Os que acompanham NFL há algum tempo já entendem quando escuta que o time sofreu um ‘fumble’ ou que o quarterback foi interceptado. Mas, para os novatos na NFL, nomes de jogadas e termos utilizados dentro do futebol americano causam bastante estranhamento. Comigo também foi assim. No início da minha jornada nesse esporte tão inteligente e cheio de estratégias, quebrava a cabeça assistindo os jogos para conseguir entender tudo o que ocorria dentro de campo.

Para facilitar a vida de vocês em relação as nomenclaturas, separei um mini dicionário.

Como pontuar?

Touchdown: É o objetivo do time ofensivo: alcançar a endzone do campo adversário. Vale 6 pontos e dá direito a uma tentativa de extra point ou uma conversão de 2 pontos.

Extra point: Após o time fazer touchdown, ganha o direito a chutar entre as duas traves e garantir mais um ponto extra.

Conversão de 2 pontos: Nesse caso, ao invés de chutar o extra point, o time pode tentar ganhar dois pontos. Com apenas uma jogada, o ataque posicionado na linha de 2 jardas, precisa entrar na endzone novamente. A conversão de dois pontos é feita quando um time está perdendo e quer empatar, ou diminuir a vantagem do adversário.

Field goal: É quando o time não consegue alcançar as 10 jardas necessárias para continuar atacando até a endzone e chuta no meio do ‘Y’, valendo 3 pontos.

Safety: Quando o jogador é derrubado pelo time adversário dentro da sua própria endzone. Vale 2 pontos.

As jogadas

Snap: É o primeiro movimento de uma jogada. Quando o center passa a bola para o quarterback.

Tackle: Quando um jogador é derrubado e impedido de avançar o ataque.

Fair Catch: Quando o retornador de chutes percebe que não há chances de avançar ao receber a bola, ele sinaliza, acenando com o braço enquanto a bola ainda está no ar. Isso significa que está abrindo mão de avançar com a bola. Com isso, os jogadores do time adversário não podem derrubá-lo. O fair catch garante a integridade física do retornador e evita fumbles.

Fumble: Quando um jogador deixa a bola escapar de suas mãos, deixando-a livre para ser capturada por qualquer jogador, tanto do time adversário quanto do seu próprio time.

Sack: É o ato de derrubar o quarterback adversário antes que ele arremesse a bola ou entrque a um companheiro de equipe.

Deflect: É desviar a bola no ar impedindo que ela chegue ao recebedor.

Blitz: Quando os jogadores adversários, que jogam atrás da linha de scrimmage, atacam o quarterback com objetivo de atrapalhar o passe ou impedir que lance a bola.

Hail Mary: Acontece normalmente nos últimos segundos da partida e é uma jogada usada em situações de desespero. A equipe ofensiva coloca todos seus recebedores em campo e os instrui a correrem todos para dentro da endzone adversária. Nisso, o quarterback tenta um passe longo.

O campo

Endzone:  É a zona final após a última linha do campo. É aonde os jogadores precisam entrar para marcar um touchdown.

Redzone: São as últimas 20 jardas do campo. É uma zona de perigo ou de alerta, pois o adversário está próximo de anotar pontos.

Goal Line: Linha que separa o campo da endzone. Quando a bola cruza a goal line, seja por passe ou correndo, é marcado o touchdown.

Linha de scrimmage: Linha que indica onde a jogada vai começar.

Out of bounds: Parte de fora do campo.

Outros termos

First Down: Quando o time avança as 10 jardas necessárias para continuar sua campanha ofensiva.

Down/Descidas: Tentativas do time de ataque para avançar as jardas no campo. No futebol americano, um time tem 4 downs para conseguir pelo menos 10 jardas se quiser manter a posse de bola.

Pocket: É a área em que o quarterback fica protegido pela sua linha ofensiva.

Drive: São as jogadas realizadas por um time desde o momento em que ele consegue a posse de bola até o momento em que a perde. Em português, chamado de “campanha”.

Audible: Se o quarterback perceber que a defesa adversária está posicionada de uma forma que possa impedir a jogada já combinada anteriormente, ele pode, através de um comando de voz em código, mudar a jogada de seu time.

Turnover: Quando o time perde a posse de bola, seja por uma interceptação ou por um fumble.

Scramble: É o movimento realizado pelo quarterback com o objetivo de fugir de um sack.

Two minute warning: Parada obrigatória que ocorre quando faltam 2 minutos para acabar o 2º período e o 4º período.

MVP (Most Valuable Player): Título dado ao melhor jogador de uma partida, de uma rodada ou da temporada toda.