Com a paralisação, os fãs da NHL vão ter que ficar um tempo sem assistir às grandes partidas que o hóquei no gelo proporciona. Para ajudar os torcedores não morrerem de tédio, o Fumble na Net fez uma coletânea de filmes e documentários sobre o esporte. Confira:

FILMES

– Nós Somos os Campeões

Fonte: IMDb

Contando a história dos Mighty Ducks, um time infantil de hóquei, a trilogia Nós Somos os Campeões é uma das mais conhecidas quando o assunto é filme sobre o esporte do gelo. Distribuído pela Walt Disney Pictures, o filme mostra um procurador arrogante, mas bem sucedido, é preso por dirigir bêbado, sendo a pena treinar o time do Distrito 5 por 500 horas. Gordon Bombay (Emilio Estevez), é também uma ex-estrela dos Hawks, que, em 1973, após a perda do pai, errou um penalty shot, na decisão, tendo essa como a única derrota dele em finais.

Com o sucesso do primeiro filme, a Disney fundou o Mighty Ducks of Anaheim, atual Anaheim Ducks na NHL.

O filme é uma comédia muito boa, mas também apresenta um drama que te prende do início ao fim, vale muito a pena assistir.

– Veia de Campeão

Fonte: IMDb

Nossa segunda indicação, veio da década de 80, é um drama esportivo que conta a história de Dean Youngblood, um lavrador de Nova York de 17 anos, na qual sonha em jogar na NHL. Nessa jornada, enfrenta até o desaprovamento do pai, broncas do técnico e rivalidade com o capitão da equipe.

Estrelando Rob Lowe, Patrick Swayze e Cynthia Gibb, o filme é bastante interessante e emocionante.

– Vale Tudo

Fonte: IMDb

Mais um no ramo da comédia, estrelado pelo lendário Paul Newman, Reggie Dunlop é um jogador e treinador do Charlestown Chiefs, um time mal-sucedido.

Reggie Dunlop adota uma estratégia um pouco interessante. Para fazer as arenas ficarem lotadas nos jogos do time, ele montou um elenco cheio de jogadores brutos e violentos. Em cada jogo, a porradaria come solta.

Filme produzido em 1977, tem uma continuação de 2002, que é o Vale Tudo 2.

– O Fada do Dente

Fonte: IMDb

Provavelmente o mais conhecido dessa lista, estrelado pelo Dwayne Johnson, Derek Thompson é o terror no gelo, ganha o apelido de Fada do Dente, por sempre arrancar o dente de algum adversário em suas partidas.

Quando Derek, acaba com o sonho de uma pequena fã, ele é sentenciado a cumprir por uma semana o papel de uma real fada do dente, com asas e varinha mágica.

O filme já é famoso no Brasil, e vale a pena ver e rever, com o humor espalhafatoso presente no mesmo.

– Desafio no Gelo

Fonte: IMDb

Estrelado por Kurt Russel, o filme épico de 2004, sobre um milagre no gelo, conta a história sobre Herb Brooks, com um estilo ousado, que após ser contratado para dirigir a Seleção Americana de Hóquei no Gelo, tem o desafio de ganhar o ouro olímpico, contra a fortíssima União Soviética.

Um ícone nos filmes de hóquei, muito movimentado e bastante épico, é um símbolo de patriotismo americano.

– Os Brutamontes

Fonte: IMDb

Um filme mais recente (2011), de comédia e drama, baseado no livro Goon: The True Story of an Unlikely Journey into Minor Legaue Hockey, envolve Doug Glatt (Seann William Scott), um segurança, educado e bondoso, mas é um idiota nos bares, que é contratado para o Halifax Highlanders, time das ligas menores canadenses para ser um enforcer (função de lutador).

O filme fez bastante sucesso nos Estados Unidos e ganhou continuação em 2017.

– Esquentando o Alasca

Fonte: IMDb

Um interessante filme, onde o enredo é sobre um time da pequena cidade de Mystery, no Alasca. O New York Rangers resolveu, em uma jogada publicitária, enfrentar a equipe dessa cidade, composta apenas por moradores dos vilarejos do local.

– Indian Horse

Fonte: IMDb

Tendo como história um nativo canadense, Indian Horse retrata como era difícil jogar hóquei no gelo não sendo branco na década de 1970. O talentoso jogador de hóquei, Saul, tenta encontrar seu caminho em meio a estereótipos e o alcoolismo.

BIOGRAFIAS

– The Rocket

Fonte: IMDb

É um filme biográfico franco-canadense, sobre Maurice “The Rocket” Richard, nos primórdios da Liga. A história mostra o espectro inteiro da carreira de Richard, contando desde sua ascenção na Liga, até os cinco títulos seguidos com a camisa tricolor do Montreal Canadiens.

Maurice Richard foi o primeiro jogador da liga a marcar 50 gols, é considerado um dos melhores jogadores da história.

– Legend No. 17

Fonte: IMDb

A outra biografia da lista, dessa vez russa, conta sobre a carreira de Valeri Kharlamov, baseado em histórias reais, sobre toda a sua vida.

Kharlamov integra a melhor linha de ataque da história, eleito pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF). E mesmo não tendo participado da NHL, há um prêmio em seu nome, dado ao melhor jogador russo da Liga.

DOCUMENTÁRIOS

– Ice Guardians

Fonte: IMDb

Um documentário que explora a controversa função dos enforcers no jogo de hóquei e as consequências físicas e mentais que podem infringir nos jogadores.

Empolgante, o documentário conta bastante sobre concussões em geral.

– Exército Vermelho

Fonte: IMDb

Documentário russo-americano, baseia-se sobre o time soviético de hóquei no gelo e o rigor de seus treinadores, que exigiam o amor pela pátria dentro e fora das quadras.

– Soul On Ice : Past, Present & Future

Fonte: IMDb

O documentário mostra o racismo na NHL no passado, as contribuições desconhecidas de jogadores negros e compara com o atual cenário da Liga, com jogadores estrelas como Evander Kane e P.K. Subban.

DEIXE UMA RESPOSTA