NFL100 – Kenny Washington contra o racismo

Faltam 30 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: o primeiro negro a jogar na NFL! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

Quando falamos em romper barreiras raciais nos esportes, imediatamente podemos lembrar de Jackie Robinson, o pioneiro no mundo do baseball (e retratado no filme “42”). Mas hoje vamos falar de outro precursor de movimento: Kenny Washington, que assinou com a NFL em 1946 – um ano antes da estreia de Robinson com o Brooklyn Dodgers.

A contratação teria ocorrido muito antes: George Halas, head coach do Chicago Bears e que havia treinado uma das equipes do College All-Star Game, tentou contratar Washington assim que este encerrou sua passagem por UCLA, em 1941, mas o movimento foi bloqueado pelos outros donos de franquias, e cinco anos tiveram que se passar até que pudesse ser efetivado, dessa vez pelo Los Angeles Rams. No meio tempo, foi treinador na sua universidade, policial e jogou pelo Hollywood Bears, na Pacific Coast Professional Football League.

Quando o Cleveland Rams se mudou para LA e consultou a cidade para jogar no Memorial Coliseum, lhes foi dito que a franquia deveria participar do movimento de integração racial, uma vez que o estádio também usara dinheiro de contribuintes negros, não apenas brancos. Dessa forma, em 21 de Março de 1946, Kenny Washington se tornou running back da equipe.

Infelizmente sua carreira na NFL durou apenas três anos, devido a problemas com lesões no joelho. Ainda assim, Washington liderou a liga em jardas corridas na sua segunda temporada e recebeu uma ovação no seu jogo de despedida em 1948, quando 80 mil pessoas compareceram ao estádio para vê-lo.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

nfl100 (1)
NFL100 – 1958 NFL Championship Game
nfl100 (2)
NFL100 – A virada de Andrew Luck sobre os Chiefs
Wide Right
NFL100 – Wide Right
nfl100
NFL100 – Malcolm Butler salva New England no Super Bowl XLIX
Ice Bowl
NFL100 – Ice Bowl
nfl100 (2)
NFL100 – The Drive
nfl100 (1)
NFL100 – A redenção do MVP Kurt Warner
Gary Anderson
NFL100 – Gary Anderson erra o field goal na final da NFC de 1998
nfl100
NFL100 – A perda de Marquise Goodwin