Na noite deste sábado, véspera do Super Bowl LI, a NFL anuncia melhores do ano 2016. Confira os vencedores e as performances que os levaram aos títulos:

MVP/Offensive Player of the Year

69,9% em aproveitamento de passes, 38 touchdowns, 4944 jardas lançadas; Essas estatísticas e o record de 11-5 fizeram a NFL eleger Matt Ryan, quarterback do Atlanta Falcons, como o MVP (Most Valuable Player) da temporada 2016. É a primeira vez que a franquia de Atlanta recebe o prêmio do melhor jogador da temporada em sua história. Ryan foi eleito também o Offensive Player of the Year da temporada.

 

Defensive Player of the Year

Coroando a incrível temporada do Oakland Raiders, Khalil Mack foi eleito o melhor jogador defensivo do ano. O defensive end registrou 73 tackles (e mais incríveis 11 na única partida do Raiders nos playoffs, contra o Houston Texans), 11 sacks, 5 fumbles forçados e ainda uma interceptação retornada para touchdown. Grande parte do mérito da classificação do Raiders se deveu ao desempenho defensivo de Mack.

 

Offensive Rookie of the Year

Com 3.667 jardas, 23 TDs, 3 INT e um rating de 104,9, Dak Prescott superou na votação o companheiro Ezekiel Elliott por 28 a 21 e foi escolhido o calouro ofensivo do ano pela NFL. Com uma intrigante história de ser uma escolha de 4º round no draft 2016 e ter que entrar em campo devido às lesões do titular Tony Romo e do reserva Kellen Moore, Prescott ficou acima de todas as expectativas e mostrou, partida após partida, que tinha o nível para comandar o ataque do Cowboys mesmo depois que Romo estivesse recuperado.

Defensive Rookie of the Year

O primeiro calouro desde Aldon Smith e Von Miller (ambos em 2011) a registrar mais de 10 sacks em sua temporada de calouro. Joey Bosa conseguiu esse feito tendo disputado apenas 12 das 16 partidas do San Diego (agora Los Angeles) Chargers no ano (houve um impasse na situação contratual que causou o atraso na estreia de Bosa). Além disso, o jogador 3ª escolha geral do Draft 2016 registrou 41 tackles e 1 fumble forçado.

Coach of the Year: Jason Garrett, Dallas Cowboys

O Head Coach Jason Garrett conseguiu organizar um time capitaneado por dois calouros e uma defesa que começou o campeonato questionada para se tornar a equipe de melhor campanha da NFC, e isso o dá o título de técnico do ano da NFL.

Comeback Player of the Year

97 recepções, 1257 jardas e 14 TDs. Depois de perder toda a temporada de 2015, Jordy Nelson conseguiu essa marca altamente expressiva em um ano onde se esperava que fosse ser de recuperação física e de afinidade com Aaron Rodgers. Não foi preciso tanto tempo.

https://twitter.com/packers/status/828044017287983109

 

Coordenador do Ano

Walter Payton Man of the Year Award

Fitzgerald participa de várias iniciativas filantrópicas, entre elas a American Cancer Society, estrelando a campanha Crucial Catch durante o Outubro Rosa; Numa parceria com a Lenovo, doou tablets para laboratórios de escolas em Minneapolis e Phoenix, e junto com a Ridell, doou capacetes de alta tecnologia para crianças de Minneapolis.

Já Eli é bastante ativo em campanhas com a Cruz Vermelha, a fundação Make-a-Wish e a Wounded Warrior.