Se tem uma coisa que gera muita polêmica no futebol da bola redonda é a arbitragem. ‘Impedimento?’, ‘Foi pênalti ou não?’, sem contar as várias faltas não marcadas. Enfim, durante anos os amantes do futebol sofrem com os inúmeros erros das arbitragens e muito se questiona a não evolução do esporte comparado a tantos outros, como o futebol americano. Na NFL, os árbitros podem consultar as imagens para ter certeza se houve uma infração e assim, o esporte fica mais justo, com marcações melhores de Faltas na NFL. Mas mesmo assim erros acontecem e, polêmicas também estão presentes.

flag2É recorrente que durante o jogo você veja um pano amarelo voando pelo campo. É que para não interromper a jogada, os juízes sinalizam que houve uma falta jogando a ‘flag‘. E quando a jogada é finalizada, eles analisam e anunciam o que de fato aconteceu. Nas regras do futebol americano existem muitas infrações que punem os times em jardas.

Conheça e entenda cada uma:


Offside: Quando um jogador da defesa está além da linha de scrimmage na hora do snap. Penalidade: 5 jardas.

Holding: Só é permitido segurar o jogador que está com a posse da bola, os outros só podem se empurrar. Se um jogador do ataque segurar um defensor, terá que recuar 10 jardas. Se acontece o contrário, a defesa recua 5 jardas e cede um 1st down automático ao time atacante.

Encroachment: Quando um jogador da defesa passa da linha de scrimmage e faz contato com um jogador do ataque. Penalidade: 5 jardas.

Delay of Game: Depois de cada jogada, o time tem 40 segundos para pôr a bola em jogo de novo. Caso não faça até o tempo limite, o time perde 5 jardas.

False Start: Saída falsa. Quando um jogador do ataque se movimenta antes da bola ser colocada em jogo. Penalidade: 5 jardas.

Neutral Zone Infraction: Quando um jogador da defesa faz um movimento que provoque um false start pelo ataque. Penalidade: 5 jardas.

Pass Interference: O jogador de defesa só pode encostar no recebedor depois que ele estiver com a bola. É proibido derrubar um jogador para interferir na recepção da bola. Caso isso aconteça, o time do ataque ganha a primeira descida automaticamente, com a bola no local da falta.

Illegal Contact: Quando o recebedor do passe é atrapalhado por alguém da defesa após ultrapassar 5 jardas da linha de scrimmage. O time ofensivo ganha 5 jardas e a primeira descida.

Personal Foul: É a falta pessoal, relacionada a segurança e conduta. Quando há uso excessivo de força, de qualquer ‘golpe’ ou um tackle fora de campo ou depois do fim da jogada. Penalidade: 15 jardas e 1st down automático.

Facemask: Segurada na grade do capacete. Ocorre quando um atleta segura a grade do capacete adversário. Considerada a falta mais perigosa do futebol americano pois pode causar lesões graves de coluna cervical. Penalidade: perda de 15 jardas e 1st down automático.

Intentional Grounding: Ocorre quando um quarterback se livra da bola para evitar um sack. Mas só é considerada falta se ele estiver na área de proteção de seus bloqueadores (pocket) e arremessar a bola onde não haja jogador. Penalidade: 10 jardas e down.

Illegal Formation: Quando há mais de sete jogadores na linha ofensiva. Penalidade: 5 jardas.

Clipping: Quando o bloqueador derruba o defensor pelas pernas. Penalidade: 15 jardas.

Running into the kicker: Ocorre quando há situação de tackle sobre o kicker, estando ele sem a posse de bola. Penalidade: 5 jardas.

Roughing the Passer: Quando o quarterback leva um tackle depois de executar um passe. Penalidade: 15 jardas.

Unsportsmanlike conduct: Conduta anti-desportiva. Quando um jogador faz algo que não é permitido, violando uma regra. A falta pode ser uma penalização de 15 jardas ou até mesmo a expulsão do jogador.