Leigos, se você liga a TV em dia de NFL provavelmente precisará de um colete salva vidas para não se afogar assistindo o jogo. Mas não se desespere, nós seremos seu colete. No primeiro texto, vocês já entenderam como a liga funciona e, agora montamos um ‘dicionário’ explicando as posições de cada jogador.

Acho que a maioria já tenha escutado a palavra “quarterback”, mas também acredito que não saibam o que é ou o que faz um “quarterback”. Outros, só conhecem essa posição de jogador, mas, acreditem, existem diversas além dessa.

É importante que vocês saibam que a equipe é dividida entre o time do ataque (11 jogadores) e o time da defesa (outros 11 jogadores).

Posições do ataque / Offense

Quarterback (QB): É o mais famoso. É o armador das jogadas, o cérebro do time e responsável pela tática de cada avanço da equipe. Comanda a distribuição da bola, seja por passe ou entregando-a para o running back. Recebe as jogadas que serão feitas do técnico, mas, se notar como a defesa adversária vai agir, tem a liberdade de executar audibles e alterar a jogada.

01qb

Running Back (RB): É o corredor. Recebe a bola do quarterback nas jogadas terrestres e tenta percorrer o maior número de jardas possíveis. Se divide em duas posições:

  • Halfback (HB) – É o mais rápido e mais ágil. Consegue ganhar mais jardas na corrida.
  • Fullback (FB) – Jogador que precisa ter bastante força para poder bloquear a linha defensiva.

Wide Receiver (WR): Recebedores. Sua função é correr rotas (longas ou curtas) e receber o passe que o QB lança. Precisa ser veloz e ter um bom impulso. Normalmente, são os mais rápidos da equipe.

wr

Tight-End (TE): São jogadores mais fortes e versáteis. Possuem duas funções no campo: Bloquear e receber passes (geralmente curtos/médios).

te1
Tight End saindo para rota
Reparem no número 83 saindo para o bloqueio

Center (C): Começa a jogada, passando a bola para o quarterback, num movimento chamado snap. Precisa ser rápido e forte para, logo após o snap, fazer o bloqueio da linha defensiva.

Offensive Guard (OG/G/Guards): São dois (left e right), e ficam um em cada lado do center, protegendo o quarterback. Confronto direto com os defensive tackles.

Offensive Tackle (OT): Também são dois em campo (left e right) e ficam nas extremidades da linha ofensiva, cada um ao lado de um OG. O LT (left tackle) pode ser considerado a posição mais importante da linha ofensiva, pois protege o lado “cego” do QB (ex: quando o QB é destro, ao fazer o movimento do passe, gira o corpo para o lado direito perdendo a visão do lado esquerdo). Tem a função de proteger o QB, geralmente, “batendo de frente” com o defensive end do time adversário. Ele também abre espaço para o running back.

A linha ofensiva dando tempo para o QB lançar
A linha ofensiva dando tempo para o QB lançar

Um bom ataque é muito importante para a equipe, mas uma boa defesa é fundamental. Defesas ganham campeonatos! Agora vou explicar a função de cada jogador defensivo.

foto-posicao-jogadores

Posições de defesa/ Defense

Defensive Tackle (DT): Ficam posicionados no centro da linha defensiva. Sua função é pressionar a OL (offensive line), impedir as corridas dos running backs e sackar o quarterback. Podem ser 1 ou 2, dependendo do esquema defensivo.

Defensive End (DE): São dois (left e right). Menores e mais ágeis que os defensive tackles, porém possuem as mesmas funções. Se posicionam nas extremidades da linha defensiva.

de
J.J. Watt, o melhor DE da NFL

Linebacker (LB): Existem dois tipos de LB, o Middle/Inside Linebackers (MLB/ILB), que se posiciona atrás da linha defensiva, no centro. Sua função principal é parar os corredores, mas também fazer a blitz e cobrir passes. E os Outside Linebackers (OLB), que geralmente são dois – left (LOLB) e right (ROLB), também param corridas e “defendem” passes, porém o ROLB tem uma função a mais, que é ir para cima do quarterback, já que ele fica em frente ao lado “cego” do QB.

Cornerback (CB):  Geralmente são dois e ficam posicionados em frente aos WRs. Sua função principal é marcá-los, porém em jogadas de corrida, devem parar o running back. É um jogador rápido e forte.

cb

Safeties (S): São os últimos jogadores da defesa que atuam na cobertura de passes em profundidade. Assim como os LBs, existem dois tipos de safeties. O Strong Safety (SS), que é o mais forte, geralmente se posiciona no lado do campo onde o tight end está, e o Free Safety (FS), menor e mais ágil, e é o último jogador do campo de defesa.

Essas são as principais posições. Além dessas, existem os times especiais: se tratam de jogadores que entram em momentos específicos. Mas esses serão explicados em outro post. Aguardem! Eu sei, você deve estar pensando “são muitos nomes e posições complicadas de entender”, porém, quando você ligar sua televisão novamente para assistir um jogo de futebol americano, tudo vai ser mais claro. CONFIA.