo, o Steelers ficou com seis jogadores e o Eagles com 16 homens. O desfalque para os times da NFL foi tão grande que o então Cleveland Rams teve que suspender suas operações naquele ano. Um outro fator que dificultou a disputa do campeonato, foi que ainda existia algumas regras racistas na liga que impedia a entrada de afrodescendentes na composição do elenco.

Então, Art Rooney teve a ideia de entrar em contato com o proprietário do Eagles, Alexis Thompson que estava servindo na guerra, e ambos concordaram em fundir suas operações por um período determinado. Alguns donos de franquias tentaram dificultar esta fusão, mas no final das contas o Steagles aconteceu. Além dos donos de franquia, este acordo teve que transpor as barreiras da rivalidade estadual entre as cidades em outro esportes.

Art Rooney foi figura fundamental para a realização do campeonato naquele ano, pois as perdas de jogadores e a saída do Cleveland Rams desanimaram os donos. Porém Rooney os convenceu do Steagles e da realização da liga com apenas oito equipes.

A TEMPORADA

Rooney e Thompson após muitas conversas decidiram além de compartilhar seus jogadores, eles iriam também dividir os mandos de jogos. O Steagles jogaria dois jogos no Forbes Field em Pittsburgh e os outros quatros jogos no Shibe Park na Philadelphia.

Outa coisa que obviamente seria compartilhada era o uniforme. E em decisão meio complicada, foi definido que o Steagles teria como cores centrais o verde e o branco.

Outra coisa que foi compartilhada foi a liderança técnica da equipe. Nosso treinador Walt Kiesling, que estava no comando do Steelers desde 1939, teve a companhia de Greasy Neale no cargo de Head Coach.

Além dos vinte jogadores compartilhados, o elenco foi formado também por jogadores do Draft. Naquele ano, o Steagles escolheram 60 jogadores. Destaque para o fullback Joe Muha e o tackle Al Wistert.

Antes de iniciarem a temporada regular, o time compartilhado da Pennsylvania realizou duas partidas de exibição. Uma contra o Green Bay Packers e a outra frente ao Bears. Ambos os jogos resultaram na derrota do Steagles.

A campanha do Steagles neste ano foi de 5­-4-­1. Terminamos em terceiro lugar da divisão NFL Eastern Division e sem a vaga para os playoffs. O título da divisão ficou com o Washington Redskins, e o campeão da temporada foi o Chicago Bears do lendário quarterback Sid Luckman, que foi eleito o MVP daquele ano.Veja abaixo nossos jogos durante este ano:

Depois dessa olhadinha nos resultados, vamos agora ver algumas estatísticas dessa equipe tão lendária:

Líder de Estatísticas de Passe:

Roy Zimmerman, QB/K/P

  • Passes Tentados/Completados: 124/43
  • Aproveitamento dos passes: 34.7%
  • Jardas Passadas: 846
  • TDs: 9
  • Interceptações: 17

Líder de Estatísticas de Recepção:

Tony Bova, E­B

  • Recepções: 17
  • Jardas Recebidas: 419
  • TDs: 5

Líder de Estatísticas de Corridas:

Jack Hinkle, B

  • Tentativas: 116
  • Jardas Corridas: 571
  • TDs: 3

*Não obtivemos mais estatísticas, pela escassez de dados mais precisos deste período

Além deste compartilhamento com o Eagles, tivemos um outro episódio como este, quando nos unimos ao Chicago Cardinals no ano seguinte. Mas essa história é para uma outra oportunidade.

Esta união com o Eagles foi uma grande história para ser contada, e mostra como o futebol americano pode vencer até mesmo a guerra. Se você quer saber mais sobre essa história e entende inglês, a NFL fez um documentário sobre o tema, e pode ser assistido aqui.