Para finalizar as posições dos jogadores de futebol americano, agora vocês vão conhecer o special team (time especial). Special team é a equipe que entra em campo durante as jogadas que envolvem chutes.

Kicker (K) – É o chutador. Tem a responsabilidade de marcar os field goals e os extra points. Vale lembrar que a bola deve estar no solo durante o chute.

É muito importante que saibam que o único brasileiro na NFL é um Kicker. Cairo Santos, do Kansas City Chiefs, mandou muito na última temporada!!

 

Punter (P) – É um chutador também. Durante o punt, o jogador recebe a bola do long snapper, solta a bola das mãos e a chuta ainda no ar.

Holder (H) – Posiciona e segura a bola no chão para que o kicker possa chutar.

Long Snapper (LS) – É um tipo de center especializado em passar a bola diretamente nas mãos do holder ou do punter.

Punt returner (PR) e Kick returner (KR) – São retornadores responsáveis por receber as bolas chutadas e tentar correr de volta com ela, diminuindo o máximo possível a distância para seu ataque pontuar. Ou seja, precisa percorrer o maior número de jardas em direção ao campo de defesa do adversário.

Gunner – Um jogador que em situações de kickoffs e punts é especializado em correr atravessando o campo o mais rápido que puder e derrubar o PR ou o KR para que não consigam conquistar território para o ataque.

Upback – Geralmente atua como uma “segunda linha” de defesa para o punter, porém também recebe a bola em caso de fake punt.

Sim. Esses não são os jogadores mais importantes de uma equipe, mas saibam que o kicker pode ser decisivo no resultado final. Ele muitas vezes é responsável pela vitória ou derrota de seu time. Em 2014, em seu primeiro ano na NFL, Cairo Santos acertou um field goal de 48 jardas a 21 segundos do final da partida, que estava empatada em 20 a 20. Graças ao chute certeiro do brasileiro, o Kansas City Chiefs venceu o rival na conferência Oeste da AFC, San Diego Chargers por 23 a 20.