Draft 2019: Daniel Jones, amor estranho amor

Draft 2019: Daniel Jones, amor estranho amor

Por que o Washington Redskins parece tão interessado em Daniel Jones (QB, Duke)?

A imensa maioria dos analistas parece concordar que Daniel Jones não tem talento para ser escolhido na primeira rodada. No entanto, não são poucos os relatos de inúmeros GMs interessados no prospecto de Duke. E, infelizmente, um dos principais candidatos a selecionar o jogador é o nosso querido Redskins.

Vamos discutir possíveis motivos que podem levar Bruce Allen a tomar esta decisão.

Encaixe

Daniel Jones parece ter um encaixe muito bom no esquema de Jay Gruden. Fez a carreira toda com passes curtos, arriscando pouco. Além disso, pouquíssimos lançamentos em profundidade e consequentemente poucas interceptações. Isso lembra algum quarterback familiar? É isso aí! Sendo otimista, escolher Daniel Jones é comprometer os próximos 4 ou 5 anos da franquia com um Alex Smith 2.0.

Estilo de jogo

A ideia de Jay Gruden de como conduzir o time é controlar a posse de bola. Ou seja, enquanto a posse estiver conosco, o adversário não marca pontos. O desafio é conseguir fazer isso pelo máximo de tempo possível. Uma opção é basear o ataque em passes curtos e corridas, dando preferência para os recebedores ganharem jardas após a recepção. Se o planejamento for bem executado, minimiza o risco de interceptação.

Além de garantir uma maior posse de bola, cansa a defesa adversária ao mesmo tempo que descansa a nossa. É um estilo de jogo feio, mas inegavelmente eficiente, como prova a nossa campanha ano passado até a lesão de Alex Smith. Outro excelente exemplo é o atual campeão NE Patriots. Claro, não dá para esperar que DJ chegue ao nível de Tom Brady (na verdade, chegar a uma eficiência de Alex Smith é o máximo que vejo para ele).

Números

Para mostrar a semelhança com Alex Smith, quero mostrar dois gráficos (que peguei de um artigo do On The Clock, com a devida autorização, Obrigado Felipe). Primeiro os jogadores que mais fazem lançamentos entre 0-9 jardas. Veja que DJ é o líder com mais de 50% de seus passes com pouca profundidade.

O segundo lugar é outro QB cotado para primeira rodada, Drew Lock. Mas este tem um braço muito mais forte, portanto sua bola longa tem muito mais potencial de ser trabalhada.

DJ arrisca muito pouco porque sabe que sua bola longa tem pouca força, fica muito tempo no ar e tem pouca precisão. São fatores que facilitam muito para defesa e na velocidade do jogo da NFL isso pode ser desastroso.

O gráfico a seguir mostra o lançamento em janelas apertadas.

Vejam como DJ é, de longe, o prospecto que menos arrisca nessas situações (lembrando que estamos falando de College, não de NFL onde o buraco é bem mais embaixo).


Pedigree

Alguns analistas veem um potencial gigantesco em Daniel Jones. Gil Brandt disse, tempos atrás, que “Daniel Jones é o próximo Peyton Manning”. Segundo Daniel Jeremiah, “Daniel Jones e Peyton Manning ´são o mesmo tipo de cara´”.

Draft 2019 Daniel Jones
Quarterback #17 Daniel Jones, da Universidade de Duke, durante jogo pelo college

A razão para tanto otimismo responde pelo nome de David Cutcliff. Atualmente HC de Duke, Cutcliff trabalhou com Peyton e Eli Manning no passado. David é visto como um dos maiores responsáveis pelo sucesso alcançado pelos filhos de Archie Manning. O próprio DJ reforça a ligação, tendo participado do Manning Camp, na Louisiana.

Infelizmente, as avaliações de Brandt e Jeremiah parecem estar longe de precisas.

Quando está em um bom ritmo, DJ consegue ser um QB seguro. Toma decisões corretas, consegue boas leituras e até alguns lançamentos com antecipação. Portanto, tem potencial para tocar uma franquia da NFL sem comprometer. Mas dificilmente será o QB capaz de fazer o time dar um passo além. O que, em minha opinião, pode ser algo ruim.

__

É isto, nação pele vermelha. Boa semana a todos!

Estamos agora no Spotify! Assine nosso podcast por lá e confira nossos episódios!

Assine o feed e não perca nenhum episódio: https://fumblenanet.com.br/feed/redskinsbrasilpodcast/

Segue a gente no twitter: twitter.com/RedskinsBrasil

Curta nossa página no Facebook: facebook.com/RedskinsBrasil

Se gostou ou discordou de algo, deixe sua opinião nos comentários. HOJE, quinta feira (25/04) começa o NFL Draft 2019, até lá iremos continuar debatendo bastante sobre nossa querida franquia. E claro, torcer para que este ano seja de muitas vitórias!

#HTTR
#EuSouRedskins

texto por Cristiano Ludvig (tt: @LudvigCristiano)
revisão por Diogo Miranda  (tt: @diogoniiiii)

__
“Hail to the Redskins, hail victory! Braves on the warpath, fight for old D.C.!”

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HAMILTON OU MORTE?
Screen Shot 2022-04-20 at 13.30.00
COMMANDERS BRASIL!
616366727aae3.image
Podcast Washington Brasil 095 – Pós vs Saints Pré vs Chiefs
(ERRADAS) PREVISÕES PARA O ROSTER DO WFT PARA A TEMPORADA 2021
asdadasd
WashingtonNFLBR entrevista: Pete Hailey, do Washington Football Talk Podcast
Screen Shot 2020-12-21 at 13.39.46
Notas para um time 6-8
Screen Shot 2020-11-24 at 07.27.23
Textículo tik toker quase acéfalo para um time 3-7
LANDOVER, MARYLAND - NOVEMBER 08: Terry McLaurin #17 of the Washington Football Team makes a catch while being guarded by James Bradberry #24 of the New York Giants in the first quarter at FedExField on November 08, 2020 in Landover, Maryland. (Photo by Patrick McDermott/Getty Images)
Breves notas de meio de temporada, com um Laurinho de esperança!
5f839b943ed81.image
Teria Washington um futuro quase acéfalo?